SóProvas


ID
2822959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um homem de quarenta e cinco anos de idade morreu após se engasgar com um pedaço do sanduíche que comia em uma lanchonete. Ele estava na companhia do seu cunhado, que não conseguiu ajudá-lo a retomar o fôlego. Os empregados da lanchonete acionaram o socorro médico, mas não houve êxito na tentativa de evitar a morte do homem.

Considerando essa situação hipotética e os diversos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

O evento morte descrito será classificado, quanto à causa jurídica, como morte natural.

Alternativas
Comentários
  • Morte natural: é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra.


    Morte violenta: é a que resulta de ato praticado por outra pessoa(homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.


    Morte suspeita: é a que após investigação cuidadosa das circunstâncias em que o óbito ocorreu e de seu local, suscita razões para se suspeitar, de modo fundamentado, que sua causa tenha sido violenta, e não natural.


    Fonte: tmp.mpce.mp.br/orgaos/CAOCRIM/pcriminal/Tanatologia_Forense.ppt

  • Morte natural: de dentro para fora. Ex: velhice, doença, infarto. O corpo não vai para o IML.

    Morte violenta: de fora para dentro (fatores externos). Ex: homicídio, sujeito que se engasgou. O corpo vai para o IML.

  •         MORTE VIOLENTA, NATURAL E SUSPEITA (CAUSA JURÍDICA DA MORTE):


    ·        Morte violenta - há relação de causa e efeito entre agressão e a morte. Tem origem por ação externa (“vindas de fora”) nas quais se incluem o homicídio, o suicídio e o acidente.


    ·        Morte natural (morte por antecedentes patológicos) - aquela oriunda de um estado mórbido adquirido ou de uma perturbação congênita.


    ·        Morte suspeita - aquela que ocorre de forma duvidosa e sobre o qual não se tem evidência de ter sido de causa natural ou de causa violenta. Esse tipo de morte atualmente é transferido para a responsabilidade médico-legal pela Resolução do Conselho Federal de Medicina.   


  • Morte natural: de dentro para fora. Ex: velhice, doença, infarto. Não vai para o IML.

    Morte violenta: de fora para dentro (fatores externos). Ex: homicídio, sujeito que se engasgou. Corpo vai para o IML.

  • causa jurídica da morte: SAC - suicídio, acidente e crime.

  • CROCE explica que: “Morte natural é aquela que sobrevém motivada amiúde por causas patológicas ou por grave malformação, incompatível com a vida extrauterina prolongada. Entende-se por morte violenta aquela que resulta de uma ação exógena e lesiva (suicídio, homicídio, acidente), mesmo tardiamente, sobre o corpo humano. Morte suspeita é aquela que ocorre em pessoas de aparente boa saúde, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violência indefinidos ou definidos — in exemplis, simulação de suicídio objetivando ocultar homicídio —, passível de gerar desconfiança sobre sua etiologia. CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012, P. 1120

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • GAB ERRADO        MORTE VIOLENTA, NATURAL E SUSPEITA (CAUSA JURÍDICA DA MORTE)

    ·        Morte violenta - há relação de causa e efeito entre agressão e a morte. Tem origem por ação externa (“vindas de fora”) nas quais se incluem o homicídio, o suicídio e o acidente.

    ·        Morte natural (morte por antecedentes patológicos) - aquela oriunda de um estado mórbido adquirido ou de uma perturbação congênita.

    ·        Morte suspeita - aquela que ocorre de forma duvidosa e sobre o qual não se tem evidência de ter sido de causa natural ou de causa violenta. Esse tipo de morte atualmente é transferido para a responsabilidade médico-legal pela Resolução do Conselho Federal de Medicina.   


  • Morte natural: "de dentro para fora." Ocorre por eventos congênitos ou patologia adquirida

    O corpo não vai para o IML .

    Inumação com necropsia não é obrigatória.

    A necropsia deve ser feita com a permissão dos representantes legais.

    Ex: velhice, doença, infarto. Inumação com necropsia não é obrigatória.


    Morte violenta: oriunda de causa externa.

    Decorre de acidente, suicídio ou homicídio.

