SóProvas


ID
2826028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de administração, julgue o próximo item.


A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Teoria Clássica COM FOCO NAS TAREFAS: Criada por Fayol, essa Teoria se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico.

     

    #PCDF

  • Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação.

    A existência de roteiros-padrão se associam à Teoria da Administração Científica de Taylor, que faz parte da Abordagem Clássica da Administração, e não da Teoria Clássica (de Fayol), conforme apontado pela banca – que se preocupa com o estabelecimento da estrutura organizacional. Apesar disso, reconhecemos que alguns autores trazem Taylor e Fayol como parte da “Teoria Clássica”, o que torna o ponto controverso e a questão impossível de ser respondida com 100% de certeza.

     

    FONTE: CARLOS XAVIER, ESTRATGIA

  • GABARITO: CERTO

     

    SEMELHANÇAS ENTRE AS ESCOLAS DE TAYLOR (CIENTÍFICA)  E FAYOL (CLÁSSICA):

    - Estudo da organização formal

    - VISÃO MECANICISTA

    - Homem econômico

    - Sistema fechado.

    FOCO NOS PROCESSOS INTERNOS

    - Abordagem PRESCRITIVA  e normativa.

  • Não seria teoria burocrática?

  • Ao meu ver está errado uma vez que falou explicitamente padrão rotineiro de tarefas que só encaixa na teoria cientifica -foco na tarefa.
    Se falasse escola classica ou abordagem classica ai englogaria as duas teorias e estaria correto.
    Processos internos é uma coisa tem diferença das duas teorias n pode jogas as duas teorias num mesmo balaio porque a teoria classica foca na estrutura.
    ps:Se o cespe não anular no é no minímo não reconhecer que errou.
     

  • Sim existe similaridade entre a visão de Fayol 

    Pois os  roteiros-padrão que acontece nos serviços públicos também aconteciam na teoria clássica!

     

    Acho que a cespe não vai anular!

     

    Pois esse tipo de questão não dá para se prender somente em palavras mas num TODO

  • ENUNCIADO - A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.

    Gabarito:ERRADO

    Questão polêmica. Se o examinador tivesse utilizado o termo “abordagem clássica” que tem foco na tarefa estaria certa, mas como fala de tarefa não é teoria clássica, mas administração científica.

    FONTE: Prof. Renato Lacerda, GranCursos.

  • Na prova marquei como correta!

     

  • O cespe mais uma vez se enrola na elaboração, há uma diferença grotesca entre ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA ( Adm Científica - Taylor, Teoria Clássica - Fayol, Teoria Burocrática - Weber) e TEORIA CLÁSSICA OU ESCOLA CLÁSSICA que é a escola liderada por Fayol.

  • Recursos para mudanca de gabarito. Abordagem classica diferente de teoria classica. Padronizacao pode ser atribuida a Ford ou Taylor e ate a Weber, mas nao a Fayol.

  • Eu fui de errado pensando que poderia ter similaridade com a Teoria Cientifica ou Burocrática, alias a questão fala em roteiros-padrão, mas a Clássica que foca na estrutura???


    Difíícil cespe

  • Administração científica e não teoria clássica.

  • Quem errou essa questão está no caminho certo e soube diferenciar escola clássica por abordagem clássica.

  • Aí você acerta aqui e erra na prova... aff

  • Gabarito CERTO


    A questão não trata de qual era o foto de cada teoria, mas sim dos "roteiros-padrão" os quais também faziam parte da teoria clássica da administração.

  • Acertei, mas fiquei na dúvida pois não seria a TEORIA CIENTÍFICA de Taylor? Fayol não estava mais ligado na estrutura e não nas tarefas?

  • CONFORME GIOVANNA CARRANZA ..


    DENTRE OS 14 PRINCÍPIOS DE FAYOL TEMOS ;


    Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a

    eficiência.


    especialização é uma consequência da divisão do trabalho e é a subdivisão do trabalho da organização em tarefas menores. ... Assim, os funcionários dentro de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada.



