APO (adm por obj) -- é o processo do qual participam o chefe e sua equipe. Esse processo substitui o processo hierárquico, onde o chefe define os objetivos e os transmite, para depois avaliar o desempenho da equipe.
O Benchmarking -----é uma tecnologia de mudança, ferramenta que faz a comparação entre os processos de uma empresa com outras empresas bem-sucedidas. Ao final, todas as ideias são analisadas.
Ciclo PDCA.( Plan Do Check Act) --- melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas
Endomarketing.----- estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).
Matriz FOFA.(SWOT)----- Força Fraquezas Oportunidade e Ameaças------planos para objetivos estratégicos; análises internas e externas;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_por_objetivos
https://www.significados.com.br/benchmarking/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA
https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT
Para responder a questão em exame corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estratégias, técnicas e ferramentas de gestão administrativa. A alternativa correta deverá apresentar a estratégia para definição dos requisitos do cliente a partir da realidade do mercado concorrente.
A - incorreta. A Administração por Objetivos surgiu em 1954, com a publicação do livro “A Administração por Objetivos”, de Peter Drucker. Essa nova forma de administrar, focada nos resultados e nos fins organizacionais, busca alinhar esforços individuais e grupais com as metas da organização.
A APO substituiu a visão concentrada e hierarquizada pela visão participativa. Seu modelo de administrar, segundo Chiavenato (2004) “é um modelo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica”.
B - correta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.
C - incorreta. O ciclo de Shewhart, Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos e correção de problemas e garantir o alcance de metas organizacionais.
D - incorreta. Segundo Bekin (2004), o endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas ao público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir cliente ou, dependendo do caso, o consumidor. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos de modo integral com os objetivos da empresa (BEKIN, 2004, p.03).
E - incorreta.
Matriz FOFA/SWOT – É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar.
- INTERNO: Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses
- EXTERNO: Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities
Após verificar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
BEKIN, S. F. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.