SóProvas


ID
2812933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Acerca do conceito, da abrangência e da evolução dos direitos humanos, julgue o seguinte item.

Os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades.

Alternativas
Comentários
  • Muita falta de noção a banca considerar essa questão correta. 

  • EU MARQUEI CORRETA. USA-SE A CHAMADA EQUIDADE. SERÁ DADO CONFORME A SUA NECESSIDADE. É IGUAL UMA MAE... ELA TEM CUIDADO EM TODOS OS FILHOS, MAS AQUELES QUE MERECEM TER CUIDADO MAIOR SAO OS MAIS VULNERAVEIS. 

  • Essa ou vai ser anulada ou o gabarito será alterado.

  • Eu pensei que os Direitos humanos buscavam os direitos na relação da pessoa como ser humano e não como os mais fracos em detrimento dos mais fortes. Afinal de contas existem as cotas para negros a fim de reduzir as desigualdades materiais, mas existem negros de famílias ricas se utilizando de cotas, nesse caso não se aplica o mais forte contra os mais fraco, e sim, o que tem a possibilidade de cota sair na frente de quem não tem.

  • Falou em direitos humanos, pode ir na absurda que você acerta.

  • Também errei. A banca limitou o conceito de DH e considerou correto..

  • UFA! Alívio em ver que não fui só eu que achei esse gabarito absurdo.

  • O CESPE considerou como verdadeira a assertiva. Acreditamos que o entendimento da banca foi no sentido de que “relações entre iguais” são relações negociais ou patrimoniais, a entender que é matéria de direito privado e não de direito humanos, que está na esfera dos direitos de natureza pública ou de interesse público. Contudo, a redação ficou confusa, de modo que o gabarito deve ser, realmente, assinalado como errado. Além disso, mesmo quando se trata de relações entre privados, temos a aplicação dos direitos de dignidade, a abranger os direitos humanos, a exemplo do caso consagrado do contraditório em exclusão de condômino, julgado pelo SJT. Trata-se da eficácia horizontal dos direitos humanos.

    Passiva de recurso, mas como venho falando manda quem é cespe e obedece quem é concurseiro.

    fonte:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pm-al-direitos-humanos/

  • Jamais essa questão será correta!

  • Se observamos a base histórica dos direitos humanos, podemos deduzir que estes nasceram para

    proteger as classes mais baixas da sociedade. Classe esta, abarcada por profundas desigualdades frente aos

    seus governantes. Os direitos foram fundamentais para reduzir as desigualdades existentes.

    Observando por este ângulo de construção histórica, conseguimos entender o gabarito da banca, mantido

    como correto.

    GABARITO: CERTO

    Fonte: Missão PRF

  • tá muito errado esse gabarito

  • REGER RELAÇÕES ENTRE IGUAL ----> Direitos e garantias individuais e coletivas

    MITIGAR DESIGUALDADES -----> Direitos Humanos

  • Esse gabarito está equivocado.
  • Quanto mais estudo, maia vejo que nada sei.
  • Podemos analisar a partir de sua criação (direitos humanos) e ao decorrer da suas “gerações”, a primeira foi rebuscada principalmente para a liberdade ao direito de propriedade por João sem Terra, não é a toa que podemos perceber que ele estava em busca dos direitos de quem? Dos desfavorecidos em prol de não somente assegurar o direito à vida mas tbm que com ela haja qualidade e não fira a sua dignidade: a propriedade

    Gabarito : certo .

  • totalmente errado essa gaba.

  • questão duvidosa viu... "proteção dos mais fracos" vixxx

  • Os direitos humanos são inerentes a pessoa humana e não à somente os mais fracos. Independente do poder aquisitivo, político ou classe social, todos os seres humanos gozam de direitos humanos. Gabarito equivocado.

  • achei que a questão foi mal elaborada.. os direitos humanos são inerentes a qualquer pessoa e não aos ¨mais fracos¨.

  • Questão duvidosa em, huuum!

  • Realmente confuso esse gabarito.....

  • Os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades.(a lógica é se está igual não precisa ser melhorado mas se existe mais fracos tem a vontade de ser igualado os direito até os mais fortes
  • casca de banana

  • Esta é aquela questão que quem nunca lei direitos humanos acertaria

    Detalhe:já li bastante e errei.

  • Cespe sendo Cespe, proteção dos mais fracos ?? eh brincadeira !!! valeu o entendimento do examinador que se achou um ministro do STF..

