-
"A fim de entender o que seria pluralidade no jornalismo, o autor recorre ao conceito de framing, que explica como um enquadramento aumenta ou diminui a importância de certas ideias e temas. Assim, a diversidade jornalística seria possível pelas diferentes abordagens, perspectivas, marcos interpretativos, seleções e ênfases na apuração de fatos e produção noticiosa".
http://www.insite.pro.br/2013/dezembro/resenha_jornalismo_publico.pdf
-
Enquadramento noticioso ou framing, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação, a princípio formulada por Gregory Bateson (1954) e depois por Erving Goffman(1974). De acordo com tal perspectiva, a mídia se utiliza de certas palavras, ideias, expressões e adjetivos que promovem uma abordagem que molda o acontecimento, destacando alguns aspectos e ocultando outros. Assim, recorta-se determinado ângulo do fato ou do problema tratado, tornando-o mais conhecido, e portanto mais real, condicionando a atitude dos cidadãos em relação ao ocorrido e eventualmente interferindo nos processos de mudanças sociais. Através da análise do enquadramento utilizado por um veículo de mídia pode-se perceber sua linha editorial e os interesses que defende.
Fonte: Wikipedia
-
Letra B
Teoria do enquadramento (framing): Processo de transformação de eventos cotidianos em imagem criada pela mídia.
Eventos cotidianos> percepção que a mídia tem do evento > fatores de seleção de notícias > imagem criada pela mídia.
-
Já "a teoria do agendamento demonstra que a mídia pode ter efeitos directos (não mediados) sobre as pessoas, tendo, nomeadamente, o poder de “dizer” às pessoas sobre o que pensar (Cohen, 1963: 120)...Rogers, Dearing e Bregman (1993) escreveram que a literatura sobre agendamento abarca investigações sobre três componentes do processo de estabelecimento das agendas e a sua relação: 1. O estabelecimento das pautas, ou seja, da agenda mediática, revelada nos conteúdos; 2. Os assuntos que preocupam o público e sobre os quais este conversa e sobre a importância relativa que o público concede a cada um dos temas inscritos na sua agenda; 3. A agenda política". Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-teoria-do-agendamento.pdf
-
LETRA B
O framing ou enquadramento tem como hipótese a ideia de que a mídia tem o poder de dizer como a população vai pensar os temas enquadrados.