-
A alternativa correta: a)As placas direcionais, as placas de identificação e as placas de advertência fazem parte da comunicação visual de um edifício, seja ele organizado por um programa complexo ou não.
Porém, não entendi o que há de errado na alternativa d)..............! Se alguém entendeu e puder dividir conhecimento, serei grata.
-
Prescritivo: em que há prescrição; que prescreve, ordena; com teor de norma, regra, preceito, determinação; normativo: regulamento prescritivo. [Por Extensão] Que estabelece uma norma ou modo de realizar, de fazer alguma coisa: texto prescritivo.
Acredito que o item queira dizer que o programa de necessidades serve para escolha do fluxograma, mas na realidade, o fluxograma é meio que parte dessa etapa, vem após do programa de necessidades para fornecer melhor entendimento das relações entre as funções/setores do edifício. Vendo o conceito da palavra prescritivo, dá a entender que o programa, por ter o teor de norma, serve para selecionar um fluxograma, mas acredito que se seleciona opções de projeto, de soluções de planta, de soluções de organização do espaço, e não de fluxograma. Fiquei com dúvida no erro dessa também, mas acho que segue essa linha, já que para um mesmo fluxograma pode haver várias soluções arquitetônicas.
-
Marquei a letra A porém a afirmativa é muito vaga já que coloca como se as placas fossem algo obrigatório na comunicação visual de um edifício. Um edifício residencial, por exemplo é de baixa complexidade e o mesmo ão necessita de comunicação visual ou placas.
-
Discordo Colega Katiene, um edifício residencial possui comunicação visual: há saídas de emergência e é necessário ter a sinalização das rotas de fuga, há também as informações para uso de elevadores, lixeiras, garagem, vagas para pessoa com deficiência, número dos apartamentos, etc. Todas essas plaquinhas e informativos fazem parte da comunicação visual do edifício.
-
Concordo quando com você corbusiana, quando faz referencia a edificios multifamilares, porém o mesmo não se aplica a edifícios(edificações) residenciais bifamiliares ou unifamiliares.
-
Respondendo a dúvida da colega quanto à letra D: o erro da letra D é devido ao que dispõe a NBR 13.531 (que já foi atualizada por outra norma), onde o programa de necessidades o programa de necessidade de fato tem caráter prescritivo, porém a etapa que se destina a seleção das melhores opções (segunda parte da afirmativa) é o ESTUDO DE VIABILIDADE.
-
A- gabarito.
B- eólico não consome energia.
C-Não faz o mínimo sentido.
D- A redação ficou estranha, mas deve ser pela " seleção de alternativas", já que o prescritiva se refere a algo a ser seguido.
E-leiaute flexível é o oposto de programas complexos, a exemplo de uma laje corporativa e uma penitenciária.
-
marquei a resposta certa, porém fiquei em dúvida na C. Se alguma alteração topográfica for feita com a obra em andamento, todos os projetos afetados por essa alteração precisam ser alterados também...
qto a letra d, eliminei pela palavra "prescrição", já q o fluxograma não é obrigatório... se fosse a palavra "orienta" aí sim...
-
b) Em áreas de acesso restrito com necessidade de isolamento acústico e com janelas fixas, sistemas de exaustão eólica podem ser empregados para contribuir com o conforto térmico, apesar de onerarem o consumo energético.
1. Sistema eólico não onera energia
2. Sistema de exaustão não casa com Isolamento acústico (ele enfatiza o isolamento, quando cita ''janelas fixas'')
c) Diferenças ou alterações ocorridas após o levantamento topográfico e cadastral, tais como movimentos de terra e alterações de calçadas, são consideradas na elaboração do anteprojeto em consonância com projetos complementares.
16636-2 6.4.2.1.b São consideradas na elaboração do Levantamento de informações específicas - LVIT ARQ.
d) O programa de necessidades tem caráter prescritivo, sendo destinado à seleção de alternativas para fluxogramas e para a concepção do edifício. Entendo que o erro está no processo: primeiro o Programa de Necessidades, depois um e seus produtos, que é o Fluxograma
e) A flexibilidade de leiaute e a distribuição de funções são características dos programas complexos com circulações e áreas restritas.
a) As placas direcionais, as placas de identificação e as placas de advertência fazem parte da comunicação visual de um edifício, seja ele organizado por um programa complexo ou não.
Sem bibliografia, só eliminalogia mesmo!
-
As placas direcionais, as placas de identificação e as placas de advertência fazem parte da comunicação visual de um edifício, seja ele organizado por um programa complexo ou não. - programas simples como residências e pequenos salões comerciais não necessitam dessa identificação, fiquei em dúvida quanto a isso.
-
Para a resolução
da questão, faz-se necessário a análise das alternativas apresentadas:
A) Item certo.
A Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2015, que regulamenta Acessibilidade a
edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, define que “a sinalização visual é composta por mensagens de
textos, contrastes, símbolos e figuras".
Ainda, a ABNT NBR 1343-2/2004 que regulamenta Sinalização de segurança
contra incêndio e pânico – Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores,
também define sinalização básica como “conjunto mínimo de sinalização que uma
edificação deve apresentar, constituído por quatro categorias, de acordo com a
sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento, e equipamentos".
Portanto, podemos afirmar que placas informativas são integrantes e importantes
para a comunicação visual em edifícios.
B) Item errado. Exaustor eólico é um tipo de exaustor giratório que é acionado pela força natural do vento e tem o propósito de renovar o ar do ambiente onde está instalado. É um sistema de ventilação tecnicamente econômico, pois não utiliza energia elétrica para o seu funcionamento e emite baixo grau de ruído.
C) Item errado. O levantamento topográfico é um
documento necessário à elaboração do Anteprojeto que possui dados importantes,
como distâncias, ângulos e curvas de nível do terreno a partir dos quais será desenvolvido o
Projeto. Ainda, a Norma Brasileira ABNT NBR 6492/1994 que regulamenta Projetos de
Arquitetura, define em seu item 5.1.3 - Anteprojeto como etapa de “definição do
partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos
complementares (estrutura, instalações, etc). Nesta etapa, o projeto deve
receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e
possibilitar a contratação da obra", portanto, o que foi apresentado na etapa
de levantamento topográfico ficará registrado no anteprojeto, não permitindo alterações
posteriores.
D) Item errado. De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 6492/1944, o
Programa de Necessidades é um “documento preliminar do projeto que caracteriza
o empreendimento ou o projeto objeto de estudo". Portanto, não
tem caráter prescritivo, ou seja, com teor de norma ou definição. Ainda poderá
ser alterado.
E) Item errado. Circulações e áreas
restritas são elementos arquitetônicos inflexíveis. Para se obter flexibilidade
de leiaute, deve-se adotar partido arquitetônico como grandes vãos livres que
permitam alterações futuras do ambiente.
GABARITO: Alternativa A.