    OU SEJA, HÁ EXISTÊNCIA DE ROTEIROS-PADRÃO A SEREM SEGUIDOS NA EXECUÇÃO DE TAREFAS NA TEORIA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO.


    EM NENHUM MOMENTO A QUESTÃO FALOU QUE ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA'' TEM ÊNFASE NAS TAREFAS''


    TANTO A CLÁSSICA ,CIENTÍFICA E BUROCRÁTICA TÊM ESSA SIMILARIDADE EM TERMOS DE ''ROTEIROS-PADRÃO A SEREM SEGUIDOS NA EXECUÇÃO DE TAREFAS ''











  • Seguir roteiros-padrão é uma das características da teoria clássica e pronto (resposta correta). O que poderia deixar a questão errada seria acrescentar a palavra SOMENTE.

  • Para acertar a questão é necessário levar em consideração a "jurisprudência" da banca.

    Para o CESPE, Teoria Clássica é sinônimo de Abordagem Clássica! 

  • CERTO

    Abordagem clássica da Administração = administração científica + teoria clássica

    O objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário.

    Dentre os aspectos da 'organização racional do trabalho' está a padronização de métodos.

    Fonte: livro administração geral e pública de Chiavenato.

    'roteiros-padrão' é forma de racionalização/padronização. Logo, gabarito certo.

  • Questão capciosa mesmo,gente.

     

    Pra essa questão ser considerada correta,acredito que o cespe fundamentou com base no princípio da divisão do trabalho de Fayol.

     

    Dá-se o nome de divisão do trabalho à especialização de funções que permite a cada pessoa criar, usar e acentuar, com máxima vantagem, qualquer diferença peculiar em aptidões epura os. Tem como consequência o trabalhocooperativo em tarefas específicas e delimitadas, com o objetivo de aumentar a eficiência da produção.    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_do_trabalho

     

  • A teoria clássica de Fayol entre seus 14 princípios ele cita padronização... acredito que nao deva ser anulada.

  • Fernando Batista, eu pensei da mesma forma, diferenciando Teoria Clássica e Abordagem Clássica

  • Teoria clássica é umacoisa...Abordagem clássica é outra...

  • cespe fez da administração ciêntifica um "software livre". 

    continuo não concordando com o gabarito.

  • Esta questão é polêmica. A teoria clássica da Administração, de Fayol, se refere a estrutura da organização e a Administração Científica de Taylor às tarefas executadas pelas organizações. Logo, "A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Questão errada e passiva de anulação.

  • A questão estaria correta se no lugar de "Teoria Clássica da administração", tivesse posto "abordagem clássica da administração". 

  • Errei por considerar que órgão público foi influenciado pela burocrática e não pela clássica. Mas segue o baile

  • Gente mas depois da Teoria das Relações Humanas, passamos a considerar "Teoria Clássica" como se fosse "Abordagem Clássica", ambos os termos estão corretos, trata-se da junção das 2 teorias: clássica + científica. Só precisa analisar o contexto.

    Fonte: Prof. Fábio QC. Aula do item 3 - Abordagem Humanística - Parte 3.

  • A BUROCRACIA É REPRESENTADA PELO EXCESSO DE FORMALIDADE, OU SEJA, ELES GOSTAVAM MESMO É DA PAPELADA, PARA SEMPRE TEREM AÇÕES ROTINEIRAS PRÉ DEFINIDAS.

  • Eu entendi em: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas (...) como similaridade ao princípio da padronização da administração científica.

  • GABATITO: CERTO

    Na "Escola Clássica" existe oque é chamado de P. D. O. C. C.

    Planejamento: "... uso da ação adotada..."

    Direção: "... direcionar oque irá ser feito pelas pessoas..."

    Organização: "... Divisão de tarefa entre pessoas, setores e recursos nessessario (lembrar de organograma)"

    Coordenação:"... compatibilização das atividades..."

