SóProvas


ID
2815738
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atual cenário da profissão no Brasil, alguns traços, acontecimentos e dados, expressam histórias, concepções, construções, marcas, legados e referências que conformaram e conformam as tendências e desafios históricos dos/das assistentes sociais. Assim, o Serviço Social avançou significativamente

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra a

     

    Segundo elaborações de vários autores da profissão e especificamente de Silva (2016), o Serviço Social avançou significativamente nas articulações e nas cooperações internacionais junto à Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ALAEITS e Federação Internacional de Trabalhadores Sociais – FITS

  • Gabarito A

    O atual cenário é de preocupação com o ensino superior público e o documento vem alertar sobre a precarização da educação superior em um momento de “profundo retrocesso político e institucional, de saque do patrimônio público de universidades para atender os interesses privados”, bem como o desfinanciamento dos programas de pós-graduação, que afetam e pesquisa e a extensão, incidindo diretamente em áreas como o Serviço Social.

    Ressalta-se que o momento vivido "é temeroso, de corte de recursos no orçamento para custeio das universidades e para a pesquisa, de veto a novos investimentos na área, do congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, que impacta fortemente a educação" como alerta a conselheira e coordenadora da Comissão de Relações Internacionais do CFESS, Esther Lemos.

    Entidades internacionais de Serviço Social alertam para a precarização do ensino superior público na América Latina - 13/03/2017. Publicado por Assessoria de Comunicação Cress/RN

  • Não entendi!

  • Na verdade nem a banca FCC foi capaz de argumentar corretamente sobre a questão, que além de bem atípica traz outra referência não a exposta no comentáro acima, como Silva (2016), vejam:

    Nos seus 80 anos no Brasil, apresenta conquistas significativas e, já madura, ganha complexidade e elevados níveis de realização. No presente, só vinculados (as) às entidades organizativas há no mundo cerca de 600 mil assistentes sociais e cerca de 150 mil no Brasil, segundo contingente mais numeroso no globo depois dos EUA. Como nos demonstrou a professora Joaquina Barata, no Brasil o Serviço Social avançou:

    (...) 7). No âmbito internacional latino-americano, conquistas foram obtidas com a contribuição do Brasil na organização do Comitê Mercosul e no da refundação da ALAEITS. No mundo, participamos efetivamente como membros da Federação Internacional dos Trabalhadores Sociais e da AIETS (Associação Internacional de Escolas de Trabalhadores Sociais), além das organizações regionais de cada continente.

    Referência Bibliográfica: Apontamentos sobre a História do Serviço Social no Brasil – 80 anos.