SóProvas


ID
2826085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


A relação entre documentos de um arquivo, a qual decorre das atividades da instituição que os tenha acumulado, constitui a organicidade dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

  • CORRETA

     

    QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA AO PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: REFLETE A ESTRUTURA, AS FUNÇÕES E AS ATIVIDADES DA ENTIDADE PRODUTORA, EM SUAS RELAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS. DOCUMENTOS ACUMULADOS AO LONGO DA ATIVIDADES, REPRESENTA O VÍNCULO ENTRE OS DOCUMENTOS.

     

    BONS ESTUDOS!!

  • A natureza orgânica da relação dos documentos com a instituição é a característica do princípio da Organicidade. Organicidade é a “relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora” (Dicionário de Terminologia Arquivística). “Característica de orgânico, do que se relaciona com órgãos” Dicio Dicionário Online.

  • ENUNCIADO - Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue:

    A relação entre documentos de um arquivo, a qual decorre das atividades da instituição que os tenha acumulado, constitui a organicidade dos documentos de arquivo.

    Gabarito: CERTO

    O item apresenta corretamente o conceito do princípio da organicidade, que fundamenta os documentos de arquivo e os diferencia dos documentos de biblioteca.

    FONTE: Grancursos. Prof. Elvis Correa


  • ENUNCIADO - Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue:

    A relação entre documentos de um arquivo, a qual decorre das atividades da instituição que os tenha acumulado, constitui a organicidade dos documentos de arquivo.

    Gabarito: CERTO

    O item apresenta corretamente o conceito do princípio da organicidade, que fundamenta os documentos de arquivo e os diferencia dos documentos de biblioteca.

    FONTE: Grancursos. Prof. Elvis Correa


  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:


    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.


    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.


    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.


    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.


    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.


    fonte: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html


  • a palavra acumulado está ali pra confundir kkkkkkkkkk, não caio nesse tipo de pegadinha!

  • Certo.

    Princípio da Organicidade: Segundo esse princípio, a organicidade representa à inter-relação dos documentos de arquivo e o vínculo existente entre estes e as funções e atividades que lhe deram origem, de forma que um documento isolado do seu contexto de produção perde muito do seu significado. Os documentos de arquivo formam um conjunto orgânico, resultado das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica ou entidade. Portanto, eles devem ser analisados e interpretados no conjunto no qual foram acumulados. Quando um documento está destacado do seu conjunto ele pode perder sua relevância (valor), pois, o documento é mais "rico" quando avaliado de forma orgânica (como parte de um todo).  A vinculação que se estabelece entre os documentos de arquivo, no momento em que são criados ou recebidos, é chamada de orgânica. Reflete as funções, atividades e estrutura da instituição. Diz que os documentos de um mesmo Fundo estão interligados dando um sentido maior ao todo.

    A organicidade existe quando nos conjuntos documentais é possível perceber todo o processo que lhes deu origem, ou seja, quando ele reflete as ações exatamente como elas ocorreram, etapa por etapa.

    O material de referência e a informação não orgânica não são produzidos pela instituição como consequências de suas atividades, portanto, não são documentos de arquivo.

    A significação orgânica entre os documentos é característica fundamental dos arquivos, de modo que um documento destacado de seu conjunto pode perder valor.

  • gabarito certo

    trate o principio da organicidade como se fosse "um cordão umbilical", é uma relação entre documentos e atividades da entidade produtora

  • CERTO

     

    Caráter orgânico/ organicidade

    O conjunto de documentos deve retratar as funções e a infraestrutura do órgão que o produziu. Assim, esse conjunto vai refletir, de forma natural, suas atividades-meio e fim.

     

    BARBOSA E MALVERDES, 2013.

  • Organicidade é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    A organicidade representa a inter-relação dos documentos de arquivo e o vínculo existente entre estes e as funções e atividades que lhes deram origem, de forma que um documento isolado do seu contexto de produção perde muito o seu significado.

