-
Analisando apenas pela colocação pronominal da de matar a questão
-
AAs pessoas sempre queixaram-se ( se queixaram)da impossibilidade de ler o jornal digital, devido o (devido ao) fato de este não as possibilitar muita mobilidade.
BAo ler a combinação de textos, fotos e gráficos, os leitores pareciam que encontravam-se (se encontravam)mais integrados com a sociedade que lhes (os) abarcava.
CDestacando-se pela agilidade com que noticia os fatos e pelas diferentes formas de divulgá-los, o jornal digital vem tomando o espaço do jornal tradicional, de papel.
DA tela de TV apresentada nos EUA tem mostrado-se (se mostrado ) apta de (a) dobrar-se para ser transportada pelo leitor, capaz de levar-lhe a quaisquer lugares.
EA tela é feita com um material que ainda não encontra-se (se encontra) disponível para ser comercializado em larga escala, mas há muita gente interessada em adquirir-lhe.
Existem outros erros nas questões, mas analisando apenas a colocação pronominal daria de matar a questão
-
Complementando o comentário do Paulo Júnior:
A) As pessoas sempre queixaram-se ( se queixaram)da impossibilidade de ler o jornal digital, devido o (devido ao) fato de este não as possibilitar muita mobilidade.
Está incorreta pois deveria ser "Se queixaram", e não "queixaram-se", pois o sempre é advérbio de tempo, e um advérbio é uma palavra atrativa que faz com que a colocação pronominal sofra próclise (o pronome oblíquo átono vai ficar antes do verbo)
B) "Ao ler a combinação de textos, fotos e gráficos, os leitores pareciam que encontravam-se (se encontravam)mais integrados com a sociedade que lhes (os) abarcava"
Eu acredito que essa alternativa está incorreta pois o "que" é pronome relativo que retoma "os leitores", e pronomes relativos também são palavras atrativas que fazem com que o pronome oblíquo sofra próclise, por isso o correto seria "que se encontravam" ao invés de "que encontravam-se".
C
C) Destacando-se pela agilidade com que noticia os fatos e pelas diferentes formas de divulgá-los, o jornal digital vem tomando o espaço do jornal tradicional, de papel.
D)"A tela de TV apresentada nos EUA tem mostrado-se (se mostrado ) apta de (a) dobrar-se para ser transportada pelo leitor, capaz de levar-lhe a quaisquer lugares."
O correto é "tem se mostrado", e não "tem mostrado". Nesse caso está incorreta, pois, em locuções verbais onde o verbo principal for uma formação do particípio (mostrado, particípio são aqueles verbos que tem terminação em -ado e -ido), o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (por isso que o "se" vem depois do "tem", pois é o verbo auxiliar dessa locução adverbial)
E) "A tela é feita com um material que ainda não encontra-se (se encontra) disponível para ser comercializado em larga escala, mas há muita gente interessada em adquirir-lhe."
O correto seria "se encontra", e não "encontra-se". Isso ocorre pois antes do verbo há uma uma palavra de sentido negativo (o não), que é uma palavra atrativa e faz com que o pronome oblíquo sofra próclise
Ficou meio bagunçando, mas espero que consigam entender tudo
-
Questão relativamente fácil de responder. Nas questões incorretas, o erro é gritante.
A ressalva que faço é que, logo após o número da questão (Q941111), o assunto descrito não faz menção à colocação pronominal.
-
Questão de colocação pronominal.
a) E. A palavra 'sempre' é um advérbio e atraí o pronome ocasionado próclise. O correto é: sempre se queixaram...
b) E. O termo 'que' (recupera ideia anterior, sendo pronome relativo) atraí o 'se'. O correto é: pareciam se ...
c) C. Lembre-se 'vem' = singular; vêm = plural.
d) E. Regra - Verbo auxiliar + se + particípio. Correto: tem se mostrado ...
e) E. Palavra em sentido negativa atraí o pronome, ocasionando a próclise. Correto: não se encontra ...
-
PME
Próclise= antes
Mesóclise= meio
Ênclise= depois
-
a) sempre se queixaram, devido AO Fato.........
b) se encontravam , os abarcava
c) gab
d) APTA A
e) se encontra
-
GABARITO: C
-
Muitos erros de colocação pronominal, Gabarito C
-
Muitos comentários errados sobre a letra B, o QUE da letra B não é pronome relativo, é uma conjunção integrante.
-
Por eliminação assinalei a alternativa "C", mas caberia recurso. "Destacando" está no particípio, portanto não caberia crase.
-
C
A) As pessoas sempre se queixaram
B) os leitores pareciam que se encontravam
D) tem se mostrado apta a
E) ainda não se encontra
-
Data vênia aos colegas, DISCORDO do gabarito, pois na letra (C) "destacanDO-se" ==> É proibido ênclise após particípio.
Bons estudos.
-
Estou vendo aqui muita gente confundindo Gerúndio é Particípio.
Forma verbal do verbo DESTACAR:
No particípio é: destacado.
No gerúndio é: destacando.
No infinitivo é: destacar.
Bora ter atenção!!
Bons Estudos!
-
Destacando-se pela agilidade com que noticia os fatos e pelas diferentes formas de divulgá-los, o jornal digital vem tomando o espaço do jornal tradicional, de papel.
ELA ESTA ERRADA , OS FATOS SÃO NOTICIADOS , NOTICIAM /// (RECURSO) CERTEZA NESSA ESTA ERRADISSIMO , ALGUM PROFESSOR PARA ME CORRIGIR SE EU ESTIVER ERRADO...