-
e) Se o auditor deseja aumentar o risco de amostragem, deve diminuir o tamanho da amostra;
11.11.2.6.1. O risco de amostragem surge da possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
11.11.2.6.4. O tamanho da amostra é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar dos resultados da amostra. Quanto mais baixo o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1111.htm
-
Risco de amostragem inversamente proporcional tamanho da amostra. Quanto maior o tamanho da amostra menor o risco.
Assertiva E correta, embora o auditor não deseje aumentar os riscos, isso acaba ocorrendo pela diminuição da amostra.
=>Importante observar que a leitura do texto é prescindível para a resolução.
-
ATENTEM QUE A ORDEM DAS ALTERNATIVAS FOI TROCADA!
Comentários:
Questão começa com uma narrativa que é irrelevante para a resolução da questão. Essa é terceira prova em seguida que a FCC utiliza dessa estratégia (anteriormente TCE RS e ISS São Luís) e o mesmo assunto – Amostragem. Nesse caso, fiquem tranquilos e passem logo para alternativas. Ela aborda aspectos gerais de Amostragem em auditoria.
Analisando as alternativas:
(A) Pode-se dizer que se trata de uma aplicação do método aleatório de seleção de amostra. Alternativa errada. Segundo a NBC TA 530, “Seleção aleatória (aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios”. Nesse caso, a questão não traz informações suficientes para garantir isso.
(B) Se o auditor desejar aumentar o risco amostragem, deve diminuir o tamanho da amostra. Alternativa correta. Ela está em conformidade com a NBC TA 530. Trata da relação inversa entre o tamanho da amostra e o risco. Veja:
Tamanho da amostra (ver item 7)
A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.[grifo nosso]
(C) Não é objetivo da auditoria interna assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros. Alternativa errada. Essa é um dos principais objetivos da auditoria interna, segundo a NBC TI 01.
(D) As normas não permitem a exclusão dos chamados valores aberrantes (outliers), pois, sem a integralidade do espaço amostral, as conclusões são tendenciosas. Alternativa errada. Esses são os chamados “pontos fora da curva”. As normas de auditoria permitem tal exclusão, sem prejuízo de afetar a integralidade do espaço amostral.
(E) Embora tecnicamente correto, tal trabalho nunca poderia subsidiar uma campanha de auditoria dirigida. Alternativa errada. A forma como foi conduzido o trabalho poderia subsidiar qualquer tipo de auditoria.
Portanto, alternativa correta é B.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sefaz-go-auditor-fiscal-auditoria-prova-comentada-fcc-2018/
-
NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria
A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
bons estudos
-
Não tem nenhuma relação com o início da questão... só pra perder tempo lendo
-
questão que tenta assustar o aluno pelo tamanho do enunciado, e tenta fazer com que um aluno mais cansado durante a prova desista de resolvê-la, mas que possui uma resolução simples. Notem que alternativa E foi justamente o que aprendemos: o nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra, e vice-versa, ou seja, risco de amostragem e tamanha da amostra possuem uma relação inversa. Vejam que a questão começa com uma narrativa que é irrelevante para a resolução da questão. Vamos aos outros itens.
Item A: Essa é justamente um dos principais objetivos da auditoria interna, segundo a NBC TI 01. INCORRETO
Item B: os outliers são os chamados “pontos fora da curva”. As normas de auditoria permitem tal exclusão, sem prejuízo de afetar a integralidade do espaço amostral. INCORRETO
Item C: A forma como foi conduzido o trabalho poderia subsidiar qualquer tipo de auditoria. INCORRETO
Item D: ainda veremos esse tópico a seguir nesta aula, mas, segundo a NBC TA 530, a Seleção aleatória é aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios. Nesse caso, a questão não traz informações suficientes para garantir isso. INCORRETO
Gabarito: alternativa E.
-
Resolução:
A- Errado. Este é o objetivo da auditoria interna.
B – Errada. Isso é questão de julgamento profissional.
C – Errada. Isso é questão de julgamento profissional.
D – Errado. A seleção foi dirigida e baseada no critério geográfico. Assim, não havia mesma chance de seleção para todos os contribuintes. Afasta-se assim o método aleatório.
E – Certo. Amostra menor gera maior risco.
Resposta E
-
Nem leia o enunciado, vai direto. Não possui relação alguma.
-
Um texto da desgraça pra perguntar uma coisa diferente , eu heim . FCC tira a paciência de todos
-
O ideal é ler logo a pergunta (e as alternativas): para depois ler o enunciado.
-
Uma questão desse tamanho para uma resposta que nem precisava ler nenhuma palavra da situação.