  • CORRETO

    organicidade = trata das relacoes que os arquivos tem com a estrutura do orgao... em suas relacoes externas e internas

  • Pensei que estava lendo grego, mas é só sono mesmo... eita vida complicada...

  • Organicidade: Trata basicamente da relação orgânica entre o órgão que produz os documentos e os documentos, inerentes a função do órgão. (definição do CONAC). Ex: B.O. de uma DP.

    Princípio segundo o qual os documentos de arquivo são acumulados naturalmente ao longo das atividades da pessoa (física ou jurídica), mantendo relação de dependência com a entidade acumuladora e com os demais documentos do conjunto.

    Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, “organicidade é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora”. 

  • A organicidade é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

  • Organicidade: Os documentos de arquivos são produzidos e acumulados ao longo do tempo em decorrência do exercício das atividades da instituição ou pessoa acumuladora, mantendo uma relação orgânica(original; inerente) com os demais documentos arquivísticos.

    certo

  • A organicidade é uma característica inerente aos documentos arquivísticos. Isso quer dizer que se estamos falando de um documento de arquivo, estamos falando de um documento orgânico e vice-versa.

    A organicidade diz que os documentos foram produzidos ou recebidos no decorrer das atividades institucionais e, por isso, são arquivísticos. 

    Gabarito do Professor: certo 

  • Resolução: está vendo como é bom estudar pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística? Questão recente e que só inverte a ordem das palavras para cobrar exatamente o conceito de organicidade do DBTA, que é a "relação natural entre documentos de um documentos arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora".

    Resposta: certa

  • falou em relação = organicidade

  • GABARITO: CERTO

    Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

  • Gab: CERTO

    ORGANICIDADE: Os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora.

    Meus resumos :)

  • Organicidade:

    *estrutura

    *função

    *atividade

  • Está vendo como é bom estudar pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística? Questão recente e que só inverte a ordem das palavras para cobrar exatamente o conceito de organicidade do DBTA, que é a "relação natural entre documentos de um documentos arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora".

    Resposta: certa

    Fonte: Serenna Alves | Direção Concursos

  • Gabarito: Certo.

    Utilizando a ideia de organicidade já se resolve a questão:  os documentos relacionam-se entre si no decorrer das transações. Os documentos são interdependentes quanto ao seu significado e sua ação probatória;

    Sigam: @mundodaarquivologia no instagram. Material gratuito de arquivologia para concursos.

  • Serenna Alves | Direção Concursos

    Resolução: está vendo como é bom estudar pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística? Questão recente e que só inverte a ordem das palavras para cobrar exatamente o conceito de organicidade do DBTA, que é a "relação natural entre documentos de um documentos arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora".

    Resposta: certa

  • Principio da Organicidade: Os documentos devem refletir à sua criação em função de sua atividade geradora.

  • Gabarito: CERTO

    Segundo o princípio da ORGANICIDADE, os arquivos são reflexos da estrutura, função e atividade de uma organização.

  • CERTO

    Organicidade

    Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.

    - Relação natural entre documentos de um arquivo.

  • Princípio da Organicidade: A organicidade é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    Esse princípio é norteador da organização dos fundos de arquivo.

  • Princípio da Organicidade: reflete a estrutura, função e atividades da entidade produtora - são produzidos ou recebidos nas funções da organização, estão intimamente ligadas a ela- ; Diferente de um museu ou biblioteca que colecionam materiais que não estão necessariamente ligados a eles, logo não há o que se falar em organicidade.

    Sem esse princípio um documento não é arquivístico!

  • ai que questão linda kkk

    CORRETO

  • A relação entre documentos de um arquivo, a qual decorre das atividades da instituição que os tenha acumulado, constitui a organicidade dos documentos de arquivo.

    Documentos arquivísticos são característicos à organicidade. Isto é, se estamos falando de um doc. de arquivo, falamos de um doc. puro, genuíno idem.

    Diz a organicidade que os doc’s foram produzidos ou recebidos no decorrer das atividades institucional, logo são arquivísticos.