SóProvas


ID
2824876
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Quitação – no contrato de compra e venda de imóvel, mediante pagamento do preço a prazo – é

Alternativas
Comentários
  • QUITAÇÃO vs RECIBO.

    Quitação é um direito do devedor e um dever do credor.

    O recibo é o instrumento pelo qual se materializa a quitação.


    Fiquem à vontade para me ajudar com observações!


    Fé em Deus!

  • Resposta correta: C


    Art. 319, CCB: O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada.


    Art. 320, CCB: A quitação, que sempre poderá ser dada por instrumento particular, designará o valor e a espécie da dívida quitada, o nome do devedor, u quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do se representante.


    Parágrafo único. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valerá a quitação, se de seus termos ou das circunstâncias resultar haver sido paga a dívida.

  • Enunciado 18 CJF

    A "quitação regular" referida no art. 319 do novo Código Civil engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de "comunicação a distância", assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.


  • GABARITO: LETRA C

    Art. 319: O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada.

    Art. 320: A quitação, que sempre poderá ser dada por instrumento particular, designará o valor e a espécie da dívida quitada, o nome do devedor, u quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do se representante.

    Parágrafo único. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valerá a quitação, se de seus termos ou das circunstâncias resultar haver sido paga a dívida.

  • Bom dia. Alguém pode me explicar porque a D estaria errada? Grata desde já.

  • A) Não se trata da forma pela qual o devedor paga o preço, mas cuida-se da prova do pagamento, que pode ser conceituada como “a declaração unilateral escrita, emitida pelo credor, de que a prestação foi efetuada e o devedor fica liberado. É a declaração escrita a que vulgarmente se dá o nome de recibo." (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Teoria Geral das Obrigações. 14. ed. São Paulo: Saraiva. 2017. v. 2, p. 319). Incorreta;

    B) Conforme narrado acima, cuida-se da prova do pagamento. Incorreta;

    C) Em consonância com o conceito apresentado. Correta;

    D) A quitação não é o pagamento, mas a sua prova. Caso a prestação seja integralmente cumprida, o art. 319 do CC garante ao devedor o direito da quitação regular, sendo possível, inclusive, que retenha o pagamento enquanto não lhe seja dada. Caso a prestação não seja integralmente cumprida, o credor dará ao devedor apenas quitação parcial, explicitando o débito remanescente. Incorreta.


    Resposta: C 
  • Laura..

    a questão pediu o conceito de quitação!

    a letra d traz o conceito de adimplemento!

  • A quitação é a declaração unilateral escrita, emitida pelo credor, de que a prestação foi efetuada e o devedor fica liberado. Paga a dívida, o devedor terá o direito de receber do credor um elemento que prove o que pagou, que é a quitação regular, podendo reter o pagamento, enquanto ela não lhe seja dada. 

    Na lição de Maria Helena Diniz, em seu Código Civil anotado, quitação é o documento em que o credor ou seu representante, reconhecendo ter recebido o pagamento de seu crédito, exonera o devedor da obrigação.

    Resposta: letra "C".

    Bons estudos! :)

  • GAB: C

     

    QUITAÇÃO:  prova do pagamento.

     

     O recibo é o instrumento da quitação. O pagamento é provado por meio da quitação e o devedor tem direito de recebê-la. A quitação sempre pode ser dada por instrumento particular. O Código Civil, em seus artigos 322 a 324, prevê presunções relativas de pagamento em favor do devedor.

     

  • Gabarito: letra C.

    Quitação ocorre no contrato de compra e venda de imóvel, mediante pagamento do preço a prazo a qual se materializa com a declaração firmada por uma parte de que recebeu a prestação da outra, por exemplo: do vendedor de que recebeu o pagamento do preço devido pelo comprador.