    Corpo vai para o IML.

    Inumação com necropsia é obrigatória.

    Não permite a cremação

    Ex: sujeito que se engasgou (morte acidental)


    Morte suspeita

    Decorre de causa duvidosa

    Pode ser

    a) natural – por eventos congênitos ou patologia adquirida

    b) violenta – oriunda de causa externa, por acidente, suicídio ou crime


    Morte súbita

    Ocorre de forma inesperada

    Ausência de patologia prévia


    Morte agônica

    Morte lenta, com sofrimento (dor)


    Docimásias:


    hepática - verifica o nivel de glicogenio e glicose no figado

    a) niveis baixos = morte agônica

    b) niveis normais = morte rápida


    suprarrenal - verifica dos niveis de adrenalinda

    a) se houve repleçao = morte rápida

    b) se houve depleçao = morte agônica

  • CLASSIFICAÇÃO DA MORTE:



    Ação isógena; gera efeito e obrigatoriamente tem que passar pelo IML para fazer necrópsia.


    Natural: É a que resulta da alteração orgânica ou perturbação funcional provocada por agentes naturais, inclusive os patogênicos sem a interveniência de fatores mecânicos em sua produção.


    Súbita: Morte imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas em aparente estado de boa saúde.


    Violenta: É aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, ou continuada e persistente de um agente biológico, físico ou químico sobre o organismo. Ex.: Homicídio, suicídio ou acidente.


    Fetal: Morte de um produto da concepção antes da expulsão ou da extração completa do corpo da mãe independente da duração da gravidez.


    - Materna: Morte de uma mulher durante uma gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou localização da gravidez.


    Catastrófica: É toda morte violenta de origem natural ou de ação dolosa do homem em que por um mesmo motivo, ocorre um grande número de vítimas fatais.


    Presumida: É a morte que se verifica pela ausência ou desaparecimento de uma pessoa, depois de transcorrido um prazo determinado pela Lei.



    Fonte:http://aulademedicinalegal.blogspot.com/2012/05/tanatologia.html


  • É uma morte violenta na modalidade acidente, o corpo vai para o IML.

  • Prezado Lúcio Weber, sei que sua intenção talvez seja ajudar, mas seus comentários (em 99% das questões que você comenta) são rasos e não acrescentam. Faça como eu que, não sabendo a matéria, prefere deixar os colegas mais experientes e com profundidade de conhecimento contribuírem com o coletivo. 

    abs.

  • Morte natural: é aquela que vem motivada amiúde por causas patológicas ou por grave malformação, incompatível com a vida extrauterina prolongada.

    Entende-se por morte violenta aquela que resulta de uma ação exógena e lesiva (suicídio, homicídio, acidente), mesmo tardiamente, sobre o corpo humano.

    Morte suspeita é aquela que ocorre em pessoas de aparente boa saúde, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violência indefinidos ou definidos - por exemplo, simulação de suicídio para ocultar homicídio - , passível de gerar desconfiança sobre a sua etiologia.

    A morte súbita é aquela que ocorre de forma imprevista, em segundos ou no máximo em alguns minutos, precedida ou não de fugacíssima agonia e motivada por afecções cardiovasculares, lesões encefálicas, dentre outros.

    Criminalmente falando, certas mortes súbitas são consideradas suspeitas até prova em contrário. Os peritos, contudo, sempre saberão estabelecer o diagnóstico diferencial entre a morte súbita e a morte suspeita, examinando o local onde o óbito ocorreu, ouvindo testemunhas, se houver, realizando a indispensável necropsia e exames complementares, etc.

    Já a morte agônica é aquela em que a extinção desarmônica das funções vitais processa-se paulatinamente, num tempo relativamente longo.

    Fonte: Delton Croce.

  • Morte violenta se dá através de : (SAC- Suicídio, Acidente ou Crime). No caso como foi engasgamento, houve uma morte violenta por acidente!

  • Morte suspeita - aquela que ocorre de forma duvidosa e sobre o qual não se sabe o motivo.

    Morte Violenta - fatores externos (SAC - suicídio, acidente ou crime).

    Morte natural - fatores internos (doença, velhice, malformação).

