Gabarito E
a) micromarketing
É o marketing direcionado para determinado segmento, que se baseia na necessidade específica de determinado cliente, assim, o micromarketing seria uma estratégia de marketing na qual os esforços de publicidade são focados em um pequeno grupo de consumidores altamente segmentados. Tal modalidade de marketing exige que a empresa defina um público-alvo por meio de uma característica específica, como CEP ou cargo, e personalize campanhas para esse segmento em particular. Pode ser uma técnica mais cara devido à customização e falta de economia de escala;
b) marketing comunitário
Marketing utilizado para divulgar um negócio, ideia e intenção por meio oral, sem custos e tarifas, sendo está metodologia considerada como sendo a melhor ferramenta do marketing existente, quando se compara as táticas tradicionais (que são marcas por: poluição visual, sonora que acaba sobrecarregando as pessoas + experiências negativas entre as expectativas geradas pelo anúncio e a realidade + paradoxo da escolha onde devido a grande quantidade de opções o cliente acaba sendo afetado negativamente). Está modalidade possui custo zero, pois a relação com o cliente/público se dá baseada na reputação digital de um influenciador digital que interage com os potenciais clientes através de redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook, ...).
c) marketing de nicho
É o mkt voltado para um público específico, ou seja, uma empresa que atua prestando um serviço/produto a um público alvo bem definido, o que acaba gerando uma relação mais proxima com seus clientes e consequentemente uma maior chance da empresa se dedicar a atender às necessidades daquela audiência de forma mais precisa;
d) marketing de relacionamento
Engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado, de forma que a empresa se torne referência no mercado, principalmente pelas boas experiências e vantagens oferecidas ao usuário. Objetivo deste não é em aumentar vendas ou receitas, mas sim, conquistar e fidelizar clientes, através da aproximação do cliente com a empresa, de forma a fazer com que estes se tornem defensores e divulgadores da marca (=cliente fã);
e) endomarketing
O marketing hoje é abordado sob duas óticas a externa (marketing focado para cliente externo) e o endomarketing que é aplicado em qualquer empresa ou instituição que, sente a necessidade de fazer uso do marketing com seus empregados. Assim:
“um emprego e um ambiente de trabalho que motivem os empregados fazendo-os responder favoravelmente às demandas da gerência com relação a uma orientação para o cliente e um bom desempenho no marketing interativo como ‘marqueteiros’ de plantão e que, além disso, atraiam e retenham empregados” (Gronoroos – 1995).
Endomarketing
Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.
O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.
O endomarketing, a partir de alguns atributos de valores dentro de um processo de gestão, tem como premissas fundamentais a busca de resultados com finalidade, na construção de uma cultura própria, na ética, na multidisciplinaridade e interfuncionalidade, na informação como insumo, na interatividade e na adaptabilidade, ou seja, a facilidade de adaptar-se às mudanças no ambiente de negócios, na busca de resultados, permanentemente. É a utilização do endomarketing como recurso estratégico para melhoria da produtividade de todos, que compõem e fazem a empresa.
O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing.
(Luiz Cézar Silva dos Santos)