SóProvas


ID
2826022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de administração, julgue o próximo item.


A adoção de estratégias de segregação de clientes por faixas de renda é uma diretriz que deve ser seguida na prestação de serviços públicos, porque favorece o alcance da excelência dos serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • Serviço público = administração pública = impessoalidade, moralidade

  • Gabarits: errado.

    A regra é a impessoalidade.


    É importante ressaltar que algum tipo de segregação é admitida como exceção ao princípio da impessoalidade;

    Exemplo disso seria diferenciação de tarifa de água por faixa de consumo.

  • ERRADA

    O serviço público segue a impessoalidade, não pode oferecer serviços de acordo com a renda de seus cidadãos.

  • Gab. Errado


    Segregação é o ato de segregar, de por de lado, de separarisolar ou apartar.

    Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.

  • Vale ressaltar também que o serviço público deve ser universal. No enunciado da questão, a banca utiliza o conceito de segmentação, que é dividir o público-alvo em.camadas ou extratos. Existe segmentação social, que é a separação das camadas de acordo com o nível sócio-econômico de cada integrante
  • Errado.

    Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada

    • O Governo/Administração Pública tem como objetivo maior proporcionar o bem estar à coletividade enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro.

    • A Administração Pública deve ser transparente (divulgar objetivos, ações e resultados) e tratar as pessoas/cidadãos com equidade (diferencia apenas casos previstos em lei) na gestão privada a transparência não é obrigatória e as pessoas têm tratamento diferenciado de acordo com os interesses corporativos.

    • O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade, a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.

    • Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral a administração privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas.

    A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

  • Vinculou segregação com serviço público, é treta. Errado

  • Gab. ERRADO.

    Segregação é o ato de segregar, de por de lado, de separarisolar ou apartar.

    Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.

  • Não faz sentido, já que o serviço por clientes visa justamente segregar, p. Ex a Mercedes só faz carro pra ricos.
  • A SEGREGAÇÃO NÃO FAVORECE O ALCANCE DA EXCELÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS, POIS ELA ACABA DIVIDINDO OS CLIENTES.[

    POR EXEMPLO: NÃO É TODO MUNDO QUE PODE COMPRAR UMA MERCEDES, JÁ UMA MOTO DEPENDENDO DO VALOR, É ACESSÍVEL A UMA MAIOR QUANTIDADE DE PESSOAS.

    ENTRETANTO, UM FATOR A SER OBSERVADO NA SEGREGAÇÃO, ATÉ MESMO DE FORMA POSITIVA É QUE: COMO É DIVIDIDO POR CLIENTES, O "VENDEDOR", SE ESPECIALIZARÁ, E SABERÁ ATÉ MESMO, O TIPO DE CLIENTE QUE ELE TEM, TENDO MAIOR AUTONOMIA PARA EXPLICAR ACERCA DO PRODUTO

  • ERRADO!

    "A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais."

    (Fragmento retirado do comentário do Luciano)

  • Uma dica, a matéria ADM pública não é sua Ex, então não olhe-a com raiva, e com sua lógica, vá pela visão de administrador. Abraços.

  • Gab: ERRADO

    Segregação é sinônimo de afastamento, separação, discriminação. Portanto, é o oposto do que ensina a Administração Pública.

  • ERRADA

  • Gab: ERRADO

    Segregação é sinônimo de afastamento, separação, discriminação. Portanto, é o oposto do que ensina a Administração Pública.

  • Enunciado retirado do MEGP, pág. 10:

    Partimos da premissa de que, enquanto as organizações do mercado são conduzidas pela autonomia da vontade privada, os órgãos ou entidades públicos são regidos pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público, tratando a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

  • Segrega nada. Todo mundo junto e misturado.

  • Isso não ajuda em nada , bem pelo contrário, discrimina....

  • Resumindo , a administração pública não vai tratar nem quem tem mais e quem tem menos dinheiro nem melhor e nem pior todos são iguais perante a lei , impessoalidade tá aí pra isso tbm , valeu meu mano !!!