    Quando se tem certeza que a morte é natural, não há o que investigar (são atestadas pelo médico do indivíduo ou por um médico patologista, credenciado em um Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

    A morte, quando levanta dúvidas sobre sua etiologia, deve ser investigada por exame necroscópico, segundo o artigo 162 do Código de Processo Penal. Logo, tanto a morte violenta quanto a morte natural podem ir ao IML.

    Uma coisa é a etiologia, outra é a consequência.

  • Quanto a causa jurídica da morte temos a seguinte classificação:

    1) Morte natural: decorrente de doença ou envelhecimento.

    2) Morte violenta: é a que resulta de crime, suicídio ou acidente (SAC), mesmo que ocorra tardiamente em relação ao evento, sendo necessário apenas o nexo causal com a violência.

    3) Morte suspeita: é a morte inesperada, sem sinais de violência, mas que ocorreu em condições estranhas.

    4) Morte por inibição: parada súbita das funções vitais sem causa jurídica ou médica identificáveis.

    No caso em tela temos uma morte por acidente, considerada então violenta.

  • Corpo vai para o IML:

    Morte violenta;

    Causa externa ;

    Ex: acidente, suicídio ou homicídio;

    Inumação com necropsia é obrigatória;

    Não permite a cremação;

  • O engasgamento, do ponto de vista médico legal, é uma asfixia por sufocação direta

  • Gab.: ERRADO

    Morte natural é aquela que decorre de dentro para fora. Ex.: qualquer doença, infarto e etc.

    As causas jurídicas da morte são divididas em 3 modalidades

    1- MORTE NATURAL

    É aquela decorrente de fatores internos.

    2 - MORTE VIOLENTA

    a) homicídio

    b) suicídio

    c) acidente

    3- MORTE SUSPEITA

    a)  morte súbita

    b) morte sem assistência

    c) morte suspeita propriamente dita. Ex.: morto que sofria ameaças.

    Fonte: vídeo aulas professor Carlos Eduardo Palhares.

  • Muita gente endente e fala que a morte natural o corpo não vai para o IML, mas já errei questão adotando esse entendimento. Pois na morte natural o atestado de óbito em regra é dado pelo médico que acompanha a vitima, mas muitas vezes a mesma não tinha acompanhamento e nesses casos deverá ir para o Serviço de Verificação de Óbito, mas são poucos os municípios que possuem tal serviço. EM resumo, se não houver acompanhamento e nem SVO o corpo irá para o IML.

  • Acredito que seja considerada morte violenta por acidente.

  • Eu entendi que a questão queria diferenciar causa jurídica da morte aquela elencada pela autoridade judicial (homicídio, suicídio) com causa médica da morte irá aparecer nos casos de morte natural ou violenta, ( hemorragia,infecção, parada cardíaca)

  • Quer saber se foi morte violenta? Ligue pro SAC.

    Suicídio

    Acidente

    Crime

  • Morte acidental

  • Causa jurídica da morte é violenta, decorrente de acidente, com necessário exame necroscópico por parte da equipe do IML respectivo.

  • Morte natural - é aquela que decorre de doença ou do envelhecimento.

    Morte violenta - é aquela que decorre de energias externas (crime, suicídio ou acidente, incluindo-se os acidentes de trabalho).

    Morte suspeita - é aquela inesperada em que não há sinais de violência, mas que se deu em condições incomuns. 

  • Gabarito: Errado.

    1. Morte natural: "de dentro para fora", por eventos congênitos ou patologia adquirida. Ex.: velhice, doença, infarto.

    ·        Em regra, o corpo não vai para o IMLporque o atestado de óbito em regra é dado pelo médico que acompanha a vítima.

    ·        No caso de morte natural SEM assistência médica – o corpo vai para o SVO (Serviço de Verificação de Óbitos)Mas poucos municípios possuem esse serviço, sendo assim, o corpo irá para o IML.

    ·        Inumação com necropsia NÃO é obrigatória. 

    2. Morte violenta: oriunda de causa externa de fora para dentro.” Ex.: homicídio, acidente, suicídio, sujeito que se engasgou.

