Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames Laboratoriais.
Conforme o enunciado fala, a maioria das amostras biológicas necessárias para exames diagnósticos de crianças é coletada do mesmo modo que para os adultos. Como exemplo podemos falar sobre exames de sangue e fezes.
Para lactentes e crianças que não sabem usar o vaso sanitário e fazem uso de fralda, utilizam-se sacos especiais para a coleta de urina que são confeccionados com material adesivo na abertura do ponto de inserção. Esses frascos estéreis, precisam de fixação com adesivo.
Nas meninas deve-se lavar e secar completamente a genitália, o períneo e a pele adjacente, e seguir outros cuidados.
A) CORRETO. Encaixar o saco primeiro no períneo, esticando-o para garantir um melhor ajuste e evitar vazamentos da urina, e progredir com o saco adesivo até a sínfise púbica, conseguindo assim, a fixação conforme recomendado para não ter contaminação
B) INCORRETO. Porque se encaixar o saco primeiro na região da uretra e ir progredindo para a área do períneo, a fixação não ficara adequada e facilitará a perda de urina, porque o local é úmido e sensível, assim, não propicia a fixação adesiva.
C) INCORRETO. Se cobrir primeiro toda a genitália com o saco e aplicar uma pressão firme na área do saco que está com o adesivo, você poderá causar lesão e desconforto para a criança, além de favorecer a contaminação do material.
D) INCORRETO. Se fechar firmemente o períneo da criança, estará causando desconforto assim como, cobrir essa região da genitália com o saco e aplicar uma firme pressão na área do saco que está com o adesivo.
Gabarito do Professor: Letra A.