SóProvas


ID
2814853
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão de pessoas, em qualquer contexto institucional, é um processo complexo, pois envolve uma série de fatores que precisam ser gerenciados de forma adequada. Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  B

     

    Os Fatores Higiênicos (fatores extrínsecos)  incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     

     

     

  • ALTERNATIVA B)

     

    A Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg diz que a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:

     

    Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação, como: segurança, benefícios, elevação do salário, etc
    • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo, como: crescimento profissional, autonomia, reconhecimento do trabalho, etc.

     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos: Andreia Ribas e Cassiano Salim

  • Fatores de Higiene (extrínsecos): Gira em torno do "Contexto do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO À EMPRESA, as condições de trabalho, salários, prêmios, benefícios, vida pessoal, status, relacionamento interpessoais;


    Fatores de Motivação (intrínsecos): Associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o "Conteúdo do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO AO CARGO, o trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento e responsabilidades.


    Fonte : Loja do concurceiro - Professor Petronio

  • Gabarito B


    Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que sãofatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos. Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho.11 de fev de 2009


    Fonte:www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-dos-dois-fatores/28007/

  • Higiênicos ou que previnem a insatisfação.

  • Na leitura pensei higiênico. Parei pra pensar, errei a questão... Conclusão, siga seu inconsciente. Se vc estudou, ele sabe mais do q vc.

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.


    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.


  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Salário é fator higiênico, logo, extrínseco, previne a insatisfação.

    TJAM2019

  • para herzberg

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

  • autorrealização e segurança fazem parte da pirâmide de Maslow.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores, de Herzberg. Neste caso, indiquemos a alternativa que contém o fator a que corresponde a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores. Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg Fatores higiênicos/insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta. GABARITO: B Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.