    ·        Corpo vai para o IML.

    ·        Não permite a cremação.

    ·        Inumação com necropsia é obrigatória. 

    necropsia é o exame post mortem de um cadáver. Tem como finalidade, dentre outras: identificar o cadáver, a cronotanatognose e determinar a causa médica da morte.

    Fontes: Ciclos e Manual Caseiro.

  • Morte violenta - morte resultante de suicídio, acidente ou crime.

  • GABARITO: ERRADO

    Morte natural é aquela que provém de velhice, doença ou estado patológico. A classificação a que se refere a assertiva é de morte violenta, uma vez que ocorreu por meio de acidente.

  • Morte Violenta Acidental.

  • Errado. Morte violenta, decorrente de acidente, crime, ou suicídio.

  • Morte violenta por acidente!

  • MORTE NATURAL - Só por IDADE ou por DOENÇA.

  • Morte natural é aquela que sobrevém motivada amiúde por causas patológicas ou por grave malformação, incompatível com a vida extrauterina prolongada.

    Entende-se por morte violenta aquela que resulta de uma ação exógena e lesiva (suicídio, homicídio, acidente), mesmo tardiamente, sobre o corpo humano.

    Morte suspeita é aquela que ocorre em pessoas de aparente boa saúde, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violência indefinidos ou definidos — in exemplis, simulação de suicídio objetivando ocultar homicídio —, passível de gerar desconfiança sobre sua etiologia

    Fonte: CROCE, Manual de Medicina Legal, 2012, 8 ed, p. 1123

  • Errado.

    Trata-se de morte violenta, que é dividida em: Homicídio, Suicídio e Morte Acidental.

    A questão cobrou a morte violenta na sua modalidade morte acidental.

  • Eu não sabia, mas sabia que engasgo nunca que é morte natural =)

  • MORTE ACIDENTAL

  • MORTE NATURAL=== "de dentro pra fora"

    MORTE VIOLENTA==="de fora pra dentro"  

    MORTE SUSPEITA=== pode ser natural e ou violenta

    MORTE SÚBITA===ocorre de forma inesperada

    MORTE AGÔNICA===morte lenta, com sofrimento

  • O evento morte descrito será classificado, quanto à causa jurídica, como morte natural.

    Incorreta, seria morte acidental.

    A saga continua...

    Deus!

  • SÓ não entendi o comentário da Wiula Cardoso quando ela disse que a inumação é obrigatória ou não a depender da causa da morte. Se alguém conseguir me explicar..

  • GABA: E

    MORTE NATURAL: 1- De causa interna. Resulta de uma patologia

    MORTE VIOLENTA: 1- De causa externa, provocada por terceiro (ex: homicídio), pelo próprio agente (ex: suicídio) ou por acidente (ex: o engasgo).

    MORTE SUSPEITA: 1- Há dúvida sobre ser natural ou violenta.

  • Morte natural: Morte por antecedentes patológicos. Eventos congênitos ou patologias adquiridas. (G. França)

    Morte violenta: Oriunda de causa externa (suicídio, acidente ou crime).

    Morte suspeita: Será considerada suspeita sempre que houver a possibilidade de não ter sido de causa natural. Decorrente de causa duvidosa.

  • Morte Violenta: "homicídio,suicídio e acidente."

  • Trata-se de uma morte violenta por acidente, e não morte natural.

  • A morte natural (também compreendida por Genival França como "morte por antecedentes patológicos"), pode ter origem tanto em eventos congênitos, quanto em patologias adquiridas.

    Eventos congênitos: alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina e que podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento.

  • GABARITO: ERRADO

    FUNDAMENTAÇÃO:

    A morte natural se dá por duas hipóteses: velhice e doenças.

    A morte violenta se dá por três hipóteses: homicídio, suicídio e acidente.

    Sempre analise o contexto da questão, se o indivíduo morreu por outro fator que não seja velhice ou doença, diz-se sua morte foi violenta.

