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ID
2825860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

     Visto que a virtude se relaciona com paixões e ações, e é às paixões e ações voluntárias que se dispensa louvor e censura, enquanto as involuntárias merecem perdão e às vezes piedade, é talvez necessário a quem estuda a natureza da virtude distinguir o voluntário do involuntário. Tal distinção terá também utilidade para o legislador no que tange à distribuição de honras e castigos. São, pois, consideradas involuntárias aquelas coisas que ocorrem sob compulsão ou por ignorância; e é compulsório ou forçado aquilo cujo princípio motor se encontra fora de nós e para o qual em nada contribui a pessoa que age e que sente a paixão — por exemplo, se tal pessoa fosse levada a alguma parte pelo vento ou por homens que dela se houvessem apoderado.

      (...)

      No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidade; o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto antecedente, julgue o item a seguir.


Considerando-se as premissas de Aristóteles, é correto inferir que o exercício ético de uma função pública exige que todas as ações do agente público sejam guiadas pela razão, vinculada à vontade de agir com virtude.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: CERTO


    O que entendi: agir com virtude é agir com ética, na medida em que o “servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal” (Decreto Nº 1.171/94).

    E, por isso mesmo, “todas as ações do agente público sejam guiadas pela razão, vinculada à vontade de agir com virtude”.



    HAIL IRMÃOS!

  • mais uma vez não entendi, no texto nem sequer cita o servidor público, ele fala do legislador. Entendo que o enunciado fale em inferir do texto... sinceramente esse texto veio muito complexo.

  • Messias Aguiar, a questão deixou claro  " Considerando-se as premissas de Aristóteles".

  • Todas essas questões sobre o texto, poderiam ser respondidas sem ao menos ler o texto, pois as questões estão todas vinculadas a lei, e pela matéria ética, respondi e acertei todas sem ler o texto, apenas baseado na lei

  • ao Cespe deixo o meu VSF FDP

  • Inferir = deduzir 

     

    gab: CORRETO

  • Ewerton Bregalda, vc tb é um charlatão que fica postando links maliciosos e poluindo nosso site com spam! Também merece ser denunciado, e vê se arruma outro lugar para fazer propaganda!!!!

  • Gabarito: Certo

    Comentário do Prof. Paulo Guimarães, do Estratégia Concursos:

    O exercício ético de uma função pública exige do agente que ele seja guiado pela razão, no sentido da autonomia da vontade. Alguém que age com a razão decide suas ações, e por isso pode agir com virtude.

    Comentário do Prof. Diogo Surdi, do Gran Cursos:

    A ética está intimamente relacionada com a razão, ou seja, com as atitudes racionais e voluntárias. Desta forma, para que tenhamos o exercício ético de uma função pública, torna-se necessário que o agente público, em todas as suas ações, seja guiado pela razão, e não pela emoção. Atitudes praticadas com ética e com razão são aquelas que levam em conta a vontade de agir com virtude. 

    Comentário da Prof. Priscila Ferreira, do Alfacon:

    A ação dos indivíduos, no caso aristotélico, deve ser sempre guiada pela razão, uma vez que visa o bem comum. As paixões são sempre pontuais, particulares. Logo, a Ética de Aristóteles pode ser vista como um pensar bem, ou seja, para fazer o bem comum através da razão.

    Fontes:

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tecnico-mpu-gabarito-extraoficial-de-etica/

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/10/22113506/Quest%C3%B5es-MPU-T%C3%A9cnico-%C3%89tica-Diogo-Surdi.pdf

    https://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-extraoficial-mpu-2018-comentarios-de-etica/

  • To perdendo a paciência com Aristóteles

  • a paixão atrapalha? rerere

  • Uma das ideias mais interessantes da Ética aristotélica é a de que as manifestações da virtude estão ligadas ao agir, e não apenas ao pensar. Para dizermos que alguém é virtuoso, devemos nos pautar nas ações dessa pessoa, e não simplesmente nos seus pensamentos. Sob esse ponto de vista podemos dizer que questão está correta, pois os hábitos e costumes são justamente as ações dos seres morais, que definem o valor da sua conduta.

  • A questão exige conhecimento acerca da construção do conceito de virtude em Ética à Nicômaco, de Aristóteles. Sobre o tema, temos que:


    Para Aristóteles, o agir com virtude está ligado às ações voluntárias, às quais se dispensa louvor ou censura. Aqui, temos um meio-termo, indicando a existência da virtude. A virtude está intrinsicamente ligada, portanto, às escolhas racionais. Por outro lado, as ações involuntárias merecem perdão e às vezes piedade. São consideradas involuntárias aquelas coisas que ocorrem sob compulsão ou por ignorância (emoções). Nessa lógica, podemos inferir, corretamente, que o exercício ético de uma função pública exige que todas as ações do agente público sejam guiadas pela razão, vinculada à vontade de agir com virtude.


    Referências:

    ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo. Nova Cultural: 1996.

    Gabarito do professor: assertiva certa.