SóProvas


ID
2817358
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPM - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FOTOGRAFIA E AUTOIMAGEM

ELLEN PEDERÇANE

    A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal. É memória, testemunho de uma época, de um acontecimento ou apenas recordação de um momento importante de história pessoal/familiar. A cada dia expande seu campo de ação e amplia seus significados, valores e funções. Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação. Do indivíduo perdido nesse cotidiano acelerado do século XXI permitindo-se parar e se observar ao ser fotografado.

   Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva. E seja de forma artística ou comercial, a possibilidade de ser retratado por um profissional é maior hoje do que há 20 anos. E essa proximidade da fotografia com o cidadão comum, entre outros quesitos, tem cumprido esse papel reflexivo: quem somos em meio a toda essa loucura que vivemos. O quanto nos olhamos dentro desse furacão.

   Um simples ensaio fotográfico pode mexer seriamente com nossa autoestima. Agora, a fotografia é a cura da baixa-estima? Não é isso. Todavia, uma nova relação consigo mesmo, com seu corpo, com sua imagem é um pontapé importante para esses encontros constantemente adiados entre nós e nós mesmos. Estar “confortável” dentro do corpo que possuímos é um passo importante na caminhada de descoberta das incontáveis belezas que carregamos dentro de nós.

    Outro fator interessante que nasce dessa proximidade é a quebra (mesmo que ainda de forma tímida) de padrões. Propagandas, comerciais, cinema, tantas informações que nos dizem como nosso corpo deve ser, deixa tão distante de nós o direito de saber o valor, a beleza e sensualidade que todos carregamos. O crescimento do ensaio boudoir* toca especialmente nesse ponto. São pessoas descobrindo sua beleza, suas nuances, se deliciando por ser quem se é, com suas curvas, sem preocupação com a perfeição. É um ensaio extremamente delicado e de um resultado tão positivo. É um leve grito de resistência num mar de padrões hipócritas. Todos têm de conhecer e reconhecer sua beleza e celebrá-la a qualquer hora. Um ensaio com essas características tem um papel também social, psicológico, um olhar que trata de inserir as pessoas e não as excluir ainda mais.

    Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar, mesmo com uma pequena porcentagem, da relação de autoamor que o retratado vive é apenas incrível. É aquele bônus de fazer um bom trabalho. É o bônus de compreender esses novos papéis da fotografia na atualidade. É aquele bônus de se ter um trabalho humano, atencioso, buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar.

   * Boudoir: Ensaio fotográfico sensual que mostra a intimidade , muitas vezes, de forma despretensiosa, contribuindo para a melhora da autoestima e da afirmação do corpo.


Retirado e adaptado de: http://obviousmag.org/brincando_com_letras/2017/fotografia-e-autoimagem.html. Acesso em: 13 ago. 2018.

De acordo com a regência verbal e nominal na Língua Portuguesa, considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar [...] é aquele bônus de fazer um bom trabalho [...], buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    A) Algumas são Nominais, tais como: Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo

     

    B) Errado, COM é regência verbal. 

     

    C) Regência NOMINAL - vide letra A

     

    D)exige tato do profissional - Regência Verbal - quem exige algo, exige algo DE alguém.

     

    E)Gabarito

  • a)trabalhar com ..

    verbo = com regencia verbal = a ) errada


    b)regencia verbal trabalhar = com !!


    c)?


    d)exigir = exigte alguma coisa.. regencia verbal= errado!! tato =objeto direto=xxx


    e)trabalha com = regencia verbal..

    além =de alguma coisa.. além adjetivo !!! 

    regencia nominal = substantivo adjetivo e adverbio! = corretaa

  • Rauã Carmo, "além de" é uma locução adverbial.

  • Para os não assinantes: Gab letra E - É exemplo de uma frase com regência nominal e verbal “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” 

  •  GAB: E

    É exemplo de uma frase com regência nominal e verbal “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” 

  • Em 12/01/2019, às 11:26:59, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 02/01/2019, às 16:29:50, você respondeu a opção B.errada

    vida que segue um dia eu acerto!

  • mosquei

  • Gabarito letra E.

    Explicação simples com destaque das palavras do colega Luciano Coutinho:

    É exemplo de uma frase com regência nominal e verbal “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” 

  • o verbo trabalhar exige um complemento, pois ele é transitivo direto.

    quem trabalha, trabalha COM algo ou COM alguma coisa. TRABALHAR COM O QUÊ? COM o público.

    COM = complemento verbal

    a proposta é ir além do senso comum.

    o verbo ir exigiu a preposição DO, pois quem vai, vai à algum lugar. vai aonde? vai além do senso comum.

  • Gabarito: E

    Segundo o dicionário prático de regência verbal, de Celso Pedro Luft, o verbo TRABALHAR, no sentido de "ter ramo de negócio, comércio" é TRANSITIVO INDIRETO e exige a preposição "COM".

    Já "ALÉM DE" é um advérbio regido pela preposição DE.

    Bons estudos, pessoal!

  • GAB: E

    É uma frase com regência nominal e verbal “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” 

  • Trabalhar com (verbo) = verbal

    Além do (nome) = nominal

  • "Além de" não é uma locução conjuntiva? pode falar q o "de" é um termo regido por "além"? to achando muito estranho isso.

  • ta chegando a hora da vitória em nome de Jesus!

    Estudo + fé = Nomeação!

  • Se trabalhar é intransitivo, como ele pode exigir regência verbal?

    Alguém explica?

  • LINK DE UM VÍDEO COM EXPLICAÇÃO SOBRE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL E UM MAPA MENTAL.

    https://www.youtube.com/watch?v=7Cmno9rE1wc

  • "Além" na frase “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” está no sentido de "está acima de alguma coisa". Nesse caso, não é uma locução conjuntiva de adição.

  • Letra A – ERRADA – Não é verdade! Apenas para ficar em um exemplo, no trecho “Trabalhar com público...”, a preposição “com” é requerida pela forma verbal “Trabalhar”.

    Letra B – ERRADA – A preposição “com”, no trecho “Trabalhar com público...”, é requerida pela forma verbal “Trabalhar”.

    Letra C – ERRADA – Trata-se de um caso de regência nominal, e não verbal. A preposição é exigida pelo nome “especial”.

    Letra D – ERRADA – Note que “tato” é objeto direto e “do profissional” é objeto indireto, ambos os complementos são do verbo “exige”.

    Letra E – CERTA – De fato, há regência verbal em “Trabalhar com público”; e regência nominal em “além do senso comum”.

    Resposta: E  

  • GABARITO LETRA E.

  • Gabarito: E

     A) Algumas são Nominais, tais como: Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo

     B) Errado, COM é regência verbal. 

     C) Regência NOMINAL - vide letra A

     D)exige tato do profissional - Regência Verbal - quem exige algo, exige algo DE alguém.

  • “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.” 

    Fica mais interessante trabalhar com público e padrões quando a proposta é ir além do senso comum.

    Trabalhar com --> Regência verbal de "trabalhar".

    Além do que? --> Regência nominal de "além".

    Mudar as partes das orações pode ajudar a entender melhor o sentido e funções de cada palavra.

    Fé 10x.