SóProvas


ID
281254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos,
julgue os próximos itens.

O arquivamento intermediário dos documentos propicia economia de espaço físico e dos recursos humanos e materiais.

Alternativas
Comentários
  •    A utilização de arquivos intermediários, de segunda idade, ou transitórios, como também são conhecidos, objetiva a manutenção de documentos que não são mais diretamente e  constantemente utilizados pela entidade produtora, mas que ainda podem ser utilizados por ainda possuirem valor primário (é importante frisar que tanto os arquivos correntes como os intermediários possuem valor primário). Tais arquivos devem ser mantidos em  locais diferentes da sua unidade produtora, propriciando economia de espaço físico, de recursos humanos que seriam dispensados caso ainda estivessem em seu local de origem e, por conseguinte e por motivos óbvios, dos materiais que seriam utilizados no seu armazenamento.
  • CERTO

    Os depósitos de armazenagem temporária constituem uma alternativa cujo objetivo principal é minimizar o custo público da guarda de documentos intermediários, diminui o volume de documentos nos arquivos correntes  racionalizando  espaço físico, equipamentos e a recuperação da  informação. A transferência destes documentos para um depósito de arquivamento intermediário reduz à metade os custos de sua conservação, torna disponíveis espaços dispendiosos reutilizáveis para outros fins, bem como equipamentos que podem ser destinados à gestão de documentos correntes.

    Além disso, favorece as condiçõe de utilização de tais documentos pela administração pública.
  • Página 118 do livro Arquivo Teoria e Prática 3º edição, da Marilena Leite Paes.
    "A principal vantagem desse sistema é a economia considerável de espaço e de recursos material e humano."
  • Gabarito: CERTO.

     

    Os documentos são produzidos e recebidos nos setores (que cumprem funções de arquivos correntes) constantemente. Logo, o acervo nos setores vai crescendo. Por isso, depois de um certo tempo, os documentos são transferidos aos arquivos intermediários, liberando espaço nos setores e evitando o acúmulo dos documentos.

    Por não haver “acumulação”, não será preciso aumentar os recursos humanos e materiais nos arquivos correntes.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos.


     

  • ARQUIVAMENTO OCORRE EM QUAIS ARQUIVOS CORRENTE, INTERMEDIARIO OU PERMANENTE? ALGUEM ME AJUDA AI POR FAVOR

  • No dia a dia lidamos, em geral, com o arquivo corrente. Assim, ao transferirmos arquivo deste para o intermediário, liberamos espaço e precisamos de menos mão de obra pra executá-lo.

     

    Quando você despacha os filhos pra casa da avó, você não libera espaço na casa e pode até dispensar a mão de obra da babá? E ainda economiza água, luz, comida... kkkkkkkk (tadinhos dos guris) Então, aproveita e vai curtir a casa vazia e o maridon.