SóProvas


ID
2822920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

No que se refere à prevenção da infração penal no Estado democrático de direito, julgue o próximo item. 

A prevenção terciária da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção primária é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    •Prevenção Primária: medidas de longo e médio prazo que atuam na raiz do conflito. Ex: investimento em saúde/educação/trabalho/lazer e bem-estar. (esssa é a + eficaz)

     

    •Prevenção Secundária: onde o crime se manifesta (zonas quentes da criminalidade)

     

    •Prevenção Terciária: dirigida ao preso. Busca ressocializar e e evitar a reincidencia

  • Atua especificamente na população carcerária, na população a ser ressocializada.

  • Primária medida social, secundária grupo social e terciária pessoa criminoso

    Abraços

  • Gab Errada

     

    Prevenção Primária: Ataca as raízes da criminalidade. Considerada a mais eficaz - Médio e longo prazo.

    EX: Investimentos na saúde, lazes, trabalho. 

     

    Prevenção Secundária: Destina-se a setores da sociedade - Após o crime 

    Ex: Policiamento, Assistência Social. 

     

    Prevenção Terciária: Destina-se ao Preso, recluso, apenado. - Menos eficaz. 

  • Errado:


    Primario = + demorado, feito pra todos

    Secundario = + - demorado, feito para determinara comunidade

    Terciario = Rapido, feito para o preso

  • Prevenção primária, secundária e terciária:


     Primária: Ataca a raiz do conflito (educação, emprego, moradia, segurança etc.); aqui desponta a inelutável necessidade de o Estado, de forma célere, implantar os direitos sociais progressiva e universalmente, atribuindo a fatores exógenos a etiologia delitiva; a prevenção primária liga-se à garantia de educação, saúde, trabalho, segurança e qualidade de vida do povo, instrumentos preventivos de médio e longo prazo.


     Secundária: destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc.


     Terciária: voltada ao recluso, visando sua recuperação e evitando a reincidência (sistema prisional); realiza-se por meio de medidas socioeducativas, como a laborterapia, a liberdade assistida, a prestação de serviços comunitários etc


    Fonte: Criminologia - Material de Apoio - Curso Mege.

  • Primária medida social, secundária grupo social e terciária pessoa criminoso

  • Temos aqui um caso não mesmo importante em relação à prevenção criminal, os estudiosos da Criminologia ressaltam que a Prevenção Terciária é pouco eficaz tendo em vista que nosso sistema prisional não consegue reeducar aqueles que ali estão ou que por lá passaram. São vários os fatores: Superlotação, Penas desproporcionais, Falta de Recursos e Treinamento para os servidores.

  • GABARITO ERRADO

    1.      Prevenção Delitiva – conjunto de ações que visam evitar a ocorrência do crime.

    Tem como medidas preventivas:

                                                                 i.     Prevenção Primária (ANTES, atua ensinando) – é tida como genuína prevenção. Orienta-se às causas delitivas de forma a neutraliza-las antes da manifestação do problema (ataca o crime desde suas raízes). Está voltada à segurança e qualidade de vida. Atua nas áreas da educação, do emprego, da saúde e da moradia (exceto direito penal);

                                                                ii.     Prevenção Secundária (DURANTE, atua fiscalizando) – orienta as intervenções a determinados grupos de risco. Está direcionada aos potenciais ou eventuais criminosos – determinada a setores da sociedade. Reforça o sentimento de segurança cidadã por meio das políticas legislativas, ações policiais, programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros.

                                                              iii.     Prevenção Terciária (DEPOIS, atua punindo e corrigindo) – aplicada após o fenômeno criminal. Orienta os criminosos já punidos com o objetivo de reduzir a reincidência. Atua na ressocialização da população carcerária. Está direcionada a um grupo determinado.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • Prevenção diz respeito a como a criminologia interpreta as tentativas de reduzir a criminalidade. Segundo Strano, podem ser: primária, secundária ou terciária.

