SóProvas


ID
2819701
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as medidas para evitar erros relacionados à administração de medicamentos o profissional de enfermagem deve ter conhecimentos relacionados à medicação e suas especificidades. Entre esses cuidados deve-se associar o conhecimento das características dos medicamentos que estão sendo preparados com as condições do paciente. Considerando o conhecimento das características do medicamento e as condições do paciente, o técnico em enfermagem deve observar o cuidado de

Alternativas
Comentários
  • letra B

    PODENDO SER RESPOSTA TBM SE A VERIFICAÇÃO DO PULSO, SE STIVER ABAIXO DE 60, COMUNICAR AO ENFERMEIRO OU MÉDICO.

  • Gabarito da banca: letra b

    Questão passível de anulação, pois além da letra b, a letra d também está correta.

    Uso seguro de medicamentos: GUIA DE PREPARO, ADMINISTRAÇÃO, MONITORAMENTO (COREN SP, 2017)

    Segundo o Ministério da Saúde, Erro de Medicação é:

    “Qualquer evento evitável que pode causar ou levar a um uso inapropriado de medicamentos ou causar dano a um paciente, enquanto a medicação está sob o controle dos profissionais de saúde, pacientes ou consumidores.”

    Como administrar o medicamento de forma segura?

    (...)

    • Preparar os medicamentos com atenção concentrada na leitura e interpretação de cada item. Não se dispersar com telefone e conversas paralelas.

    • Observar as alterações do medicamento quanto a: coloração, turvação, presença de corpo estranho, cristais, dentre outros.

    • Ideal que o preparo do medicamento seja para um único paciente por vez, mantendo a prescrição ao lado.

    • Associar o conhecimento das características dos medicamentos que estão sendo preparados, com as condições do paciente. Ex.: antes de administrar um digitálico, mesmo que por via oral, é necessário verificar a frequência cardíaca do paciente (sinal vital). (letra b)

    • Preparar medicações de via oral, preferencialmente, utilizando seringas ou dosadores que não se adaptam a conexões endovenosas. (letra d)

    (...)

  • a) ERRADA

    42. Conferir os dados da pulseira de identificação do paciente com a prescrição, e perguntar ao paciente,quando consciente, seu nome e data de nascimento. Ex.: qual é o seu nome completo? Evite apenas pedir para confirmar o nome, o ideal é perguntar.


    b) CORRETA


    c) ERRADA

    35. Certificar-se sobre a existência de alergias, jejum, estado de consciência e outros impedimentos do paciente. 


    d) CORRETA

    38. Preparar medicações de via oral, preferencialmente, utilizando seringas ou dosadores que não se adaptam a conexões endovenosas.

    ATENÇÃO! Recomenda-se que os equipos e conectores para administração de dieta por sonda NÃO se adaptem a outras conexões endovenosas e, ainda, sejam de COLORAÇÃO diferente.


    FONTE: https://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/uso-seguro-medicamentos.pdf



  • Medidas para evitar erros relacionados à administração de medicamentos :

    Profissional de enfermagem deve ter conhecimentos relacionados à

    (medicação e suas especificidades).

    Entre esses cuidados deve-se associar o conhecimento das características dos medicamentos que estão sendo preparados com as condições do paciente.Considerando o conhecimento das características do medicamento e as condições do paciente, o técnico em enfermagem deve observar o cuidado de :

    GABARITO B ) :

    Verificar a frequência cardíaca do paciente ( SINAL VITAL ) antes de administrar um DIGITÁLICO, mesmo que por via oral .

    SINAL VITAL : ORDEM DOS SINAIS VITAIS :

    P.A .

    T.

    F.C.

    F.R.

    DOR .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Os CARDIO/glicosídeos ou DIGITÁLICOS constituem um grupo de fármacos usados no tratamento de doenças do CORAÇÃO ( nomeadamente de arritmias e insuficiência cardíacas ) .

    Devido aos sinais / sintomas de doenças do coração ( devemos avaliar os SINAIS VITAIS ) .