SóProvas


ID
2816110
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Foi[1] há mais ou menos dezessete anos. Era um dia de sábado. A crônica havia saído em uma edição do extinto O Poti. Eu estava ali, encerrado em um cubículo, dentro de um elevador que dava para o portão principal. Trabalhava na portaria de uma faculdade particular e – mesmo desarmado – tomava conta de todo um prédio, que ainda incluía computadores, laboratórios de todos os tipos e peças anatômicas orgânicas. Não havia expediente acadêmico aos sábados à noite; então, aproveitava para ler todos os jornais de que a faculdade possuía a assinatura e que chegavam à portaria, já que eu estava só, e os cadáveres – as peças – permaneceriam submersas em seus tanques. Mudas.

A maioria dos verbos empregados no trecho está flexionada

Alternativas
Comentários
  • gabarito c)

     

    Descrição é uma narração detalhada sobre algo ou alguém, que acontece através da enumeração de características ou eventos.

    Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato.

     

     O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. 

    "Era um dia de sábado. A crônica havia saído (Mais-que-perfeito Composto do Indicativo = ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo + particípio)  em uma edição do extinto O Poti. Eu estava ali, encerrado em um cubículo, dentro de um elevador que dava para o portão principal."

  • MACETE para nunca mais esquecer as formas do pretérito imperfeito:


    ERA NHA VA IA

  • GABARITO LETRA C

    Pretérito imperfeito do indicativo: Indica uma ação que não foi plenamente concluída e que não tem limites claramente estabelecidos.

  • Se tivesse lido o texto, acertaria.

  • A dúvida maior não foi identificar que há predominância do pretérito imperfeito.

    A dificuldade é escolher entre as letras B e C.

    Não acho que a B esteja errada, porém, lendo o texto com atenção, é possível perceber vários momentos em que há descrição feita pelo narrador-personagem.

    Por isso, o gabarito realmente é C.

  • Descrição - Presente do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo

    Narração - Pretérito perfeito

  • Acho que não é B por não haver uma evolução temporal. Há mais descrição do local, de onde ele estava, como era lá, o que ele fazia. Não há de fato um acontecimento, uma evolução. Gabarito: C. (Questão que exige MUITA atenção)

  • pretérito imperfeito do indicativo.

    Verbos

    Terminados em: Substitui por.

    AR: VA (Cantar -> Cantava)

    ER: IA (Ler -> Lia)

    IR: IA (Sorrir -> Sorria)

    PÔR: NHA

    VIR: NHA

    TER: NHA