    Controle:"... monitoramento sobre os objetivos alcançados X objetivos previstos... "

    Roteiros padrões são descritos em organogramas, independentes da instituição.

  • CERTO

    A abordagem clássica (teoria da adm. científica + teoria clássica) é prescritiva.

    A abordagem prescritiva/normativa estabelece regras ou princípios gerais de aplicação, soluções enlatadas e princípios normativos que regem o como fazer as coisas dentro das organizações. "

    FONTE: Adriel Sá - TEC Concursos

  • O examinador quer saber o seguinte: a padronização,prevista na administração científica de administração, existe no atual modelo da administração pública brasileira? A resposta é CERTO e vejamos o porquê:

    Chiavenato, na sua obra de 2014, explica quais as características marcantes da administração científica:

    Estudo de tempos e movimentos dos funcionários;

    Estudo da fadiga humana;

    Divisão do trabalho e especialização do operário;

    Desenho de cargos e tarefas (obs: naquela época, já existia resquícios de matérias de recursos humanos. Inclusive, isso foi tema de uma questão do cespe: )

    Teoria do homo economicus;

    Estudo da condição do ambiente de trabalho;

    PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;

    Enfoque analítico da administração.

    Cabe ressaltar que, naquela época, o foco da gestão era direcionado para a produtividade do trabalho. Taylor percebeu que ESPECIALIZANDO seus funcionários e PADRONIZANDO AS ATIVIDADES, a produtividade seria maior e consequentemente a empresa teria mais lucro.

    Mas como isso se aplica na administração pública brasileira? O Brasil, historicamente, teve somente 3 modelos de administração pública. A patrimonial (modelo que vingou durante o brasil império até meados dos anos 50/60); burocrática (implementada pelo Getulio Vargas) e a gerencial que se faz presente até os dias de hoje. Acontece que, todos os doutrinadores admitem que o modelo de administração vigente guarda características desses 3 tipos de gestão. O uso da padronização de atividades demonstra-se marcante durante o período da administração pública burocrática. Naquela época, por conta da forte cobrança de especialização de funcionários, a padronização surgiu como uma forma de facilitar as atividades rotineiras nos órgãos públicos. E, como havia dito, essa característica se faz presente até os dias de hoje.

    Exemplo: boletins de ocorrência em delegacia; requerimento de documentos em faculdades públicas; diversos tipos de portarias e ofícios; etc. T

  • O Chiavenato em um de seus livros apresenta a abordagem clássica como sendo a TEORIA clássica + a TEORIA científica e ele específica cada uma dessas teorias separadamente,a primeira centrada na estrutura e a outra focada nas tarefas. Por isso o gabarito estaria correto se a cebraspe substituísse a teoria clássica pela cientifica ou se propusesse em vez de teoria clássica a abordagem clássica.

  • PALHACESPE.

    ENUNCIADO: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Povo fica puxando o saco do CESPE

    TEORIA CLÁSSICA = TEORIA CLÁSSICA > ESTRUTURA.

    ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA = ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA > TAREFAS.

    ABORDAGEM CLÁSSICA = ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA + TEORIA CLÁSSICA.

    GAB: ERRADO.

    INSTAGRAM: @tecnico_administrativo

  • Vale lembrar que a abordagem clássica envolve a Administração científica, a teoria clássica, e a teoria das relações humanas.

  • Gabarito da banca - Certo.

    Questão duvidosa.

    A existência de roteiros-padrão se associam à Teoria da Administração Científica de Taylor, que faz parte da Abordagem Clássica da Administração, e não da Teoria Clássica (de Fayol), conforme apontado pela banca – que se preocupa com o estabelecimento da estrutura organizacional.

    Apesar disso, reconhecemos que alguns autores trazem Taylor e Fayol como parte da “Teoria Clássica”, o que torna o ponto controverso e a questão impossível de ser respondida com 100% de certeza.

    Comentário - prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.

