A entrevista nada mais é do que um diálogo, um processo de comunicação direta entre o Assistente Social e um usuário (entrevista individual), ou mais de um (entrevista grupal). Contudo, o que diferencia a entrevista de um diálogo comum é o fato de existir um entrevistador e um entrevistado, isto é, o Assistente Social ocupa um papel diferente – e, sob determinado ponto de vista, desigual – do papel do usuário.
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/viewFile/119/117
Vamos item a item.
I. A entrevista é um instrumento de trabalho exclusivo do assistente social.
Errado. Entrevista é uma técnica que pode ser empregada por diversas outras categorias profissionais. Muito longe de ser uma atribuição privativa.
II. O momento da entrevista tanto pode ser um espaço onde prevaleça uma relação de poder, quanto um espaço em que o usuário possa exprimir suas ideias, vontades e necessidades.
Correto. A depender da perspectiva teórica que guia o entendimento da entrevista. Ela pode ser um instrumento que prioriza a hierarquização ou a horizontalidade.
III. A entrevista, para o assistente social, nada mais é que um diálogo entre 2 ou mais pessoas.
Errado. A entrevista é uma técnica, dotada de intencionalidade, que pode ser individual ou grupal e ainda pode ser: estruturada; semiestruturada ou não estruturada. Não é um mero diálogo.
RESPOSTA: LETRA B