  • luana amorim queres aparecer é ? pf né óbvio que esse gabarito está errado. proteção aos mais fracos ? sem argumento pra questionar esse gabarito , vários professores fizeram essa questão e deram gabarito errado é um absurdo permanecer como correto.. cespe sendo cespe !

  • Gabarito bastante questionável. Os direitos humanos pregam, dentre outras coisas, a igualdade entre seres humanos. Várias são as cartas que falam que as assimetrias existentes devem ser superadas, buscando isonomia.

    A meu ver, questão deveria ter sido anulada.

  • Observem essa questão:

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item.

    Os direitos humanos, que consistem em um conjunto de direitos indispensáveis à vida digna, fundamentam-se nas Constituições e em tratados internacionais e sustentam-se no reconhecimento de que todo indivíduo tem direito a ter direitos.

    Gab.: Certo.

    De longe, a banca foi contraditória. Não concordo com esse gabarito. Maaaas...aceita que dói menos.

  • é amigos,temos que reunir as esferas do dragão!

  • Direitos humanos é para todos e não só para os fracos . Só acho.

  • Se os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, então numa relação entre iguais eles podem se matar na tijolada... TÁ SERTO

  • Como assim, não buscar reger relações entre iguais?

  • Uai, e cadê o princípio da UNIVERSALIDADE dos direitos humanos então??!! PALHAÇADA!!! ABSURDO uma questão dessas ser considerada como correta pelo cespe!! Os direitos humanos são direitos inerentes à TODOS os humanos!! Acredito que a alternativa até poderia ser considerada como correta se fosse assim escrita: "Os direitos humanos buscam reger relações entre iguais, mas atuam prioritariamente na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades." Mas do jeito que está, dizendo que "Os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais" não tem como ser correta, uma vez que os direitos humanos buscam garantir a igualdade entre TODOS (iguais ou desiguais).

  • questão pra foder o candidato

  • Gabarito: Certo.

    Inicialmente, não se pode interpretar a questão apenas com o principio da universalidade, que prescreve que os direitos humanos destinam-se a todos os seres humanos, de modo indiscriminado. De maneira implícita, a questão aborda o princípio da igualdade material no seu aspecto internacional. A concepção dos direitos humanos do ponto de vista da igualdade não nasceu imediatamente com a Magna Carta de 1215, mas foi uma construção, conforme a característica própria dos direitos humanos reconhecida como historicidade.

    A Revolução Francesa representou um marco deste princípio ao abordar o princípio da igualdade, assim como a Revolução Americana de 1776. Eles acreditavam nos ideais de igualdade, fraternidade e liberdade e foi com ela que princípios básicos do cidadão foram incorporados ao pensamento mundial. Na política, significava que todos deveriam ter os mesmos direitos e deveres dentro de uma sociedade. A ideia era transmitir para o povo uma sociedade igual, sem diferenças entre a burguesia, a nobreza, os escravos e o clero.

    Por meio das revoluções que ocorreram e com a criação das cartas constitucionais, que se opunham as normas criadas durante o feudalismo e o regime monárquico, foi criado o Estado de Direito. Posteriormente, principalmente no século XX, com a Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar, da Alemanha, em 1919, o conceito foi interpretado para que tivesse abrangência também para etnias, classes, gêneros, etc. Este princípio, por sua vez, surgiu para regular e garantir a igualdade de todos os homens, diante da lei e eliminar a desigualdade. Ele foi inserido nas primeiras Constituições da França, dos Estados Unidos e também validado após a II Guerra Mundial, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pela ONU, que em seu primeiro artigo diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

    Nesse contexto,observe que está inscrito o princípio da igualdade formal, sendo o princípio da igualdade material uma construção que denota a necessidade de contrabalançar as desigualdades entre as diferentes camadas da sociedade, seja do aspecto étnico-racial, social, sexual, político, etc., sempre com o intuito de equilibrar a relação entre os desiguais ao atribuir ao desabonado uma carga maior de proteções.

  • Um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos é a universalidade, o qual se aplica a TODAS AS PESSOAS, independentemente de suas peculiaridades. Pode-se dizer que realmente os Direitos Humanos priorizam grupos vulneráveis dentro da sociedade, a fim de chegar ao mais perto do significado da palavra igualdade, isso é chamado de igualdade material. ENTRETANTO, não é por conta da igualdade material que os direitos humanos deixarão de reger relações entre iguais.