  • quem errou, acetou, porem a cespe ferrou kkkk

  • Como assim cara

  • A questão tratou a Teoria Clássica no sentido lato sensu, inlcuindo ambas as teorias envolvidas. Difícil pq as vzs a banca trata dessa forma, e as vzs as diferencia. Errei e erraria de novo se a banca tratasse as duas como se fossem unas... mas bem:

    Pensou em Taylor, pensou em Taylorefas (Teoria Científica, foco nas tarefas)

    Pensou em Fayol, pensou em Fayoltura (Teoria Clássica, foco na estrutura)

    Ambos integram a abordagem clássica.

  • Outras questões que ajudam a responder:

    Q955094

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2018 - FUB - Administrador

    A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.

    Enquanto a teoria clássica prevê que há uma única melhor forma para executar determinada tarefa, a teoria contingencial admite que pode haver várias formas distintas e simultaneamente ideais de se administrar uma mesma situação.

    GABARITO: CERTO

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    Q547502

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Administrador

    Na passagem do século XIX para o XX, a aceleração da revolução industrial e as ideias dos pioneiros da escola clássica deixaram plantadas as sementes de uma grande transformação. No campo das teorias, essa transformação foi representada tanto pela evolução das ideias clássicas quanto pelo surgimento de novas concepções de como administrar as organizações.

    Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração.

    2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 37 (com adaptações).

    Considerando esse texto como motivador, julgue o item a seguir acerca da evolução da administração.

    Segue os princípios gerais da administração — estabelecidos na teoria clássica — a organização que designa tarefas específicas para seus colaboradores, estabelece claramente quem tem o direito de dar ordens, determina que cada empregado receba ordens de apenas um superior e preceitua que os interesses gerais da organização se sobreponham aos interesses individuais.

    GABARITO: CERTO

  • A teoria clássica da administração possui ênfase na estrutura e cujos os pontos de vista diferem em relação a teoria da Administração Científica.

    Errado/certo[passível de anulação]

  • Apesar do foco da característica da teoria clássica ser na estrutura da organização, a divisão de trabalho defendido por essa teoria mostra a preocupação em desenvolver um roteiro-padrão para a execução de tarefas.

    Nessa questão não são avaliados os focos, mas apenas características semelhantes.

  • Essa questão suscitou debates acalorados e paixões. Vamos entender: historicamente, uma questão clássica do CESPE é misturar as características da Teoria Clássica e a Administração Científica. Dentre as diferenças temos essencialmente que:

    Isso é o básico e é o que a banca utiliza para elaborar dezenas e diria até centenas de questões.

    Nesse caso, o enunciado fala em “roteiros-padrão”. O termo é genérico e ambíguo:

    1ª interpretação: os roteiros-padrão estão dentro do princípio da divisão do trabalho, por isso estão associados à teoria clássica. Enunciado correto.

    2ª interpretação: os roteiros-padrão estão dentro da ênfase em tarefas, que é uma característica fundamental da Administração Científica, logo é a clássica pegadinha do CESPE que mistura as duas teorias. Enunciado errado.  

    A banca, nesse caso, adotou a primeira interpretação e mesmo diante tempestade (muito mais do que uma simples chuva) de recursos, manteve o gabarito. Não tenho dúvidas que poderia ter adotado a segunda interpretação e, da mesma forma, não alteraria o gabarito. (In)felizmente faz parte do jogo.

    Gabarito: CERTO

  • Se consideraram ambas teorias, sim, tem similaridade com a Administração Científica por considerar as rotinas fixas de trabalho

  • Correta. TAREFAS/ TEORIA CLÁSSICA.

    É ótimo fazer questões da CESPE e da FGV. Já outras bancas por aí, dá até preguiça. Nem os examinadores sabem o que perguntam, um show de horrores.

  • Certo.

    "A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas" trata-se do princípio da unidade de direção.

    Princípio da Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividade que tenham o mesmo objetivo.

