SóProvas


ID
2826601
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um órgão público, visando à melhoria da qualidade dos processos e serviços prestados, resolve aplicar duas ferramentas especificamente. A primeira ferramenta descreve o passo a passo de um processo estudado através de uma simbologia pré-definida, sendo possível descrever todo o processo olhando para essa simbologia. A segunda ferramenta tem como resultado a representação de dados quantitativos através de gráficos com barras verticais que agrupam os dados em classes de frequência. As duas ferramentas aplicadas, no órgão público, foram:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.

    Fluxograma e Histograma.

  • Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

    Histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniformes. A base de cada retângulo representa uma classe.

    Folha de Verificação são formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito''A''.

    >Fluxograma, que representa de forma gráfica a sequência de uma atividade. Sua importância é percebida, especialmente, quando utilizada para analisar processos organizacionais visando sua melhoria.

    >Histograma diagrama constituído por retângulos ou linhas desenhados a partir de uma linha de base, em que a posição deles ao longo dessa linha representa o valor ou a amplitude de uma das variáveis, e a sua altura, o valor correspondente de uma segunda variável.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as ferramentas da qualidade. A alternativa correta deve conter duas ferramentas, sendo a primeira ferramenta descreve o passo a passo de um processo estudado através de uma simbologia pré-definida, sendo possível descrever todo o processo olhando para essa simbologia. A segunda aquela que tem como resultado a representação de dados quantitativos através de gráficos com barras verticais que agrupam os dados em classes de frequência.

    Dentre as ferramentas apresentadas, temos:

    • Fluxograma, representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo, possibilitando, com isso, a realização de análise crítica para detectar falhas e oportunidade de melhorias na execução de serviços empreendidos pelos agentes.
    • Histograma, tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados quantitativos por categorias, através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. Representa, além da distribuição da probabilidade da variação existente, os resultados de um processo.
    • Folha de Verificação, tida como uma das sete ferramentas da qualidade, a folha de verificação busca realizar uma análise quantitativa sobre o estado ou a situação de certos itens. Sua construção se dá de forma bem simples, em uma coluna são relacionados os itens a serem observados, e na outra, os principais defeitos ocorridos.
    • Diagrama de Pareto, é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância. Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados. Pode ser aplicado tanto para dados quantitativos como para dados qualitativos.
    • Carta de controle, também conhecida como Controle Estatístico de Processos (CEP), é usada monitorar a evolução do desempenho estatístico de um processo, quantificando a frequência com que certos eventos ocorrem dentro de um período.
    • Diagrama de causa e efeito, é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.

    Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016.