    a) Primária: é aquela que atinge a raiz do conflito criminal ANTES que ele se manifeste. Confunde-se com

    políticas sociais de educação, saúde, moradia, emprego e redução da pobreza. Opera a longo prazo e se dirige a

    todos os cidadãos. Possui alta eficácia, mas é pouco adotada pelos governantes (redução da desigualdade social é a forma mais eficaz de prevenção da criminalidade).

    b) Secundária: atua APÓS a ocorrência do crime e se confunde com a repressão penal. É legitimada pelas teorias da prevenção geral e especial da pena. É pouco eficaz, mas largamente utilizada (ex: o crime de tráfico de drogas tutela a saúde pública por meio da criminalização de uma pessoa que provavelmente não teve acesso à saúde

    pública em primeiro lugar).

    c) Terciária: visa evitar a reincidência e se confunde com o ideário de ressocialização do preso. É chamada de

    intervenção tardia e é muito pouco eficaz.

  • Prevenção Primária = EDUCAÇÃO

    Prevenção Secundária = SOCIEDADE

    Prevenção Terciária= CRIMINOSO 

  • Houve a inversão das medidas de prevenção.

  • Primária: investe-se na rais do conflito, a exemplo da saúde, lazer, educação, bem-estar.

    Secundária: investe-se apenas nas chamadas zonas de criminalidade, a exemplo da atuação policial, de medidas de ordenação urbana, de melhoria do aspecto visual das obras arquitetônicas, do controle dos meios de comunicação.

    Terciária:

    investe-se na ressocialização, a fim de evitar a reincidência.

  • Gabarito: Errado.

    Os conceitos estão invertidos na frase.

  • Prevenção primária: Caracteriza-se pela implementação de medidas indiretas de prevenção, consistentes em evitar que fatores exógenos sirvam como estímulo à prática delituosa. Trata-se normalmente de medidas sociais por meio das quais o Estado garante acesso ao emprego e a direitos sociais como segurança e moradia. Diante da complexidade que as caracteriza, dessas ações não decorrem efeitos positivos imediatos.

    Prevenção secundária: A prevenção secundária conecta-se com a política legislativa penal, assim como com a ação policial, fortemente polarizada pelos interesses de prevenção geral. Programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de auto-proteção, desenvolvidos em bairros de classes menos favorecidas, são exemplos de prevenção ‘secundária’”.

    Prevenção terciária: Representa a prevenção indireta, agora voltada à pessoa do delinquente, para prevenir a reincidência. É implementada por meio das medidas de punição e ressocialização do processo de execução penal.

  • tá tudo de perna pra riba!

  • Prevenção primária: Caracteriza-se pela implementação de medidas de prevenção. Trata-se normalmente de medidas sociais por meio das quais o Estado garante acesso ao emprego e a direitos sociais como segurança e moradia.

    Prevenção secundária: Programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de auto-proteção, desenvolvidos em bairros de classes menos favorecidas, são exemplos de prevenção ‘secundária’”.

    Prevenção terciária: Representa outra forma de prevenção indireta, agora voltada à pessoa do delinquente, para prevenir a reincidência. É implementada por meio das medidas de punição e ressocialização do processo de execução penal.

    FONTE https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2017/06/19/o-que-se-entende-por-prevencao-primaria-secundaria-e-terciaria-crime/. Acesso em 01 de maio de 2020.

  • A banca inverteu os conceitos.

  • Questão invertida as ordens

    A prevenção terciária ( prevenção primária ), da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção primária ( prevenção terciária ), é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social.

  • Gabarito: ERRADO

    A prevenção PRIMÁRIA da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção TERCIÁRIA é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social. 

    Prevenção primária: genuína prevenção, direcionada a todos os cidadãos. Voltada às políticas públicas da sociedade (trabalho, educação, moradia, família, etc.). Ataca a raiz do problema da criminalidade. Orienta-se às causas do delito para neutralizá-lo. Modelo proativo de evitação do crime.

    Prevenção secundária: ação policial repressiva. Orienta intervenções a determinados grupos de risco. Prevenção direcionada aos potenciais e eventuais criminosos. Levada a cabo pela política criminal e pelo controle social jurídico penal.