    MAAAAAS, como o gabarito não foi mudado, se alguém tiver um entendimento diferente me corrija, o que vale é pontuar!! rs

  • principio da isonomia material: tratar com desigualdade os desiguais.

    principio da isonomia forma: todos são iguais.

  • O código de Hamurabi foi criado por volta de 1700 a.C. pelo rei Khammurabi e teve como objetivos criação de leis baseadas no costume e com o intuito de organizar e administrar a região da Mesopotâmia. De acordo com os textos acadêmicos, as leis trataram das primeiras preocupações com os direitos humanos, pois, teriam sido criadas com o intuito de “proteger” os mais fracos dos mais fortes, instituir a justiça como forma de firmar a segurança e a garantia dos direitos e responsabilidades, além de propiciar o bem-estar do povo.

     

    Questão correta!

  • Jean Claude

    Data do comentário: 07/01/2019

       

    Gabarito: CERTO.

     

    Correto, consoante a lição de Flávia Piovesan, para quem 

    "O Direito dos Direitos Humanos não rege as relações entre iguais; opera precisamente em defesa dos ostensivamente mais fracos. Nas relações entre desiguais, posiciona-se em favor dos mais necessitados de proteção. Não busca obter um equilíbrio abstrato entre as partes, mas remediar os efeitos do desequilíbrio e das disparidades" (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional 16ª ed. 2016. Saraiva. Edição do Kindle. Locais do Kindle 881-887).

    É portanto, o direito de proteção dos mais fracos e vulneráveis, que sem a mobilização da sociedade civil não teriam qualquer garantia assegurada, que justifica os direitos humanos, que se impõem contra todos os tipos de dominação, exclusão, preconceito e perseguição. Nessa seara, as normas jurídicas devem ser interpretadas levando em consideração os direitos das chamadas minorias e dos hipossuficientes, tornadas vítimas de violações de seus direitos, em muitos casos pelo próprio Estado.  

  • Agora eu entendi, agora saquei, agora todas as peças se encaixaram. Então é por isso que .... hmmm

  • Errei, achei estranho e fui pesquisar além dos comentários daqui; achei a postagem do Estratégia Conc.

    Questão 96

    Os direitos Humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades.

    Comentários

    O CESPE considerou como verdadeira a assertiva. Acreditamos que o entendimento da banca foi no sentido de que “relações entre iguais” são relações negociais ou patrimoniais, a entender que é matéria de direito privado e não de direito humanos, que está na esfera dos direitos de natureza pública ou de interesse público. Contudo, a redação ficou confusa, de modo que o gabarito deve ser, realmente, assinalado como errado. Além disso, mesmo quando se trata de relações entre privados, temos a aplicação dos direitos de dignidade, a abranger os direitos humanos, a exemplo do caso consagrado do contraditório em exclusão de condômino, julgado pelo SJT. Trata-se da eficácia horizontal dos direitos humanos.

    Sugere-se, portanto, recorrer sob o seguinte argumentos:

    Os direitos humanos regem tanto relações entre iguais com.............

    Quem quiser continuar vai no link >> https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pm-al-direitos-humanos/

  • Jurisprudência CESPIANA, pelo amor!

    Os direitos humanos partem do pressuposto que todos somos iguais, oportunizando para todos o gozo e fruição desses direitos.

  • meta #prf

  • EITA! vejam que o cespe adora um pegadinha, esta questão tem muita cara de pegadinha, como se tivesse tentando induzir o candidato à errar e concordar com o fato de que os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais

    mas acontece que parece que é isso mesmo

    Os direitos humanos são universais, mas buscam defender todos, sem distinção, de abusos dos poderosos

  • Cespianos! Não são deste mundo...

  • A afirmativa foi elaborada de modo peculiar e pode despertar algumas dúvidas. Ao afirmar que "os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades", pode-se considerar que a frase diz respeito às relações havidas entre Estados soberanos e aqueles sujeitos à sua jurisdição; neste sentido, a afirmativa está correta, visto que, de fato, estas relações não se dão entre iguais e que é preciso levar em consideração a interpretação pro homine. No entanto, é problemático afirmar que a proteção dos direitos humanos "não busca reger relações entre iguais", uma vez que o respeito e a proteção da dignidade humana devem ser assegurados em todos os momentos, mesmo entre particulares que não teriam entre si, em um primeiro momento, uma relação de precedência ou vulnerabilidade.
    Assim, apesar de poder ser considerada correta, é possível a argumentação no sentido de que a questão deveria ter sido anulada.


