SóProvas


ID
2812624
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as definições e classificação da NANDA-I, após definir o diagnóstico de enfermagem e antes de determinar as intervenções necessárias, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com: Portal da Educação

     

    DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM

     

    O diagnóstico de enfermagem envolve a identificação de futuras intervenções no processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade. Trata-se de uma etapa que resulta da análise dos dados coletados e da interpretação destes no sentido de verificarem achados normais ou anormais. O diagnóstico de enfermagem é entendido como “um problema de saúde que pode ser evitado, reduzindo ou solucionando através de medidas independentes de enfermagem.” (TIMBY, 2001, p. 37).
     

  • Gabarito: letra d

     

    DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM DA NANDA Definicões e Classificacão 2015-2017

     

    HISTÓRICO DE ENFERMAGEM/COLETA DE DADOS==>DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM==>PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM==>IMPLEMENTAÇÃO==>AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM

     

    Os diagnósticos de enfermagem são utilizados para identificar os resultados esperados (gabarito) com o cuidado e planejar as intervenções específicas da enfermagem, numa sequência. Um resultado de enfermagem refere-se a comportamento ou percepção mensurável, demonstrado por indivíduo, família, grupo ou comunidade, que responde à intervenção de enfermagem.

     

    A Classificação dos Resultados de Enfermagem (Nursing Outcomes Classification [NOC]) é um sistema que pode ser usado para selecionar medidas dos resultados relacionadas ao diagnóstico de enfermagem.


    É comum e incorreto que os enfermeiros passem direto do diagnóstico à intervenção, sem analisarem os resultados desejados. Há, sim, necessidade de serem identificados antes da determinação das intervenções.

     

     


    Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017 [recurso eletrônico] / [NANDA International]; organizadoras: T. Heather Herdman, Shigemi Kamitsuru ; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros ... [et al.]. – Porto Alegre: Artmed, 2015.

  • Após a coleta de dados (1 etapa), são realizados os diagnósticos de enfermagem baseados nas respostas da pessoa família e coletividade (2 etapa); diante dos diagnósticos, vem o planejamento (3 etapa) em que são traçados os resultados esperados frente as respostas da pessoa família e coletividade e após os resultados, ainda dentro do planejamento, as intervenções para que os resultados sejam alcançados. a 4 etapa é a implementação das intervenções traçadas no planejamento e a 5 etapa é a avaliação.

  • Os diagnósticos de enfermagem são utilizados para identificar os resultados esperados com o cuidado e planejar as intervenções específicas da enfermagem, numa sequência. 

    Após definir o diagnóstico de enfermagem e antes de determinar as intervenções necessárias, o enfermeiro deve analisar os resultados desejados. 

    Portanto antes de analisar os domínios e as classes dos fatores relacionados, classificar as características definidoras, realizar a prescrição de enfermagem ou organizar a estrutura dos padrões funcionais, deve-se saber onde quer chegar, ou seja, identificar os resultados desejados. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia   
    NANDA International, Inc. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I: Definições e Classificação - 2018/2020.