-
LETRA A
[...]
Entre os benefícios do planejamento, dois deles se revelam importantes: a alocação de recursos [humanos, materiais, sistemas informáticos, equipamentos, mobiliário, layout, etc.];a definição de responsabilidades, isto é, quem é responsável pela implantação e execução de uma atividade/tarefa. Ambos são determinantes para que o planejamento seja de fato exequível.
Conforme mencionado anteriormente, o planejamento é um instrumento que propicia distintas opções para o gestor decidir qual a direção mais adequada a ser seguida, bem como subsidia a tomada de decisão, amenizando as ambiguidades e incertezas do ambiente.
[...]
VALENTIM, Marta Ligia P. Planejamento em ambientes de informação. In: SPUDEIT, Daniela;KROEFF, Márcia. Gestão de unidades de informação. São Paulo: FEBAB, 2017. Disponível em: http://www.febab.org.br/livros
-
Talvez eu esteja confundindo, mas, alocar recursos e definir quem faz o quê não são tarefas da etapa organização?
-
Questão específica sobre a prática de planejamento em bibliotecas.
A estruturação de um planejamento para a gestão de uma biblioteca (ou de qualquer tipo de organização) deve observar a capacidade de execução do que é proposto.
Para a execução de um planejamento, é preciso definir os responsáveis pelas ações e pela direção do planejamento como um todo. Esta definição vai desde as responsabilidades dos programas e planos de ação maiores até as menores tarefas.
O segundo fator é aquele ligado aos recursos. Estes recursos não se limitam ao âmbito financeiro, mas envolvem também os recursos humanos, mobiliários, tecnológicos, espaciais, etc.
Tendo estas duas características bem delineadas, é possível delimitar o alcance do planejamento e dos planos e programas envolvidos.
Gabarito do Professor: Letra A .