    Prevenção terciária: voltada à pessoa reclusa. Aplicada após o fenômeno criminal, orientando os criminosos já punidos com o intuito de reduzir sua reincidência. Ação orientada à ressocialização. Levada a cabo pela política criminal e pelo controle social jurídico penal.

  • A questão inverteu os conceitos.

    www.operacaofederal.com.br

  • Primária medida social, secundária grupo social e terciária pessoa criminoso

    Vou passar!

  • A prevenção terciária da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção primária é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social.

    Errado, isso é prevenção primária.

    PREVENÇÃO:

    -> PRIMÁRIA: políticas públicas, educação, saúde, sem destinatários determinados, bem da coletividade em geral.

    -> SECUNDÁRIA: possui um público mais determinado, ocorre na ação policial e em políticas legislativas penais.

    -> TERCIÁRIA: atua no preso, visa a sua recuperação e reintegração social.

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA: realizada de médio a longo prazo, garantindo atendimento as necessidades básicas como moradia, saúde, lazer, educação...

  • Prevenção primária são políticas públicas de longo prazo com foco na raiz do problema (investimento em educação, saúde, moradia...).

    Prevenção secundária é contemporânea, dá-se nas chamadas "zonas quentes do crime". Ex: Unidades de Polícia Pacificadora.

    Prevenção terciária acontece no sistema carcerário com o preso e o acompanhamento do egresso focado sobretudo na ressocialização.

  • Primaria – PSP medio longo prazo visando a Educação entre outras

    Segundaria – PPS curto logo prazo visando o criminoso, ou seja, o crime está acontecendo ou já aconteceu

    Terciária – Publico certo PRESO ( SAP ou DEPEN )

  • PREVENÇÃO CRIMINAL

    PREVENÇÃO PRIMÁRIA - São medidas a médio e longo prazo. Têm-se abordagens que buscam prevenir a violência, ou seja, agir antes que ela ocorra. Investe-se na raiz do conflito, por exemplo, investe-se em educação, saúde, lazer, bem-estar. Resolução de carências (casa, trabalho, distribuição de renda).

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA - Atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. Trata-se de abordagens centradas nas reações mais imediatas à violência. Investe-se apenas nas chamadas zonas de criminalidade, a exemplo da atuação policial, de medidas de ordenação urbana, de melhoria do aspecto visual das obras arquitetônicas, do controle dos meios de comunicação.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA - Destina-se ao preso, são abordagens que focam os cuidados prolongados após a violência. Investe-se na ressocialização, reabilitação, reintegração, a fim de evitar a reincidência.

    GAB: ERRADO.

    AVANTE, GUERREIROS (AS).

  • prevenção terciária===visa combater a pessoa do criminoso- população carcenária.

  • Complementando o comentário dos outros colegas, a prevenção primária visa atacar o mal pela raiz, ou seja, medidas que surtam efeito na nascente, direcionando os esforços para, por exemplo: saúde, segurança, educação, trabalho, etc.

    O comando da questão narrou acerca da prevenção primária.

    Força#

  • A questão trata sobre a criminalização primária, que incide sobre as causas do problema, ou seja, na concretização dos direitos fundamentais, como acesso à saúde, educação, moradia, trabalho, segurança.

    Seu destinatário é toda a população, demanda um investimento alto e exige tempo para gerar resultados. 

  • Prevenção pode ser primária, secundária e terciária.

    Primária: medidas a médio e longo prazo que pretendem atingir a raiz do problema criminal. São investimentos em saúde, lazer, bem estar, educação, tudo que representar investimento nessa base é prevenção.

    Secundária: é a atuação policial, será demonstrada principalmente em zonas de crime. A doutrina aponta também que há outras formas de prevenção secundária como melhoria no aspecto visual da cidade, obras arquitetônicas, controle dos meios de comunicação para que atuem num discurso de prevenção. programas de prevenção policial, controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana, etc. (QUESTÃOCESPE)

     

    Terciária: aqui se tem um destinatário especifico – o apenado. atua com o fim de evitar a reincidência. Voltadas aos preso e ao egresso. (QUESTÃOCESPE)

  • prevenção primária - destinada a sociedade em geral.

    prevenção secundária - reação ao crime praticado - atuação da polícia nas zonas de maior incidência de crimes.

    prevenção terciária - destinada ao recluso.

