SóProvas


ID
2827447
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Após examinar os autos de um processo para o qual foi nomeado perito do juízo, apresentou sua proposta de honorários no valor de R$22.380,00 (vinte e dois mil e e trezentos e oitenta reais), levando em consideração, além de outros fatores, o tempo a ser gasto com as respostas aos quesitos formulados, relacionados, exclusivamente, aos temas financeiros objeto da lide. A proposta foi aceita e, dias após, o perito protocolou seu laudo. Depois recebeu seus honorários e, passados 30 dias, uma das partes apresentou novos quesitos relacionados a temas contábeis.


De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, julgue as seguintes possibilidades e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

    Quando se tratar de um assunto novo, não indagado nos quesitos formulados antes do início da perícia, o perito poderá pedir uma suplementação de honorários. Caberá a ele verificar a conveniência ou não de pedir tal suplementação.

    FONTE: https://www.manualdepericias.com.br/

  • observem que, após o perito protocolar seu laudo e receber seus honorários, uma das partes apresentou novos quesitos relacionados a temas contábeis. Trata-se, portanto, dos Quesitos Suplementares.

              De acordo com a NBC PP 01, os quesitos suplementares são aqueles quesitos que não constavam no questionamento inicial e que são apresentados após o início dos trabalhos do perito e durante a diligência. Logo, pelo fato de causar um trabalho adicional não previsto inicialmente, o perito pode requerer acréscimo no valor do honorário.

              O perito deve ressaltar, em sua proposta de honorários, que esta não contempla os honorários relativos a quesitos suplementares e, se estes forem formulados pelo juiz e/ou pelas partes, pode haver incidência de honorários complementares a serem requeridos, observando os mesmos critérios adotados para elaboração da proposta inicial.            

    Gabarito: alternativa B

  • 34. O perito deve ressaltar, em sua proposta de honorários, que esta não contempla os honorários relativos a quesitos suplementares/complementares. Quando haja necessidade de complementação de honorários, devem-se observar os mesmos critérios adotados para a elaboração da proposta inicial.