    Gabarito: a afirmativa está CORRETA. 

  • A afirmativa foi elaborada de modo peculiar e pode despertar algumas dúvidas. Ao afirmar que "os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades", pode-se considerar que a frase diz respeito às relações havidas entre Estados soberanos e aqueles sujeitos à sua jurisdição; neste sentido, a afirmativa está correta, visto que, de fato, estas relações não se dão entre iguais e que é preciso levar em consideração a interpretação pro homine. No entanto, é problemático afirmar que a proteção dos direitos humanos "não busca reger relações entre iguais", uma vez que o respeito e a proteção da dignidade humana devem ser assegurados em todos os momentos, mesmo entre particulares que não teriam entre si, em um primeiro momento, uma relação de precedência ou vulnerabilidade.

    Assim, apesar de poder ser considerada correta, é possível a argumentação no sentido de que a questão deveria ter sido anulada.

  • Gabarito: C.

    O que a DUDH faz é o chamado peso e contrapeso, isto é, ela proteger os mais fracos para garantir a igualdade destes com os mais ``fortes``.

    PM AL 2021

  • Na verdade, para acertar essa questão você tem que pensar na AFIRMAÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS, afinal os direitos humanos foram conquistados através de lutas sociais, lutando contra opressão, buscando justiça e igualdade, logo afirmativa correta.

  • Esta questão deveria ser anulada, pois traz consigo ambiguidade. Uma vez que, afirmar que os direitos humanos não regem relações entre os iguais vai de encontro a eficacia horizontal dos Direitos Humanos . tmj

  • para responder essa questão lembrar sempre da ideia que a Lei trata diferente os desiguais
  • Gente a resposta é simples , os direitos humanos foram criados para garantir qualidade de vida aos ricos ou aqueles que nasceram já na vida boa ? kk

    claro que não , quando se cria uma norma de direitos humanos isso sempre visa a proteção dos mais fracos como por exemplo os negros , os refugiados , as vítimas de conflitos , etc

    ISSO NÃO SIGNIFICA QUE AS OUTRAS CLASSES FICARÃO DE FORA

    muito pelo contrário , os direitos humanos são universais e valem para todos os humanos , porem no momento de sua criação , eles são criados visando a dignidade dos mais fracos

  • ta na cf também: tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

  • Gabarito: A Banca decide.

  • Onde fica a equidade entre as pessoas! Deu a entender que o direitos humanos são somente para os "fracos ".
  • Os direitos humanos também visam a proteção nas relações horizontais, e isso corrobora com o entendimento de equidade e dignidade da pessoa humana. Discordo desse gabarito.

  • Meu Deus, achei que eu não quase. agora vi que não sei absolutamente nada
  • Essa e aquela questão que cabe recurso.

  • ate hoje nao entendo essa questao kkkkkkk

  • A afirmativa foi elaborada de modo peculiar e pode despertar algumas dúvidas. Ao afirmar que "os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades", pode-se considerar que a frase diz respeito às relações havidas entre Estados soberanos e aqueles sujeitos à sua jurisdição; neste sentido, a afirmativa está correta, visto que, de fato, estas relações não se dão entre iguais e que é preciso levar em consideração a interpretação pro homine. No entanto, é problemático afirmar que a proteção dos direitos humanos "não busca reger relações entre iguais", uma vez que o respeito e a proteção da dignidade humana devem ser assegurados em todos os momentos, mesmo entre particulares que não teriam entre si, em um primeiro momento, uma relação de precedência ou vulnerabilidade.

    Assim, apesar de poder ser considerada correta, é possível a argumentação no sentido de que a questão deveria ter sido anulada.

    Gabarito: a afirmativa está CORRETA.

    FONTE: QCONCURSOS.

  • A questão parece falar de isonomia, marquei como correta, porém também acho uma sacanagem da banca, o nome já diz "Direitos Humanos" não direitos dos mais fracos, logo abrangem todos, tanto os mais fragilizados como todos os outros cidadão, as relações são várias, os Direitos Humanos está presente tanto nas relações entre Estado e cidadão, quanto entre cidadão para com outro cidadão,e não necessária uns desses particulares tem que se posicionar de forma fragilizada perante o outro, questão bastante mal formulada, e até maliciosa por parte da banca!.
  • Essa questão foi elaborada por um avaliador do PIÇOL OU parente da Maria do Presidiário.

