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Gabarito: C
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É necessário a leitura de todo o texto ? Depende da pessoa.
Ao ler a alternativa C e recorrer ao terceiro paragráfo: a palavra antítese valida a mesma.
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O terceiro parágrafo apresenta e deixa explícito duas antíteses que evidencia sentido de conflito no texto, vejam:
" Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível." e "Uma segunda antítese é aquela entre som e visão,as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
Resposta: C
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li, li de novo, depois li novamente e não entendi nada...
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A resposta começa no segundo parágrafo em que o autor escreve: “Mais especificamente, expressam-se aqui algumas antíteses significativas que permanecem sem solução dentro da concepção grega da Beleza,…” e no parágrafo seguinte ele deixa explícito essas antíteses: "Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível." e "Uma segunda antítese é aquela entre som e visão,as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
gabarito C
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acertei mas li,reli e li de novo........... texto chato pra jhfslkdjhfljkdshflkhfdslk
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Teve a sensação de estar lendo um texto em javanês ou talvez em mandarim. FCC punk viu
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acertei com difuldade
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Questão um pouco chatinha, porém lendo cada paragráfo com cuidado dá pra se ter uma ideia do que a questão tá pedindo.
No terceiro paragráfo é elencado varías antíteses da beleza, que é o que a alternativa C tá declarando.
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"...segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
Letra C
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(A) Incorreta. O primeiro parágrafo traz a concepção grega clássica, não a moderna.
(B) Incorreta. Alternativa bem razoável, causou dúvida em muitos alunos. Contudo, a palavra “inconsistente” não é adequada, nem é o objetivo do autor mostrar inconsistência, mas sim mostrar antíteses, aspectos aparentemente contraditórios.
(C) Correta. O ponto central do texto são oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem (Apolo) e caos (Dionísio).
(D) Incorreta. As oposições não se nulificam, mas sim “coabitam”.
(E) Incorreta. Não substitui, apenas existe uma problemática, uma ponderação de antíteses sem solução clara.
PROF. FELIPE LUCAS
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Texto extremamente rebuscado! Parece-me que a banca mais quer cansar o candidato que auferir de fato seus conhecimentos!!
(DEFENDERAY, Deus nos. 2018)
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LETRA C, DE CHATOOOOOOOOO PARA CARALHO
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ta mais fácil ser professor de portugues do que auditor la em goias!
eu fico me perguntando: como a prima da tia da minha vizinha passou em 2 meses?
sera que estou na vida errada
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Acertei quase errando de tanta preguiça
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Qual o assunto do texto mesmo?
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Danilo Lima, essa é realmente a intenção da FCC e da CESPE: elaborar questões que cansem o candidato. As bancas não querem o mais inteligente, mas aquele que sabe otimizar seu tempo e, com isso, ser eficaz na prova. TEm gente que "perambula" a questão a ponto de esquecer que tem um tempo cronometrado a seguir, e uma dissertativa a fazer.
Questões como essa pule e vá pra próxima. Seja eficiente!
Questões de português da FCC e CESPE, do tipo múltipla escolha, se faz da seguinte forma:
Primeiro leia as alternativas, uma, duas vezes, e depois leia o texto inteiro. Volte nas alternativas. Quando fizer isso, vai perceber que as alternativas já lhe são familiares, a ponto de saber qual delas já te inclina a ter uma maior probabilidade de saber qual delas é a correta.
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Depois de 10 minutos lendo e relendo entendi e acertei kkkk
A resposta está aqui:
" Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem."
O filósofo Heráclito (grego) afirmou que, de fato, existe uma combinação harmônica do mundo, que também é observada própria casualidade da desordem, ou seja, uma combinação entre caos e ordem, por isso da palavra "casual desordem".
Gabarito: C
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Letra (c)
O autor organiza sua argumentação de modo a expor, no,terceiro parágrafo, oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem e caos.
-> Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.
-> A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição.
Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem.
Uma segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega (provavelmente porque, ao contrário do cheiro e do sabor, são recondutíveis a medidas e ordens numéricas): embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma, é somente às formas visíveis que se aplica a definição de belo (Kalón) como “aquilo que agrada e atrai”. Desordem e música vão, assim, constituir uma espécie de lado obscuro da Beleza apolínea harmônica e visível e como tais colocam-se na esfera de ação de Dioniso.
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Letra A – ERRADA – O primeiro parágrafo não faz menção a uma ideia contemporânea de beleza, mas sim à visão grega clássica, que a associa à ordem e à harmonia.
Letra B – ERRADA – Sutil! A visão de beleza apresentada no 2º parágrafo faz menção à figura de Dionísio, deus do Caos, e parte da premissa de que é possível o caos surgir da harmonia da beleza. Não se pode afirmar, contudo, que a definição de beleza grega seja inconsistente (frágil). Ela é sim complexa, repleta de antíteses, como bem afirma o autor na seguinte passagem: “...concepção grega da Beleza, que se mostra bem mais complexa e problemática do que as simplificações operadas pela tradição clássica.”.
Outro argumento está no fato de que essa coabitação de duas divindades antitéticas (opostas) não é casual (acidental). Ela encontra explicação e foi pela primeira vez tematizada na Idade Moderna.
Letra C – CERTA – Exato! No parágrafo anterior, faz-se menção à presença de inúmeras antíteses. E o terceiro parágrafo as exemplifica: beleza versus percepção sensível; som versus visão.
Letra D – ERRADA – Não se trata propriamente de uma conclusão, mas sim de uma tentativa de explicação por meio de uma comparação: a harmonia estaria para a estátua, assim como a música para a paixão e desordem.
Outro erro consiste em afirmar que as oposições se nulificam (se anulam), o que não é verdade. Elas convivem, segundo o autor. E é esse convívio de visões antitéticas que se torna alvo de estudo.
Letra E – ERRADA – Não ocorre uma substituição (troca) de uma visão por outra. Elas convivem e se manifestam por meio de antíteses.
Resposta: C