SóProvas


ID
2825194
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo saúde-doença, dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS), exige atenção, dentre outros aspectos, à integralidade dos cuidados e resolubilidade dos problemas de saúde dos indivíduos e da comunidade. Para que isso ocorra, é importante que a formação dos profissionais seja voltada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA B


    Sempre observar palavras chaves.


    A - a compreensão das especificidades de cada problema envolvido no processo saúde-doença e à especialização dos profissionais para o trabalho verticalizado

    B - a compreensão das dimensões biopsicossociais que envolvem o cuidado do indivíduo e ao trabalho em equipe multiprofissional. 

    C - aos trabalhos de prevenção das doenças o que exige o conhecimento epidemiológico e especializado em cada área médica

    D - o trabalho em equipe multiprofissional que vise o aprimoramento de trabalhos especializados no interior de cada área médica. 

    E - a compreensão das demandas individuais de modo que a atuação seja de alta complexidade e especialidade para atingir o máximo de resolubilidade. 


  • O processo saúde-doença se configura como um processo dinâmico, complexo e multidimensional por englobar dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais, econômicas, ambientais, políticas, enfim, pode-se identificar uma complexa inter relação quando se trata de saúde e doença de uma pessoa, de um grupo social ou de sociedades. Integralidade: É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade. A resolubilidade diz respeito à combinação dos graus de eficácia e eficiência das ações em saúde. A Resolutividade reforça a importância da Atenção Básica ser resolutiva, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário. O SUS trabalha com a descentralização, ou seja, não é um modelo verticalizado, e foca nos cuidados de baixa complexidade diminuir a demanda de alta complexidade (maior especialização e tecnologias mais caras) que é sempre mais onerosa e invasiva. Portanto, levando em consideração o texto a alternativa que mais se encaixa quando falamos em integralidade e resolutividade é a alternativa B que coloca que a formação dos profissionais seja voltada para a compreensão das dimensões biopsicossociais que envolvem o cuidado do indivíduo e ao trabalho em equipe multiprofissional.


    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/M... Vianna LAC. Processo saúde-doença. Ministério da Saúde, Universidade Federal de São Paulo, Unasus, 2012. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS : documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 3. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    Gabarito do Professor: Letra B.




  • PROCESSO SAÚDE - DOENÇA :

    INTEGRALIDADE dos cuidados e RESOLUBILIDADE dos problemas de saúde dos indivíduos e da comunidade. Para que isso ocorra, é importante que a formação dos profissionais seja voltada :

    GABARITO B ) :

    COMPREENDER O SER INTEGRAL( bio/psico/social ) envolve : cuidar do indivíduo e trabalhar em equipe multi/profissional .