A) É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que NÃO mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.
B)Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e com TEMPO LIMITADO.
C) É importante que a entrevista inicial NÃO aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias. Não é psicoterapia.
D)Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento. NEM SEMPRE
E) Correta
Livro: Psicodiagnóstico - Claudio Hutz. Capa laranja, tem em pdf no Google.
A
É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.
(ao contrário, deve-se aplicar os testes que mobilizem menos ansiedade. Por exemplo, testes gráficos)
B
Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e dispor de um tempo ilimitado.
"A delimitação temporal entre entrevista inicial e o processo terapeutico tem a faunção de explicitar as diferenças de objetivos dos dois procedimentos e dos papeis diferenciados dos profissionais nas duas situações. Essa delimitação define o setting e fortalece o contrato terapêutico, que pode ser consolidado como conclusão das entrevistas iniciais" P.47
C
É importante que a entrevista inicial seja aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias.
(Deve ser dirigida. "É no intuito de alcançar os objetivos da entrevista que o entrevistador estrutura sua intervenção"p. 46).
D
Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento.
("por suas resistências, o paciente pode negar a realidade e depositar num terceiro a responsabilidade pela procura. Há uma tendência para o motivo explicitado ser o menos ansiogênico e mais tolerável ao paciente. Em geral, não é o mais verdadeiro. Consequentemente, há tendência para explicitação dos motivos, conforme a gradação e apropriação, pela consciência do paciente. As motivações inconscientes estão no nível mais profundo e obscuro da psiquê. Constituem-se nos aspectos mais verdadeiramente responsáveis pelas aflições do paciente." p. 39)
E
Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.
(CORRETA)