Gabarito: letra a
Terapia anticonvulsivante
A terapia anticonvulsivante é indicada para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. O sulfato de magnésio é a droga de eleição para tal. Deve ser utilizado nas seguintes situações:
• Gestantes com eclâmpsia;
• Gestantes com pré-eclâmpsia grave admitidas para conduta expectante nas primeiras 24 horas;
• Gestantes com pré-eclâmpsia grave nas quais se considera a interrupção da gestação;
• Gestantes com pré-eclâmpsia nas quais se indica a interrupção da gestação e existe dúvida se a terapia anticonvulsivante deve ser utilizada (a critério do médico assistente).
O sulfato de magnésio pode ser utilizado durante o trabalho de parto, parto e puerpério, devendo ser mantido por 24 horas após o parto se iniciado antes do mesmo. Quando iniciado no puerpério, deve ser mantido por 24 horas após a primeira dose.
Dose do sulfato de magnésio:
• Dose de ataque – 4g (8ml de sulfato de magnésio a 50% com 12ml de água bidestilada) em infusão endovenosa lenta (aproximadamente 15 minutos) ou 5g (10ml de sulfato de magnésio a 50%) intramuscular em cada nádega.
• Dose de manutenção – 1g/hora (10ml de sulfato de magnésio a 50% com 490ml de solução glicosada a 5% a 100ml/hora em bomba de infusão) ou 2g/hora (20ml de sulfato de magnésio a 50% com 480ml de solução glicosada a 5% a 100ml/ hora em bomba de infusão) ou 5g (10ml de sulfato de magnésio a 50%) intramuscular de 4 em 4 horas.
Fonte:
Material do Estratégia Concursos