SóProvas


ID
2824258
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    1. Sinto inveja dos contistas. Para mim, é mais fácil escrever um romance de 200 páginas que um conto de duas.

   2. Já se tentou explicar em fórmulas narrativas a diferença entre um conto, uma novela e um romance, mas o leitor, que não precisa de teoria, sabe exatamente o que é uma coisa ou outra assim que começa a ler; quando termina logo, é um conto. O critério do tamanho prossegue invencível.

    3. Para entender o gênero, criei arbitrariamente um ponto mínimo de partida, que considero o menor conto do mundo, uma síntese mortal de Dalton Trevisan: "Nunca me senti tão só, querida, como na tua companhia".

   4. Temos aí dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa que parece vir de longe e não acabar com o conto. Bem, por ser um gênero curto, o conto é também, por parecer fácil, uma perigosa porta aberta em que cabe tudo de cambulhada.

   5. Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto já no seu primeiro instante, a aparente facilidade do conto vem destroçando vocações.

  6. Além disso, há a maldição dos editores, refletindo uma suposta indiferença dos leitores: "conto não vende". Essa é uma questão comercial, não literária. Porque acabo de ler dois ótimos livros de contos que quebram qualquer preconceito eventual que se tenha contra o gênero.

  7. Os contos de A Cidade Dorme, de Luiz Ruffato, que já havia demonstrado ser um mestre da história curta no excelente Flores Artificiais, formam uma espécie de painel do "Brasil profundo", a gigantesca classe média pobre que luta para sobreviver, espremida em todo canto do país entre os sonhos e a violência.

  8. Em toda frase, sente-se o ouvido afinado da linguagem coloquial que transborda nossa cultura pelo arcaísmo de signos singelos: "Mas eu não queria ser torneiro-mecânico, queria mesmo era ser bancário, que nem o marido da minha professora, dona Aurora".

   9. O atávico país rural, com o seu inesgotável atraso, explode em todos os poros da cidade moderna.

  10. Já nos dez contos de Reserva Natural, de Rodrigo Lacerda, que se estruturam classicamente como "intrigas", na melhor herança machadiana, o mesmo Brasil se desdobra em planos individuais; e o signo forte de "reserva natural" perde seu limite geográfico para ganhar a tensão da condição humana.

11. Como diz o narrador do conto "Sempre assim", "é tudo uma engrenagem muito maior".


(Adaptado de: TEZZA, Cristovão Disponível em: www1.folha.uol.com.br

Ao se modificar a pontuação do texto, a frase que permanece correta, mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, está em: (A) O

Alternativas
Comentários
  • Gabarito para os não assinantes: D

  • A) Não há vírgula entre sujeito e predicado: "pobre que, luta para sobreviver".

    B) O "também" deveria vir entre vírgulas.

    C) "já no seu primeiro instante" deveria vir entre vírgula, pois é adj. adv. intercalado e "a aparente facilidade do conto, vem destroçando vocações" está errado, pois não há vírgula entre sujeito e predicado.

    D) ADJUNTO ADVERBIAL INTERCALADO / ENUMERAÇÃO (CORRETA)

    E) Não pode haver vírgula entre adjunto adnominal e o seu sujeito: "O atávico, país rural, " / há necessidade de vírgulas entre "com o seu inesgotável atraso", pois é um adj. adv. intercalado / não há vírgula entre o núcleo do adjunto adverbial e o seu complemento (adj. adnominal).

  • Já vi questões dizendo que se isolasse por virgulas adjunto adverbial iria mudar o sentido original. 

  • ENTENDER O QUE A QUESTAO REALMENTE ESTA QUERENDO.....

  • Gabarito D.

    Sobre as outras alternativas, há erro aparente em pontuação.

    Uma ressalva na alternativa D: para as outras bancas, restringir um adjunto adverbial entre vírgulas causaria alteração do sentido original do texto (de explicativa para restritiva).

    Mas, levando em consideração que as outras estão com erros de pontuação bem definidos, a gente é induzido a marcar a letra D mesmo...

  • GABARITO: opção (D)

     

    No período em análise, o segmento "em fórmulas narrativas" funciona como adjunto adverbial, sendo correto o isolamento por vírgulas devido à intercalação desse constituinte sintático na sentença. Mantêm-se, assim, a correção gramatical e o sentido original do texto, validando a opção (D) como resposta.

     

    Nas demais opções:

     

    a) no trecho em apreço, o ponto e vírgula substituiu incorretamente a vírgula. Ademais, o isolamento do trecho "luta para sobreviver" entre vírgulas prejudica a correção gramatical do período.

     

    b) os dois-pontos foram empregados de maneira inadequada, fragmentando a sentença. Nesse contexto, esse sinal de pontuação deve ser substituído por uma vírgula, isolando o termo intercalado "também". Além disso, a vírgula após "tudo" separou o núcleo de seu complemento, transgredindo um dos pré-requisitos básicos para o emprego do referido sinal de pontuação.

     

    c) além de a redação mostrar-se com truncamento sintático, a vírgula após "muito alto" deve ser deslocada para após "instante", isolando a oração subordinada adjetiva explicativa "que colocou (...) já no seu primeiro instante". Ademais, a vírgula após o termo "conto" separa inadequadamente o sujeito "a aparente facilidade do conto" do predicado "vem destroçando vocações".

     

    e) a vírgula antes de "país rural" fragmentou inadequadamente o sintagma "O atávico país rural", que exerce a função de sujeito. Ademais, a vírgula após a forma verbal "explode" deve ser deslocada para depois do termo "atraso", isolando o adjunto adverbial "com o seu inesgotável atraso". Por fim, a vírgula após "poros" também está inadequada, separando o núcleo "poros" de seu complemento.



    FONTE: Professor Fabiano Sales

  • Depois de tanto pensar no que a questão estava pedindo, desisti e olhei só a pontuação.


    Letra D

  • Poxa FCC...nem pra falar em que parágrafo está o trecho?! É pra esgotar o candidato mesmo! Que maldade!

  • Explicação pertinente de  Aldey Concurseiro. 

     

    Ainda que as outras alternativas tenham erros aparentes, o meu entendimento é no sentido de alteração do sentido. Nesse diapasão, pleitearia a anulação da questão. Salienta-se que, conforme alternativa letra D, caso fosse inserido  vírgulas, transformaria o termo isolado em explicativo, portanto, teria alteração de sentido. 

     

    Críticas são bem vindas. 

  • Estão cada vez mais frequentes esses enunciados ridículos. Então, quando não souber o que a questão da FCC (em português) está querendo, busque o sujeito/verbo ou a correção gramatical. Pra quem está no "escuro", pode ajudar.

    Bons estudos a todos.

  • É SÓ PROCURAR O SVC- SEREMOS VITORIOSOS EM CONCURSOS RSRSRSRS

  • O mais difícil é enteder o que o enunciado diz.

  • No meu entendimento, a questão fala sobre pontuação.

    D - Já se tentou explicar, em fórmulas narrativas, a diferença entre um conto, uma novela e um romance...

    Pelo o que estudei, está frase poderia ficar assim: Em fórmulas narrativas, já se tentou explicar a diferença entre um conto, uma novela e um romance. Sendo que "em fórmulas narrativas entre vírgula está correta".