SóProvas


ID
2824279
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Atenção: Leia a fábula “O leão, a raposa e a corça”, do escritor grego Esopo, .

  Um leão, que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: “Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite”. A raposa se foi e, ao encontrar a corça a saltitar na floresta, saudou-a efusivamente e, em seguida, lhe disse: “Vim trazer boas novas! Você sabe que o leão, nosso rei, é meu vizinho. Ele está doente, moribundo, e se pôs a considerar sobre qual dos animais iria sucedê-lo. O javali é sem juízo”, afirmava ele, “o urso, balofo, a pantera, ranzinza, o tigre, fanfarrão. A corça é a mais digna da realeza, porque tem porte altivo, vida longa e um chifre que intimida as serpentes. Bom, mais delongas para quê? Por decisão dele, você assumirá o reinado! E eu, que recompensa vou ganhar por ter-lhe dado essa notícia em primeira mão? Vamos, prometa-me alguma coisa. Estou com pressa, não vá ele sentir a minha falta! Ele me tem como conselheira para tudo. Se você quer ouvir a mim, sou velha, meu conselho é que você venha também e aguarde junto do moribundo”. Assim disse a raposa. Com essas palavras, a corça ficou toda cheia de si e foi à caverna, ignorando o que ia acontecer.
  O leão, então, lançou impetuoso suas garras sobre ela, dilacerando-lhe somente as orelhas, pois a corça tratou de fugir rapidamente para a floresta. Enquanto a raposa dava murros porque havia feito esforços em vão, o leão gemia, entre fortes rugidos, pois a fome e o desgosto o dominavam. Então ele suplicou à raposa que fizesse uma segunda tentativa para trazer a corça novamente, por meio de um ardil. “A tarefa que você me atribuiu é difícil e penosa. Contudo, vou lhe dar esse apoio”, disse a raposa. Assim, como um cão farejador, saiu à procura da corça e foi tramando trapaças rumo à floresta, seguindo a indicação de uns pastores, a quem ela perguntou se tinham visto uma corça sangrando.
  A raposa a encontrou esbaforida e parou diante dela com a maior cara de pau. Indignada, a corça arrepiou o pelo e disse: “Nunca mais você me pega, sua peste! E se chegar perto de mim, não sairá viva! Vá raposinhar com outros, inexperientes, estimulando-os a se tornarem reis!” A raposa rebateu: “Você é tão frágil e covarde assim, que desconfia de nós, seus amigos? O leão, quando agarrou sua orelha, ia dar conselhos e recomendações a respeito desse cargo tão importante, porque ele está morrendo! E você não tolerou nem mesmo um arranhão da pata de um enfermo! Agora a indignação dele é muito maior que a sua, e ele pretende tornar rei o lobo. Ai de mim, um senhor malvado! Mas venha, não se deixe sugestionar por nada, comporte-se como um cordeiro. Juro por todas as folhas e fontes que não sofrerá nenhum mal da parte do leão. Quanto a mim, quero apenas o seu bem”.
  Com tais ludíbrios, a raposa convenceu a medrosa a acompanhá-la uma segunda vez. E quando a corça adentrou a caverna, o leão agarrou a sua janta e se pôs a comer os ossos todos, o tutano e as entranhas. A raposa ficou parada, observando. Nisso cai o coração da corça e a raposa sorrateiramente o apanha e devora, como prêmio de seu empenho. E quando percebeu que o leão farejava todas as partes mas não achava o coração, ela, postada à distância, lhe disse: “A bem da verdade, essa fulana aí não tinha coração. Não adianta procurar! Que espécie de coração teria ela, que veio ter por duas vezes à morada e às mãos de um leão?”
(Esopo. Fábulas completas. Tradução de Maria Celeste Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 309-311.)

Verifica-se o emprego de verbo no modo imperativo no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E. Observe o verbo ludibrie que está na 3ª pessoa do Imperativo.


    *****Ludibrie ele/ela

  • LETRA E


    a) Então ele suplicou à raposa que fizesse uma segunda tentativa para trazer a corça novamente...(Suplicou = pretérito perfeito do modo indicativo. Fizesse = pretérito imperfeito do modo subjuntivo)

    b) Vim trazer boas novas! (Vim = pretérito perfeito do indicativo)

    c) Por decisão dele, você assumirá o reinado! (Assumirá = futuro do presente do modo indicativo)

    d) E se chegar perto de mim, não sairá viva! (Chegar = futuro do modo subjuntivo. Sairá = futuro do presente do modo indicativo)

    e) GABARITO



  • O modo imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo. No modo imperativo negativo é necessário uma palavra negativa precedendo o verbo.


