SóProvas


ID
2819569
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método canguru é uma modalidade de cuidado e atenção que prioriza o contato prolongado pele a pele entre a mãe e o recém-nascido (RN) de baixo peso desde as primeiras semanas de vida. Esse contato é iniciado na maternidade, devendo ser mantido em casa, depois da alta, até que o RN complete idade gestacional de cerca de

Alternativas
Comentários
  • O RN costuma permanecer em posição canguru até próximo à idade gestacional corrigida de termo (40 semanas).



    FONTE: Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso: Método Canguru : manual técnico. MS, 2013.

  • O RN costuma permanecer em posição canguru até próximo à idade gestacional corrigida de termo (40 semanas).



    FONTE: Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso: Método Canguru : manual técnico. MS, 2013.

  • Gabarito: letra d

    O "método canguru", como geralmente é conhecido em todo o mundo, refere-se a uma modalidade de cuidado e atenção que prioriza o cuidado prolongado pele a pele entre a mãe e seu recém-nascido (RN) de baixo peso desde as primeiras semanas de vida. Esse contato é iniciado na maternidade, devendo ser mantida em casa, depois da alta, até que o RN complete cerca de 40 semanas de idade gestacional. Deve-se cuidar para que ele permaneça aquecido e estimulado do ponto de vista respiratório, facilitando a manutenção do aleitamento materno exclusivo e oferecendo novas possibilidades de contato e interação entre a família e o bebê, tendo ainda garantido o acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar.


    Referência:

    MOREIRA, MEL., BRAGA, NA., MORSCH, DS., orgs. Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal [online]. Rio de Janeiro: editora FIOCRUZ, 2003.

  •  O RN costuma permanecer em posição canguru até próximo à idade gestacional corrigida de termo (40 semanas). 

    (FONTE: Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso: Método Canguru : manual técnico. MS, 2013)

  • COMENTÁRIOS

    Esse contato é iniciado na maternidade, devendo ser mantida em casa, depois da alta, até que o RN complete cerca de 40 semanas de idade gestacional. Deve-se cuidar para que ele permaneça aquecido e estimulado do ponto de vista respiratório, facilitando a manutenção do aleitamento materno exclusivo e oferecendo novas possibilidades de contato e interação entre a família e o bebê, tendo ainda garantido o acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar.

    RESPOSTA: D.