  • CERTO

  • Gab: CERTO

    Entrei com recurso à época e claro que o cespe não considerou. Hoje apenas aceito que ele aborda a teoria clássica como de Taylor e a abordagem clássica como o conjunto da clássica e científica.

    Enfim, o importante é acertar a questão na prova, e tem dado certo!

  • FUI DIFERENCIAR TEORIA CLÁSSICA DE ABORDAGEM CLÁSSICA E ERREIIIII DE NOVO A QUESTÃO.

  • Gab. Certo

    ---> A Abordagem Clássica de Administração integra duas teorias: a Administração Científica e a Teoria Clássica.

    ---> Ambas são formadas por um sistema fechado, de caráter formal, prescritiva, normativa, com base no conceito de homem econômico, buscam a eficiência e a substituição do trabalho empírico, pragmático e improvisado por uma ciência de administração.

  • O Gabarito correto seria ERRADO!

    A padronização de tarefas está totalmente ligada a Administração Científica de Taylor.

    FONTE: qualquer um que saiba o mínimo de ADM.

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento da Abordagem Clássica da Administração, com foco na aplicação da Teoria Clássica.

    Com efeito, muitas bancas tentam confundir a Teoria Clássica de Fayol com a abordagem clássica da Administração. Esta engloba também a Administração Científica e a Teoria da Burocracia.

    Entretanto, a questão não faz a pegadinha de trocar a palavra “abordagem" por “teoria", mas deseja saber se “a existência de roteiros-padrão guarda similaridade com os procedimentos típicos da teoria clássica".

    O fato de a teoria Clássica e a teoria Científica coexistirem na abordagem clássica é justamente porque existem semelhanças entre as duas. Tais como: homem econômico, foco na organização formal, visão mecanicista, sistema fechado e abordagem introspectiva da organização, dentre outras.

    Portanto, a questão está certa em afirmar que “a existência de roteiros padrão guarda similaridade com a teoria de Fayol". Isso fica mais nítido no princípio da Divisão de Trabalho, que é um dos 14 princípios de Fayol. Chiavenato (2003, p. 83) corrobora ao descrever esse princípio, dizendo que “consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência".

    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: “CERTO"
  • QUESTÃO CABE RECURSO: Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a

    eficiência.

    Me especializar em uma tarefam não significa sempre que preciso fazer ela sempre do mesmo jeito! As vezes até pelo contrário, sou tão bom naquilo que sei resolver de diferentes formas! ROTEIRO- PADRÂO - Isso sim é fazer sempre do mesmo jeito, logo a questão está mais pra ADM. CIENTIFICA (estudo de tempos e movimentos) do que pra FAyol. Logo deixa margem aberta pra recurso!

  • Acertei!!! Olhando a questão como um todo, pois sabemos que os órgãos públicos exigem de seus servidores uma postura mecânica, todos sabem que eles trabalham de acordo com a lei, tudo redondinho......sem flexibilização,!!

    Então a questão estaria errada se falasse da TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS.

  • Concordo com a Isa Lodon, quem se preocupou em analisar as tarefas das organizações foi a Administração Cientifica.

    A teoria Clássica analisa a organização sob uma ótica institucional, vide as funções da Empresa e as Funções da Administração.

  • A cespe tende a chamar de teoria clássica o que seria a abordagem clássica (científica e clássica), daí ela dar características da científica como correta. São várias questões com essa mesma pegada.

    Então, hoje eu entendo assim:

    Quando a banca fala teoria clássica é = a abordagem (gênero - aborda científica e clássica)

    Quando ela fala adm clássica, aí sim é a espécie, Fayol.

  • Taylor → administração científica Ênfase em tarefas

    Fayol Teoria clássicaÊnfase na estrutura

  • Concordo com seu comentário, Fernando! Mas, ressalto, também, que vi num material que a CESPE adota como Teoria Clássica as teorias de Fayol (Teoria Clássica) e Taylor (Científica).

  • Pensei que se referia à Administração Científica... :(