-
Gab:C
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.
Fonte:https://cartilha.cert.br/malware/
-
Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Se propaga pela execução direta de suas cópias, sem necessidade de um hospedeiro
Vírus: programa ou parte de um programa de computador (geralmente malicioso) que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro
Keylogger: é uma espécie de spyware (espião), que é projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. O keylogger captura e armazena as teclas digitadas. Também são espécies de spyware: screenlogger (armazena a posição do cursor e a tela apresentada no monitor) e o adware (apresenta propagandas)
Rootkit: é um conjunto de programas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido
Cavalo de troia: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador
-
GABARITO ''C''
MEU RESUMO SOBRE CÓDIGOS MALICIOSOS
_____________________________________________________________________________
PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:
VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.
WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.
BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.
BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.
TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.
PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira'', ou seja, sites fraudulentos.
ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.
TRAPDOORS: falhas de programação.
SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado(GABARITO); screenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.
RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.
obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.
-
KEYLOGGER - UMA DAS ESPÉCIES DE SPYWARE.
-
DESCULA A IGNORANCIA , MAS AFINAL QUAL A RESPOSTA CORRETA?
NO GABARITO DA LETRA (D) MAS ESTAO FALANDO LETRA (C) EIS A DUVIDA RS....
-
Gabarito: C
Spyware - gênero
Espécie > Keylogger: capaz de "Kapturar" e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
-
GABARITO: C
SPYWARE: é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros.
Podem ser:
KEYLOGGERS: "Kaptura" o que o usuário digita;
SCREENLOGGERS: registra os movimentos de mouse de um usuário;
ADWARES: mostram propagandas para os usuários.
-
Boa tarde,guerreiros!
(GÊNERO) SPYWARE
CESPE-->Spyware tem a finalidade de capturar informações em um computador,mas sem objetivo de domina-lo nem corromper o sistema.CERTO
KEYLOGGER (ESPÉCIE)
>Kaptura teKlas,teKlado
SCREEN LOGGER (ESPÉCIE)
>Captura teclaS(telaS)
-
Keylogger captura as informações digitadas pelo usuário. Captura o teclado.
Spyware tem a finalidade de capturar informações em um computador, mas sem objetivo de dominá-lo nem corromper o sistema
-
Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.
-
Keyloggers - Captura a digitação do teclado,
screenloggers - Registra o movimento do mouse,
Adwares - Mostra propagandas,
-
GABARITO: C.
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Gabarito: letra C
complementando
Keylogger é um programa criado para gravar tudo o que uma pessoa digita em um determinado teclado de um computador. Ele é um programa do tipo spyware e é utilizado quase sempre para capturar senhas, dados bancários, informações sobre cartões de crédito e outros tipos de dados pessoais.
fonte: canaltech.com.br/seguranca/O-que-e-keylogger/
-
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sitesde Internet Banking.
Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
-
Keylogger
-
Spyware: é um programa cuja finalidade é monitorar as atividades de um determinado sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado com fins legítimos ou maliciosos.
Tipos de Spyware
Keylogger
capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado de um computador.
Screenlogger
armazena a tela apresentada pelo monitor de vídeo.
Adware
projetado para apresentar propagandas (com fins legítimos ou maliciosos).
GAB = C
-
Dá para matar a questão com noções de inglês
KEY = chave, TECLA
KEYBOARD = TECLADO