SóProvas


ID
2820991
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desconforto respiratório é o nome adotado para a disfunção respiratória de recém-nascidos, sendo primariamente uma doença relacionada ao atraso no desenvolvimento da maturação pulmonar (Hockenberg, 2014). O termo síndrome do desconforto respiratório (SDR) é frequentemente aplicado a essa grave disfunção pulmonar que é responsável por mais mortes e complicações respiratórias e neurológicas nos recém-nascidos. Em relação à SDR em recém-nascidos, analise as afirmativas abaixo.


I O tratamento da SDR baseia-se no estabelecimento imediato da oxigenação, ventilação e cuidados de suporte adequados, voltando-se, ainda, às medidas necessárias a todos os recém-nascidos pré-termo.

II A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração e, nesses casos , estimula-se a alimentação artificial por gavagem.

III A administração do surfactante exógeno, por via endovenosa, em recém-nascidos pré-termo, demonstrou melhora nos padrões da gasometria venosa e nos parâmetros da ventilação.

IV A administração de corticoide para a gestante pode prevenir e modificar a evolução da SDR no recém-nascido, otimizar os efeitos da terapêutica com o surfactante, após o nascimento, e reduzir a incidência de hemorragia peri-intraventricular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    I) O tratamento da SDR baseia-se no estabelecimento imediato da oxigenação, ventilação e cuidados de suporte adequados, voltando-se, ainda, às medidas necessárias a todos os recém-nascidos pré-termo.

    Correta.

    II) A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração e, nesses casos , estimula-se a alimentação artificial por gavagem.

    Errada.

    A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração. A nutrição deve ser fornecida por via parenteral durante o estágio aguda da doença e ofertando-se quantidade mínima por via enteral para estimular a maturação do sistema gastrointestinal do recém-nascido.

    III) A administração do surfactante exógeno, por via endovenosa, em recém-nascidos pré-termo, demonstrou melhora nos padrões da gasometria venosa e nos parâmetros da ventilação.

    Errada.

    O surfactante é administrado através de um tubo endotraqueal (ET) diretamente na traqueia do recém-nascido. As responsabilidades de enfermagem na administração do surfactante incluem o auxílio na entrega do produto, coleta e monitorização da gasometria arterial, avaliação cautelosa da oxigenação por meio da oximetria de pulso e avaliação da tolerância do recém-nascido ao procedimento.

    IV) A administração de corticoide para a gestante pode prevenir e modificar a evolução da SDR no recém-nascido, otimizar os efeitos da terapêutica com o surfactante, após o nascimento, e reduzir a incidência de hemorragia peri-intraventricular.

    Correta.


    Referências:

    Wong, fundamentos de enfermagem pediátrica / Marilyn J. Hockenberry, David Wilson; tradução Maria Inês Corrêa Nascimento. - 9. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

    Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.