SóProvas


ID
2826094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o item seguinte.


A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A Avaliação trata da definição de prazos e da destinação dos documentos, de acordo com os valores a eles atribuídos.

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento que defini os prazos de guarda, destinação final e alteração de suporte dos documentos.

     

    GAB: CERTO

     

  •  Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: CGM de João Pessoa - PB

     O instrumento que operacionaliza a avaliação de documentos é a tabela de temporalidade. ( CERTO) 

  • CESPE / 2010 / MPU / Técnico Administrativo

    Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens subsequentes.

    O processo de avaliação de um documento tem como resultado a elaboração da tabela de temporalidade do documento. CERTO

  • ENUNCIADO - A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo.

    Gabarito: CERTO

    A avaliação, que é a análise dos documentos, momento em que se define os prazos de guarda do documento e sua destinação final (eliminação ou guarda permanente) resulta na criação da tabela de temporalidade da instituição, que colocará em prática o que foi definido no processo de avaliação.

    FONTE: Grancursos. Prof. Elvis Correa

  • Outras duas questões praticamente idênticas.

    Q280263 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Técnico Administrativo

    Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

    Resultado do processo de avaliação dos documentos de arquivo, a tabela de temporalidade é um instrumento de gestão arquivística.

    Gabarito: Certo


    Q768773 Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo

    Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arquivo, bem como à triagem e eliminação de documentos e processos, julgue o item subsecutivo.

    A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do processo de avaliação.

    Gabarito: Certo

  • Certo.

    AVALIAÇÃO

    É uma atividade complexa de análise e estudo dos documentos, realizada por equipe multidisciplinar constituída para esta finalidade, com base em critérios subjetivos para decidir qual o valor dos documentos produzidos pela instituição, além de definir os seus prazos de guarda e sua destinação (eliminação ou recolhimento). É feita com base na tabela de temporalidade que tem por objetivo definir os prazos de guarda e a destinação final (somente a eliminação ou guarda permanente). A avaliação é realizada com base na Teoria das Três Idades, ou seja, no princípio de que os documentos devem ser eliminados ou mantidos de acordo com os valores que possuem.

     Dentre as vantagens da avaliação estão:

    a) eliminação de documentos destituído o valor secundário e primário;

    b) diminuir os gastos com recursos de materiais, pois não haverá necessidade de conservar documentos;

    c) facilitar a recuperação de informações de documentos.

    A fase de destinação (fase intermediária) de documentos, onde ocorre a Avaliação para decidir sobre a Eliminação ou Preservação Permanente do documento, em um programa de gestão de documentos, é mais complexa que as fases anteriores, por envolver a avaliação de documentos que devem ser encaminhados para o arquivo ou o descarte. Segundo a doutrina arquivistica, a destinação trata da fase mais sensível da gestão, pois seria preocupante eliminar permanentemente um documento que deveria ser guardado.

     

    Bons estudos

  • CERTO

     

    " A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final."

     

    BARBOSA E MALVERDES, 2013.

  • CAT - Classifica >>> Avalia >>> Tabela

  • AVALIAÇAO É O PROCESSO PELO QUAL PASSA OS DOCUMENTOS PARA SABER O DESTINO DO MESMO!PARAA DEFINICAO DE PRAZOS DE GUARDA..

    ENTAO O RESULTADO DA AVALIAÇÃO É O  NORTE PARA A TABELA DE TEMPORALIDADE

    DIZEMOS QUE A AVALIAÇÃO DEFINE OS PRAZOS E COM ESTUDOS SOBRE, GERA O RESULTADO QUE É A TABELA DA TEMPORALIDADE

    1 AVALIA
    2 GERA A TABELA DE TEMPORALIDADE
     

  • A avaliação é o processo que decide por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental - arquivo corrente e intermediário, além de definir se o documento será guardado permanentemente ou se será eliminado. 

    Quando tudo isso é decidido, têm-se como resultado prático a tabela de temporalidade e, portanto, a tabela é um resultado prático do processo de avaliação.

    Gabarito do Professor: certo



  • Resolução: a avaliação dos documentos de arquivo é trabalho da CPAD e consiste em definir o valor que aquele documento possui para a instituição em cada fase do ciclo documental. Quando a Comissão define esse valor para os documentos, surge a tabela de temporalidade, que nada mais é do que o instrumento que estrutura o valor de todos os documentos da instituição.

    Resposta: certa

  • GABARITO: CERTO

    A avaliação é o processo que decide por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental - arquivo corrente e intermediário, além de definir se o documento será guardado permanentemente ou se será eliminado. 

    Quando tudo isso é decidido, têm-se como resultado prático a tabela de temporalidade e, portanto, a tabela é um resultado prático do processo de avaliação.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.

    certo

  • Tabela de Temporalidade -> É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e deve ser aprovada por autoridade competente para ser aplicada na instituição.

  • AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS. “... processo de análise que permite a identificação dos

    valores dos documentos, para fins de definição de seus prazos de guarda e destinação, seja para

    eliminação ou para guarda permanente. O instrumento resultante da avaliação é a Tabela de

    Temporalidade de Documentos.” (BERNARDES, Como elaborar..., 2005, p. 67.)

  • Gab: CERTO

    A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo, porque é na avaliação que é decidido o tempo, prazo, utilização, etc, para a "nova" fase do arquivo. Ou será corrente, intermediário, permanente ou eliminação. Por isso, quando a questão diz que é a tabela que apresenta o resultado da avaliação, está correto!

    Erros, mandem mensagem :)

  • O resultado da avaliação do valor dos documentos para a instituição, realizada pela CPAD (Comissão Permanente de Avaliação dos Documentos), grupo multidisciplinar, é a tabela de temporalidade.

    Esta tabela indica os prazos para transferência (movimentação ao arquivo intermediário), recolhimento (movimentação ao arquivo permanente) ou eliminação.

  • Eu nem entendi o que estava escrito na afirmativa. A CESPE tem um costume de querer falar bonito e acaba pegando um monte de gente nessa.

  • CERTO

  • A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo.

    Em relação à avaliação, o processo decidirá por quanto tempo cada doc. ficará em cada fase do ciclo documental ou se o doc. será guardado ou eliminado.

    Assim que tudo é decidido, há de haver uma tabela de temporalidade como resultado, esta será o resultado prático do processo de avaliação.

  • Cada função arquivística e o instrumento resultante de suas atividades:

    Classificação = Plano de classificação

    Avaliação = Tabela de Temporalidade ou Plano de Destinação

    Descrição = Instrumentos de pesquisa (guia, catálogo, inventário, repertório)