- 
                                Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero intencional numa idéia expressa, de modo a acentuar de forma dramática aquilo que se quer dizer, transmitindo uma imagem ampliada do real. Metáfora é uma figura de linguagem em que um termo substitui outro em uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Personificação - A personificação ou prosopopeia é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Metonímia - A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.  Sinestesia - A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais. Símile - Comparação; figura de linguagem através da qual alguma coisa é equiparada a outra, através de termos diferentes que se unem pela palavra "como" ou por outra semelhante. Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. A ironia é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.  
 
 
 
 
- 
                                A fim de responder corretamente, bastaria notar que há uma comparação (também chamada de símile) neste trecho: "como beijo de moça". Note o conectivo comparativo "como". Das opções, apenas uma traz essa figura de linguagem. 
 
 Letra C 
- 
                                Luan Pacceli... aqui é lugar de estudo cara, não de comércio!  
- 
                                Sinestesia 
 
 Ocorre quando há uma combinação de diversas impressões sensoriais (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis) entre si, e também entre as referidas sensações e sentimentos. 
 
 – “O aroma (olfato) endoideceu, upou-se em cor (visão), quebrou / Gritam-me sons de cor e de perfumes (audição, visão, olfato).” (Mário de Sá Carneiro) 
 
 – Sua voz aveludada (audição, tato) me tornou um de seus fãs. 
 
 – O cheiro gostoso (olfato, paladar) daquela comida entrava por meu nariz como um néctar divino. 
- 
                                Em “Vejo-o puro/e afável ao paladar/como beijo de moça, água/na pele, flor” (v.5-8), combinam-se duas figuras de linguagem para tornar a linguagem ainda mais expressiva. São elas, respectivamente:  
 
 
 
 RESPOSTA LETRA C) sinestesia e símile. 
 
 
 
 Em “Vejo-o puro (visão) / e afável ao paladar/como beijo de moça, água/ na pele, flor” (v.5-8). 
 
 
 
 Sinestesia consiste na figura em que há uma combinação de várias impressões sensoriais (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis) entre si. 
 
 
 
 Símile é a mesma coisa que comparação. 
 
 
 
 
 
 @juniortelesoficial 
 
 
 
 
- 
                                /como beijo de moça COMPARAÇÃO SEMPRE  HÁ CONECTIVO. METAFORA:SEM CONECTIVO 
- 
                                Sinestesia: Trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos sensoriais. 
 
 Um doce abraço ele recebeu da irmã. (sensação gustativa e sensação tátil) 
 
 https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/ 
- 
                                Letra C 
- 
                                Letra C Figura de linguagem. Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica, ou ainda, figura de palavra ou tropo, que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos. 
- 
                                Sinestesia é a mistura das sensações. Símile mesma coisa que comparação que tem o ''conectivo como'' diferente da metáfora que não possui o conectivo ''como''. 
- 
                                Sinestesia é a mistura das sensações. Símile mesma coisa que comparação que tem o ''conectivo como'' diferente da metáfora que não possui o conectivo ''como''. 
- 
                                Gabarito: Letra C     Sinestesia Mistura sensações de diversos órgãos de sentido Um grito áspero revelava tudo o que sentia. (grito = auditivo; áspero = tátil)   Símile É a comparação de termos Esta madeira é firme como uma rocha. 
- 
                                Letra C 
- 
                                Já pôs seus joelhos no chão hoje pra agradecer a Deus pelo princípio da exclusão?  
- 
                                símile é o  mesmo que comparação.