Modelo biomédico - associa doença à lesão, reduzindo o processo saúde-doença à sua dimensão anatomofisiológica, excluindo as dimensões histórico-sociais, como a cultura, a política e a economia e, consequentemente, localizando suas principais estratégias de intervenção no corpo doente.
Assistencial Clássico - o serviço hospitalar é um mecanismo produtor de cuidados médicos, reunindo profissionais, saberes, tecnologias e infraestruturas materiais. Aqui há uma obediência indiscutível à autoridade médica.
Estratégia Saúde da Família - O ato de cuidar que entende a saúde de modo positivo, isto é, não apenas voltada para práticas curativas cujo objetivo é a ausência de doenças, mas voltada para todas as condições que a determinam, como condições de trabalho, habitação, educação adequada, ambiente saudável.
Modelo campanhista - baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, implementando programas de vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e outras ações de medicalização do espaço urbano, que atingiram, em sua maioria, as camadas menos favorecidas da população.
Modelo previdenciário-privatista - sua organização é marcada pela lógica da assistência e da previdência social, inicialmente, restringindo-se a algumas corporações de trabalhadores e, posteriormente, unificando-se no Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social (INPS), em 1966, e ampliando-se progressivamente ao conjunto de trabalhadores formalmente inseridos na economia. Esse modelo é conhecido também por seu aspecto hospitalocêntrico.
Bibliografia
http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbe...
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica. Saúde e sociedade [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Marta Inez Machado Verdi; Marco Aurélio Da Ros; Thaís Titon de Souza. – Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
Catão MO. Genealogia do direito à saúde: uma reconstrução de saberes e práticas na modernidade. Campina Grande: EDUEPB. Estrutura hospitalar moderna, 2011.
Gabarito do Professor: Letra C .