    Verbo Ludibriar...

    Imperativo (afirmativo)

    ludibrie ele/ela

  • Ludibrie você ....

  • Gabarito Letra E

    O modo imperativo expressa uma ordem ou orientação.

    No caso em tela, a letra "E" traz "ludibrie (ELE/ELA) com palavras a maior corça que vive na floresta..."

     

  • Fui direto atrás dos verbos no PRESENTE DO INDICATIVO E SUBJUNTIVO.

  • Tem que conjugar o verbo pra conseguir perceber...

    ludibria (tu)

    ludibrie (você)

    ludibriemos (nós)

    ludibriai (vós)

    ludibriem (vocês)

  • E

    Ludibrie-a VOCÊ!

    Ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, VOCÊ!

    IMPERATIVO AFIRMATIVO:

    ludibria-a tu - ludibrie-a você - ludibriemo-la nós - ludibriai-a vós - ludibriem-na vocês

  • ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta...  aqui ele está mandando! Imperativo afirmativo

    Dica para saber se é  presente do subjuntivo ou preterito imperfeito do subjuntivo :

    antes do verbo coloque o que (no caso do presente)

    ou o Se no caso do preterito imperfeito do subjuntivo 

    e o quando no caso do futuro do subjuntivo.... se conjugar é só correr pro abraço

  • GABARITO: opção (E)

     

    A forma verbal "ludibrie" está flexionada no imperativo afirmativo, modo que expressa um conselho, sugestão. Logo, esta é a resposta: letra (E).

     

    Nas demais opções:

     

    a) a forma "suplicou" está flexionada no Pretérito Perfeito do Indicativo, enquanto a estrutura "fizesse" está conjugada no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

     

    b) a forma "trazer" está no Infinitivo. Vale destacar a implicitude da preposição "para": Vim [para] trazer boas novas!

     

    c) a forma verbal "assumirá" está conjugada no Futuro do Presente do Indicativo.

     

    d) as formas verbais "chegar" e "sairá" estão flexionadas, respectivamente, no Futuro do Subjuntivo e no Futuro do Presente do Indicativo.


    FONTE: Professor Fabiano Sales

  • Dica boba: A música "Admirável chip novo" da Pitty pode ajudar a lembrar a conjugação dos verbos no imperativo "Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça, use, seja, ouça, diga, tenha, more, gaste, viva..."

    Obs: Novo instagram com dicas diárias ► @segueoconcurseiro

  • Leonardo Galatti GÊNIO!!! Amo essa música

  • ludibrie imperativo afirmativo - expressa um conselho, sugestão. 

  • na letra E, o ´´quer´´ não é verbo?

  • Gabarito: E

    Coloque "você" depois do verbo: ludibrie (você) com palavras (...), faça (você) a tarefa, limpe (você) a casa.

  • Pra nunca mais errar, vejam o comentário do Leonardo Galatti!!

  • Dica preciosa da professora Isabel aqui do qc:

    PARA SER MODO IMPERATIVO O VERBO TEM QUE ESTAR NO PRESENTE

  • IMPERATIVO

    PRESENTE DO INDICATIVO = TU E VÓS SEM S.

    PRESENTE DO SUBJUNTIVO = ELE, NÓS E ELES.

  • Imperativo: dar uma ordem! Faça isso!!!

  • DICAS: PROCURAR O VERBO QUE PERDEU A VOGAL TEMÁTICA. IMPERATIVO - JAMAIS VERBO NO FUTURO.

    EX: LUDIBRIAR (1ª CONJUGAÇÃO). LUDIBRIE (PERDEU A VOGAL TEMÁTICA "A").

  • A dúvida entre a A e E. Mas vi quer lidibrie é uma ordem.

  • Bizu: Quando a questão pedir modo imperativo vale ressaltar que: Não faz sentido usar a 3° pessoa(ELE/ELA), pois ordem se dar diretamente com a pessoa com quem se fala

  • Bizu: Quando a questão pedir modo imperativo vale ressaltar que: Não faz sentido usar a 3° pessoa(ELE/ELA), pois ordem se dar diretamente com a pessoa com quem se fala

  • Para ser imperativo o verbo precisa estar no presente, pois se trata de uma ordem. Eu não tenho como dar uma ordem para ser feita ontem (?? passado) e não tenho como dar uma ordem para ser feita amanhã (futuro), pois a ordem pressupõe a urgência, ou seja, é para agora (presente).