-
JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra b
Conforme elaborações de Fávero, Magalhães, Toniolo, as assertivas I, II e IV estão corretas, pois: O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do/a assistente social, pois são de atribuição privativa do profissional. Outrossim, por definição a perícia social trata-se de um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, bem como é uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada, com o objetivo de elaborar um laudo ou parecer técnico/científico sempre que a situação exigir. Recebe esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial, sendo realizada por meio do estudo social, implica na elaboração de um laudo. No que se refere ao relatório social é uma apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção do/da assistente social. É uma exposição escrita; exposição minuciosa relativa a um assunto (sindicância, etc.); exposição prévia dos fundamentos de um decreto, decisão, etc.; exposição de todos os fatos de uma administração ou de uma sociedade. Em geral, esse documento deve apresentar: Objeto de estudo; Sujeitos envolvidos e finalidade à qual se destinam; Procedimentos utilizados; Breve histórico, desenvolvimento e análise da situação.
-
V - O laudo é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social.
-
Outra questão similar
Ano: 2017 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2017 - UTFPR - Assistente Social
De acordo com Fávero (2005) o estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social. Leia com atenção as assertivas, em relação a estes instrumentos e procedimentos.
I) O estudo social, no âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribui para o juiz formar sua convicção para a tomada de decisão.
II) O relatório social é usado no meio judiciário como um meio de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso o Serviço Social.
III) O parecer social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base no conhecimento específico do Serviço Social, de uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.
IV) O laudo não necessita expressar o detalhamento dos conteúdos do estudo realizado, o qual deve sim ser documentado e permanecer arquivado no espaço de trabalho do profissional.
Estão corretas apenas:
A.I e II.
B.III e IV.
C.I e IV.
D.II e IV.
E. I, II e III.
-
Acredito que o erro da assertiva III se dá na palavra "fundamentado"
Resumo que peguei de uma colega aqui no QC:
Parecer Social:
O que é: É a exposição sucinta, enfocando objetivamente a questão analisada e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado.
Finalidade: apresentar uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo.
Características: pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como resposta a consulta da autoridade judiciária a respeito de alguma questão que consta em processo já acompanhado pelo profissional.
-
é absurdo afirmar que estudo social é de uso exclusivo do assistente social. como a colega Colecionadora de Sonhos trouxe, o estudo social só se torna uma atribuição exclusiva do assistente social quando a finalidade dele for a de subsidiar uma perícia técnica que apenas o profissional de serviço social está qualificado para fazer. fora dessa condição, o estudo social não é de uso exclusivo nosso.
Fávero em seu artigo "Instruções sociais de processos, sentenças e decisões" diz:
O estudo social é um processo de trabalho de competência do assistente social. Tem como finalidade conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo à intervenção. Como no sistema de justiça o estudo social é realizado com a finalidade de instruir o processo com conhecimentos da área de Serviço Social, recebe também a denominação de perícia social, isto é, um perito – especialista em determinada área de conhecimento, no caso, em Serviço Social – é nomeado para realizar um estudo e emitir um parecer a respeito. O registro desse estudo ou perícia, com suas conclusões e seu parecer, dá-se, geralmente, por meio de um relatório social ou de um laudo social, trabalho esse regulamentado na legislação que dispõe sobre a profissão como atribuição privativa do assistente social.