SóProvas


ID
2826088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o item seguinte.


Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento.

Alternativas
Comentários
  • Classificação quanto a tipologia documental, envolve: espécie + função + Atividade.

  • A PROVA QUE FEZ 200 MIL CONCUSEIROS CHORAR.

  • ENUNCIADO - Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento.

    Gabarito: CERTO

    A classificação dos documentos, que consiste na sua análise a fim de separá-los por assunto, leva em consideração a função/atividade de cada documento.

    FONTE: Grancursos. Prof. Elvis Correa


  • Eu tenho anotado nas minhas fichas o seguinte conceito:


    Classificação --> É a atividade intelectual voltada para o arquivamento de documentos a partir das funções e atividades geradoras desses documentos.

  • A famosa "Atividade Geradora".

  • CERTO

     

    Como classificar documentos de arquivo? ----> Por meio do PLANO DE CLASSIFICAÇÃO, que  leva em conta as atividades e funções do órgão.

    Fonte: Aulas da profª Daliane Silvério

  • CORRETA... 

    DEVEM SER CLASSIFICADOS PELA FUNÇÃO   PRIMÁRIO OU SECUNDÁRIA!
    E A ATIVIDADE SE ESTÁ SENDO ROTINEIRAMENTE UTILIZADO OU NAO...

    DISSE : CLASSIFICAÇÃO = TEORIAS DAS TRES IDADES
    DISSE : ORGANIZAÇAO OU SEPARAÇÃO = PRINCIPIO DA PROVENIENCIA

    COMO CLASSIFICAR UM ARQUIVO??  POR MEIO DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO!

    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO = ATIVIDADES E FUNCOES! 

    ATIVIDADES -= BASTANTE UTILIZADOS CORRENTE

    POUCO  = INTERMEDIARIA

    NADA = PERMANENTE

    FUNCAO = PRIMARIA OU SECUNDARIA

  • Gabarito: CERTO.

     

    Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente.

    Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).
     

    RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS, 4ª Edição.

  • Classificação - é a leitura do documento para averiguar a qual código o mesmo pertence, com base no assunto de que trata ou na atividade de que foi gerado.

    Certo!

  • O estabelecimento das classes e subclasses de um plano de classificação pode ser por três critérios:

    FUNCIONAL, no qual as classes correspondem à função dos documentos;

    ORGANIZACIONAL/ESTRUTURAL, de acordo com a estrutura organizacional de determinada instituição; e,

    POR ASSUNTO, referente aos conteúdos registrados nos documentos.

  • Classificação: é ação intelectual, faz-se necessária a análise do documento.

  • A classificação de documentos de arquivo é, na prática, a leitura do documento para identificar a qual função/assunto ele faz referência. Após essa identificação, o responsável deve procurar, no Plano de Classificação, uma classe que se encaixe no assunto/função identificado. Essa classe vai ter um número relacionado, chamado código de classificação, que deve ser inserido no canto superior direito do documento.
    A partir desse código, aliado à tabela de temporalidade de documentos, saberemos por quanto tempo o documento deve ficar no arquivo corrente e  intermediário, além de saber se ele será eliminado e guardado permanentemente. 

    Gabarito do Professor: certo 

  • sim, analisa-se o documento e verifica-se a qual função e atividade institucional ele faz referência. Ao serem identificadas, pode-se encaixar em um código que vai representar aquela função ou atividade.

    Resposta: certa

  • ah, vai se ferrar.

    A classificação pode ser feita por diferentes critérios, não tem essa de DEVE ser pela função, é o mais comum, mas não necessariamente. ¬¬

  • (2019) De acordo com a literatura arquivística, os instrumentos de classificação de documentos devem ser elaborados com base nas funções da instituição. GAB CERTO.

    (2018) Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento. GAB CERTO.

    queria saber qual a diferença desses DEVEM.

  • Os documentos são frequentemente consultados e de uso exclusivo da fonte geradora, cumprindo as finalidades que motivaram a sua criação, requisito basilar da fase corrente.

    Certo

  • A prova que fez eu chorar muitooo kkkkk. Superei!!!

  • Gente não procurem chifre na cabeça de cavalo...temos que dançar conforme a música...se o Cebraspe usa devem como correto, então é correto...concurso não ensina a serem profissionais, é só pra passar...assim como auto escola não ensina a dirigir e sim a passar na prova prática do Detran...

    Fica a dica

  • CERTA

    A classificação de documentos de arquivo decorre do plano de classificação com base nas funções e atividades da organização.

  • ►Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento.

    Tal Classificação será, pois, a leitura dos doc’s para identificar a qual função ele fará referência. Logo, essa identificação deve procurar, — no Plano de Classificação — uma classe que se encaixe no assunto identificado. Terá esta um nº relacionado e um código de classificação o qual deve ser inserido no canto superior direito do doc. Este código dará início a uma tabela de temporalidade de doc’s. Saberão por quanto tempo o doc. ficará no arquivo corrente e intermediário, além de que, saberão ainda, se ele ficará guardado permanentemente ou se será deletado.

  • CORRETO, analisa-se o documento e verifica-se a qual função e atividade institucional ele faz referência. Ao serem identificadas, pode-se encaixar em um código que vai representar aquela função ou atividade.

  • forçou a barra com esse deve. Deveria era ser anulada...