-
alguém pra comentar?
-
b)A Roda de Conversa é um método de ressonância coletiva que consiste na criação de espaços de diálogo, em que os trabalhadores podem se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. O objetivo é estimular a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação. A roda de conversa não tem como premissa grupos homogêneos e simétricos. Tanto é que temos estudos com esta técnica em grupos heterogêneos: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18s2/1807-5762-icse-18-s2-1299.pdf
c) Numa perspectiva psicanalítica, Bion (1975) identificou dois modos de solução dos problemas grupais semelhantes aos níveis de Bales (1970). Para Bion são dois os planos no qual os grupos agem: o plano do trabalho-tarefa e o plano da emoção. No plano do trabalho-tarefa a estratégica caracteriza-se por esclarecer a situação, buscar informações relevantes, elaborar alternativas e testá-las. Este é um modo racional de reagir que Bion denominou trabalho-tarefa. Esta modalidade refere-se à maneira racional e consciente de um grupo buscar soluções para suas dificuldades.
Porém, é no plano da emoção que os grupos se defrontam com as dificuldades maiores em lidar com os problemas e seus reflexos recaem sobre o plano da tarefa, impedindo muitas vezes de um grupo realizar seu objetivo. É no plano da emoção que se inserem as necessidades interpessoais e que dão o clima para a realização da tarefa grupal.As respostas emocionais podem apresentar uma das seguintes hipóteses: a dependência, a luta-fuga e a união ou acasalamento.
d) Para Lewin (1978), um grupo é mais do que a soma de seus membros: consiste numa totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes, tendo propriedades específicas enquanto totalidade, princípio da Escola da Gestalt. Possui estrutura própria, objetivos e relações com outros grupos. A essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas sua interdependência. Lewin caracteriza um grupo como sendo um todo dinâmico, o que significa que uma mudança no estado de uma das suas partes provoca mudança em todas as outras.
Nesse sentido, as tentativas com vistas à realização dos objetivos grupais criam no grupo um processo de interação entre as pessoas, que se influenciam reciprocamente e pode haver a produção de novos significados e metas.
-
e)Os Grupos Focais são definidos como técnica de entrevista em grupo, que se baseia na interação social entre pessoas com características em comum, procurando compreender o que sentem ou pensam sobre um determinado assunto, produto ou serviço. Trata-se portanto, de uma técnica abrigada no campo qualitativo, orientada por narrativas produzidas coletivamente por sujeitos que se encontram juntos, com base em um tema-chave e por meio do manejo do trabalho por um profissional. O propósito dos Grupos Focais é coletar informações relacionadas a um certo tema que seja de interesse em uma pesquisa ou avaliação.
Uma diferença importante entre Grupos Focais e outras formas de trabalho em grupo é que usualmente estas outras técnicas têm diferentes objetivo, tais como chegar a conclusões coletivas, estabelecer consensos, tomar decisões e, outras vezes, produzir resultados nas próprias relações grupais ou para os membros do grupo, como no caso das técnicas com finalidade terapêutica. Como os Grupos Focais não se ocupam destas questões, e não se constituem com os mesmos critérios que outras grupalidades, além de serem encontros pontuais que não irão se repetir, são particularmente úteis para a compreensão de percepções, sentimentos e pensamentos das pessoas a respeito de determinados temas, produtos, serviços, etc. Um Grupo Focal irá permitir consenso e o dissenso a fim de produzir percepções sobre algo, tanto naquilo que cada participante traz e expressa individualmente, quanto naquilo que se constitui dentro do próprio grupo, a partir dos diálogos que se armam naquela circunstância
-
gab) a) Os grupos operativos
Estruturam-se em pré-tarefa, tarefa e projeto,
Definido os papéis, a verticalidade e a horizontalidade
“Pichon-Rivière”
b) A Roda de Conversa
É um método coletivo para espaços de diálogo. Objetivo escutar os outros e a si
Não tendo como premissa grupos homogêneos e simétricos.
c) Para Bion são dois os planos no qual os grupos agem:
1. Trabalho-tarefa. É para esclarecer a situação, buscar informações relevantes, elaborar alternativas e testá-las.
Buscando soluções para suas dificuldades.
2. Plano da emoção. No plano da emoção está As necessidades interpessoais e que dão o clima para a realização da tarefa grupal.
d) Grupo: A essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas sua interdependência.
e) Grupo Focais: O propósito é coletar informações relacionadas a um certo tema que seja de interesse em uma pesquisa ou avaliação.
-
Os grupos se constituem como importante instrumental técnico de intervenção nas diversas áreas de atuação do psicólogo. A esse respeito é correto afirmar:
--> Os grupos operativos de Pichon-Rivière estruturam-se em pré-tarefa, tarefa e projeto, ressaltando-se os papéis, a verticalidade e a horizontalidade.