SóProvas


ID
2817487
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.


I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.

II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.

III- A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Os fenícios tinham como a principal atividade o comércio marítimo e não conquistadores, ou seja, obviamente eles não iriam se auto desintegrar por acabar com os próprios negócios.

    Os egípcios se destacam no campo da economia por meio da sua boa agricultura e da sua pecuária, onde aproveitava das cheias do nilo para aumentar a sua produtividade. Além disso, eles também lucravam com cerâmica, tecidos e mineração.

    Sim, Dario I codificou as leis persas e organizou o sistema monetário e tributário pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.

  • Economia do Egito se chamava, segundo os livros didáticos, AGROPASTORIL DE REGADIO

    >Agricultura

    >Pasto

    >Rio

    Os fenícios se caracterizavam pelo seu poder maritimo, ou seja, TALASSOCRACIA

  • Vale lembrar que o modo de produção no Antigo Egito foi o Modo de Produção Asiático, em que a produção agrícola propiciada pelas cheias do rio Nilo - geradora de prosperidade e sustento na região - eram coletivas, porém pertencentes ao Estado, que detinha todo o controle e fiscalização desse processo, uma vez que cobrava tributos e, também, forçava, por isso, o trabalho compulsório dos camponeses a fim de que a economia egípcia estivesse saudável.
  • Egito estrutura vertical