  • A morte natural se dá por causas internas, como p. ex., em decorrência de alguma doença - podemos pensar no câncer. No caso hipotético apresentado na questão não há que se falar em morte natural, haja vista tratar-se de um acidente, ou seja, a morte teve como sua causa um fator externo (engasgamento por objeto estranho ao corpo), enquadrando-se como morte violenta, que é aquela compreendida nas hipóteses de: (a) homicídio; (b) suicídio; e (c) acidente.

  • A morte jurídica é classificada em:

     Morte natural: decorrente de doença ou envelhecimento.

     Morte Violenta: resulta de crime, suicídio ou acidente.

    Atenção: no caso de acidente, mesmo que ocorra tardiamente em relação ao evento danoso, se houver nexo causal com a violência, é classificada como violenta.

     Morte suspeita: é a morte inesperada e estranha, sem sinais de violência, por exemplo.

     Morte por inibição: aqui há a parada súbita das funções vitais de uma pessoa sadia, sem causa médica e jurídica identificáveis.

  • GAb Errada

    Morte Violenta ou Suspeita: É obrigatória a autópsia, sendo realizada no IML ( Instituto Médico Legal)

    Morte Natural: Nos casos de morte natural de causa mal definida, a autópsia será feita pelo Serviço de Verificação de Óbito ( SVO), pertencente ao Serviço de Anatomia Patológica do hospital. Entretanto, como a família pode opor-se, já que esta autópsia não é compulsória, resta, nesses casos, recorrer ao suprimento judicial. 

    • Doenças 

    OBS: Se não tiver SVO - Quem vai atestar é o médico do serviço público de saúde mais próximo. 

    Observações: 

    • Corpos em Estado avançado de Putrefação e Desconhecido: IML 
    • Natural sem assistência média e sem SVO: Serviço público médico mais próximo. 
    • Morte Fetal ( Natural): Médicos que prestarão assistência à mãe na gestação. 
    • Mortes violentas e Suspeitas: IML
    • Morte por Embriaguez Alcólica: IML. 
    • Morte por engasgo: IML. 

  • Morte súbita é diferente de morte suspeita, embora, em regra, morte súbita seja considera suspeita.
  • Como a morte foi oriunda de um acidente,será classificada como violenta.

  • Morte natural: mais bem denominada morte por antecedentes patológicos, é aquela oriunda de um estado mórbido adquirido ou de uma perturbação congênita.

    Morte violenta: tem origem por ação externa e mais raramente interna, nas quais se incluem o homicídio, o suicídio e o acidente.

    Morte de causa suspeita: é aquela que ocorre de forma duvidosa e sobre a qual não se tem evidência de ter sido de causa natural ou de causa violenta.

    Tanto a morte por antecedentes patológicos como a morte violenta podem ser de ocorrência súbita, imediata, mediata ou agônica.

    Morte súbita é aquela de efeito imediato e instantâneo, havendo entre seu início e fim apenas alguns minutos, não dando tempo para um atendimento mais efetivo. Tem um grande interesse médico-legal pelo seu caráter imprevisível, além do seu interesse patológico e sanitário. Na prática, morte súbita é quase sinônimo da morte natural imediata. Assim, a maioria dos autores considera morte súbita como aquela que ocorre de forma inesperada e brusca, em um indivíduo de aparente bom estado de saúde, sempre de causa interna ou patológica, sem portanto qualquer influência externa ou violenta.

    Morte mediata é a que possibilita à vítima sobrevivência de algumas horas, mas que lhe proporcionou alguma forma de providência. No CID-10, seria aquela que “ocorre em menos de vinte e quatro horas do início dos sintomas, não explicada de outra forma”

    Morte agônica ou tardia é aquela que se arrasta por dias ou semanas após a eclosão de sua causa básica.

  • Esse caso concreto trata-se de uma sufocação DIRETA por OCLUSÃO das vias respiratórias, causando o impedimento da passagem do ar.

    Exemplos de sufocação direta:

    Corpos estranhos nas vias aéreas;

    Aspiração de vômito (embriaguez);

    Restos alimentares;

    Fonte: Manual Caseiro de Medicina Legal

  • > MORTE NATURAL:

    1. velhice
    2. doença

    > MORTE VIOLENTA:

    1. homicídio
    2. suicídio
    3. acidente