SóProvas


ID
2821699
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam com uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. (AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).


Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

Alternativas
Comentários
  • Gab A.



    GABARITO ENEM / 2012 / PRIMEIRO DIA / CADERNO AZUL

    QUESTÃO 32


    Comentário da questão

    O setor primário, aquele referente às atividades agrícolas, é. ainda hoje, mesmo com a evolução das técnicas, muito dependente das condições climáticas, sendo assim, uma sociedade cuja relação econômica é principalmente com o setor primário se torna mais vulnerável às intempéries climáticas como a seca, por exemplo.


    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2012/primeiro-dia/a-interface-climasociedade-pode-ser-considerada-em-termos-de-ajustamento-a-extensao-e-aos-modos/

  • Setor Primário 

     

    O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

     

    Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

     

    A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

  • A introdução de tecnologia diminui a vulnerabilidade entre os humanos e as condições climáticas.

  • O setor primário é dependente das condições climáticas, sendo assim, podemos relacionar a vulnerabilidade social à falta de alimentos gerados por problemas de seca ou chuvas intensas, pois diminuiria drasticamente a oferta de alimentos, acarretando numa crise alimentícia que iria atingir diretamente tanto a população rural como também a urbana.