  • deveria ser anulada essa , banca da desgraça
  • Questão feita pelo PSOL?

  • Nunca vir direito dos mas fraco, olha que estou estudando agora, aliás só fazendo o gabarito pois não tenho condições de comprar apostila

  • não tem logica alguma essa questão.

  • como assim proteger os mais fracos??

  • Os direitos humanos atuam precisamente a favor dos mais fracos, buscando remediar os efeitos do desequilíbrio das relações humanas. É, portanto, o direito de proteção dos mais vulneráveis, inclusive contra os arbítrios do próprio Estado

  • Essa questão foi feita por, Maria do rosário (PT) só pode...

  • 26/04/21 às 19:09, você respondeu a opção E.

    01/08/20 às 04:19, você respondeu a opção E.

    kakakka! Fé!

  • Em 29/04/21 às 21:08, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 19/04/21 às 12:36, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 28/02/21 às 16:18, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 25/02/21 às 00:44, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Essa eu errei com gosto

  • Pensei que todos fosse iguais kkkk, só os mas fracos?

  • Lógica zero.

  • AGORA FAZ SENTIDO O PORQUE DE SE CHAMAM: "DIREITOS DOS MANOS"

  • questão deveria ser anulada

  • Quer dizer que se eu for rico, não tenho direitos humanos é?

  • Chico-Exnunc

    A afirmativa foi elaborada de modo peculiar e pode despertar algumas dúvidas. Ao afirmar que "os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, mas atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades", pode-se considerar que a frase diz respeito às relações havidas entre Estados soberanos e aqueles sujeitos à sua jurisdição; neste sentido, a afirmativa está correta, visto que, de fato, estas relações não se dão entre iguais e que é preciso levar em consideração a interpretação pro homine. No entanto, é problemático afirmar que a proteção dos direitos humanos "não busca reger relações entre iguais", uma vez que o respeito e a proteção da dignidade humana devem ser assegurados em todos os momentos, mesmo entre particulares que não teriam entre si, em um primeiro momento, uma relação de precedência ou vulnerabilidade.

    Assim, apesar de poder ser considerada correta, é possível a argumentação no sentido de que a questão deveria ter sido anulada.

  • Eu errei ela na prova e milhares de pessoas também. Absurdo!

  • Características dos direitos humanos

    Universalidade – alcançam a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em “Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos

    Questão ambígua.

    Não sei como não foi anulada. Daria pra ganhar no recurso fácil

  • entende-se a questão por: proporcionalidade, equilíbrio como por exemplo a ideia das cotas.

  • eu SEMPRE vou errar essa questão.
  • questão ridícula

  • É so assistir uma palestra de um P*'. e vai acertar todas de direitos humanos.

  • Realmente, sem condições!
  • Em 07/06/21 às 15:41, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 05/04/21 às 09:39, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 31/03/21 às 16:47, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 28/03/21 às 19:59, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

  • Questão complicada...

    A doutrina e os próprios tratados internacionais são pacíficos no sentido de que os direitos humanos se aplicam inclusive nas relações entre particulares.

    Para isso basta se ater à característica da universalidade dos direitos humanos, a qual menciona que estes são oponíveis a TODOS sem distinção.

    Além disso, a Convenção Americana Sobre Direitos Humanos traz em seu texto, de forma expressa, a proibição da servidão e do trabalho escravo, condutas que são verificadas, na prática, em relações entre particulares, e não entre Estado e particular.

    Mas, fazer o que né... segunda vez que erro essa!

  • GABARITO CERTO

    TRATAR IGUALMENTE OS DESIGUAIS NAS SUAS DESIGUALDADES

  • como que os direitos humanos não busca igualdade ? sqn isso , 3 vez que erro a questão , mas se falar que não busca , eu vou dizer que é verdadeiro, infelizmente

  • Ou seja, a característica "universal" foi pra casa do .....

  • Essa questão está errada, o Estado não é um igual ao individuo, não faz nem sentido essa interpretação, claramente está querendo dizer que os direitos humanos só servem para os mais pobres ou pessoas que sofrem de desigualdade.
  • Bem confusa essa questão.