  • Já começou errado -A prevenção terciária da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação -> seria a prevenção primária.

    Terciária -> preso.

    seja forte e corajosa.

  • Já começou errado -A prevenção terciária da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação -> seria a prevenção primária.

    Terciária -> preso.

    seja forte e corajosa.

  • Na verdade, a assertiva deve ser lida da seguinte forma:

    A prevenção PRIMÁRIA da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção TERCIÁRIA é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social.

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Ataca as raízes da criminalidade (educação, saúde, trabalho, segurança.) E é a MAIS EFICAZ, pois são a longo prazo

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: Destinada aos setores da comunidade: policiais, assistência social, programas de apoio, controle de comunicações.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA: Destinada ao preso (reeducação) visando a recuperação e evitando a reincidência do indivíduo.

  • Um bizú que utilizo é:

    PREVENÇÃO - elemento AMPLO então vai do MAIOR para menor nível de incidência:

    primária (políticas públicas);

    secundária (foco de criminalidade/ ações policiais);

    terciária (delinquente)

    VITIMIZAÇÃO - elemento ESPECÍFICO então vai do MENOR para maior nível de incidência:

    primária (efeitos suportados pela vítima oriundos do próprio delito);

    secundária (efeitos adicionais decorrentes do controle social informal - polícia, MP, judiciário, etc);

    terciária (efeitos adicionais decorrentes do controle social formal - familiares, integrantes da sociedade, etc).

  • Prevenção Primária

  • Falou em longo prazo=primária. Veeeeemmm PMCE2021
  • A CESPE ADORA PREVENÇÃO!!!

  • Gab Errada

    Prevenção PRIMÁRIA- Voltada para origem do delito ; opera a longo e médio prazo e se dirige a todos os cidadãos; reclama prestações sociais e intervenção comunitária; tem-se a limitação pratica, pois a falta de vontade politica e conscientização da sociedade.

    Prevenção SECUNDÁRIA- Ocorre quando o delito acontece; politica legislativa penal; ação policial ;politicas secundárias de segurança pública.

    Prevenção TERCIÁRIA- Destina-se a população carcerária, tem caráter punitivo e o objetivo de ressocialização no ambiente prisional, além disso , pretende evitar a reincidência.

  • GAB: E

    Quando falamos em prevenção na Criminologia, podemos falar em:

    1) Prevenção Primária: medidas a médio e longo prazo que atingem a raiz do problema criminal. Exemplo: investimento em Educação, Saúde, Lazer, etc..

     

    2) Prevenção Secundária: atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As medidas de prevenção são implementadas em áreas críticas, zonas quentes de criminalidade. Exemplo: Atuação Policial, Controle dos Meios de Comunicação, Medidas de Coordenação Urbana.

     

    3) Prevenção Terciária: aquela que age em um individuo específico: no apenado (podendo ser no preso preventivo ou aquele que cumpre pena).

    Fonte: ManualCaseiro

    SIGA NO INSTAGRAM:

    @apostilasistematizadas

    @msdeltaconsultoria

    @marcosepulveda_delta

     

  • CORRIGINDO:

    A prevenção PRIMÁRIA da infração penal consiste em medidas de longo prazo, como a garantia de educação, a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de qualidade de vida, enquanto a prevenção TERCIÁRIA é voltada à pessoa reclusa e visa à sua recuperação e reintegração social.

  • OBS: Criminalização:

    Primária = Criação dos tipos penais;

    Secundária = Atuação da Polícia, MP e Poder Judiciário;

    Terciária = Ingresso dos indivíduos no sistema prisional;

  • ERRADO

    prevenção primária: ataca as raízes da criminalidade: educação, saúde, trabalho, segurança (considerada a longo prazo - antes do crime acontecer)

    prevenção terciária: destina-se ao preso (reeducação) visa a recuperação e evita a reincidência do indivíduo. Obs: menos eficaz.

  • Errado.

    Conceitos invertidos.

  • Errado. a questão troca os conceitos.