  • se eu acertasse essa questão, erraria todas de DH.

    então!! prefiro deixa-la errada. Rss...

  • Os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais, (NÃO BUSCAM, PORÉM QUANDO NECESSÁRIO REGEM, EX.: RELAÇÕES HORIZONTAIS), mas (BUSCAM) atuam na proteção dos mais fracos, a fim de mitigar as desigualdades.

  • Errei essa questão no meu último concurso. Continuo achando ela errada, enfim.
  • Diretos humanos, igualdade para todos? Não

  • Trata os desinguais da forma que eles merecem para se equipararem aos iguais.

    -Seu Madruga

    Rumo à PMAL 2021

  • Nem o professor soube explicar essa questão, pois no final ele fala '' essa questão deveria ser anulada '' .

  • Os direitos humanos não buscam reger relações entre iguais.

    Errei essa questão por conta dessa parte.

  • foi a Dilma que fez essa questão?

  • questão maluca. Acho que o examinador quis trazer o conceito de equidade, porém, atrapalhou-se com as palavras

  • Direitos Humanos --> Quanto mais falar água, mais certa está

  • Questão maluca mano

  • CORRETA.

    Caro aluno, o gabarito da questão se apresenta um pouco controverso.

    Veja o que diz André de Carvalho Ramos sobre direitos humanos:

    "conjunto de direitos considerado indispensável para uma vida humana pautada na liberdade, igualdade e dignidade. Os direitos humanos são, em suma, todos os direitos essenciais e indispensáveis à vida digna, não havendo um rol predefinido."

    Nesse sentido também dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) em seu preâmbulo:

    "Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,"

    Parece ser unânime o entendimento de que a igualdade seria um preceito fundamental a ser perseguido pelos direitos humanos, mesmo na relação entre iguais. 

    A banca entendeu no sentido de que relação entre iguais seria uma relação regida pelo direito privado, e por isso não abarcaria os direitos humanos que está na esfera do direito público, contudo, a questão continua controversa.

    A banca manteve o gabarito.

    FONTE: Estratégia concursos

  • Não faz sentido, não existe igualdade quando se favorece um grupo e o outro não.

  • Igualdade Formal - Isonomia, todos são tratados com igualdade

    Igualdade Material - Trata igualmente os iguais e desigualmente os desiguais

  • valei-me

  • Questão corretíssima gente ! Concordo que os Direitos Humanos é para todos, porém os direitos humanos surgiu para que ? No intuito dos mais fracos.. Voltem no tempo, os negros.. Judeus. Deixem de quiriquiri corococo e vaiiii! !!

  • Se eu fizer essa questão 100 vezes,irei errar as 100
  • AGUARDO ANULAÇÃO RS

  • Princípios basilares dos D. Humanos:

    > Isonomia: Tratamento igualitário

    • Formal > Todos são iguais perante a lei
    • Material > Busca a igualdade de bens, classes sociais, etc.

    > Inviolabilidade

    > Autonomia

    > Dignidade da pessoa humana

  • Gab: CERTO

    Citação de Flávia Piovesan, retirada lá do TEC:

     "O Direito dos Direitos Humanos não rege as relações entre iguais; opera precisamente em defesa dos ostensivamente mais fracos. Nas relações entre desiguais, posiciona-se em favor dos mais necessitados de proteção. Não busca obter um equilíbrio abstrato entre as partes, mas remediar os efeitos do desequilíbrio e das disparidades"

  • Só queria conhecer o examinador dessa questão , mizera omeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • Eu ia marcar a errada, mas vim olhar os comentários e mudei de ideia
  • Eu acredito que essa questão precisa ser revista. Tudo bem que o interesse são os desiguais, mas os iguais não tem amparo?
  • Ué, e a eficácia horizontal dos direitos humanos?

  • não sei qual o sentido dessa questão né...

  • Não fiz essa prova mas compartilho com a ideia de má elaboração da questão. Fui seco na alternativa Errada.

    Compreendo que a maior ação dos DH são para reger relações entre os desiguais, mas afirmar que não há interferência entre os iguais já é absurdo.

    Enfim, vamos que vamos que a prova já é dia 23 de Janeiro !

  • Igualdade Material.

  • Igualdade material

  • Gabarito : Certo.

  • Quem errou, acertou!

  • "só sei que nada sei" - eu

  • QUE VIAGEM É ESSA VEI.

  • Tinha que ser a CESPE mesmo.