SóProvas


ID
2828428
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na segunda edição do “Dicionário de Comunicação” organizado por Ciro Marcondes Filho (Paulus, 2014), encontra-se nas páginas 124-125 o verbete “curadoria”. Nele, há a seguinte passagem:

“A hipertelia informacional e a possibilidade de curadoria indicam que os holofotes migram dos produtores de conteúdo para os curadores de conteúdo”.

Nesse caso, é correto afirmar que “hipertelia” e “curadoria” significam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Idéia baseada em Baudrillard (1996), para quem os sistemas atuais de informação são metastásicos e produzem excesso de sentido sem utilidade. Etimologicamente, hipertelia vem do grego hyper, que significa excesso; e telos, realização. A hipertelia sensorial ou informacional é impulsionada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação, sobretudo dos meios interativos como a internet, que multiplicam as possibilidades de expressão do jornalismo, como células em estado de metástase. Essa proliferação desordenada, assim como o fenômeno da metástase, não é em seu todo positiva.


    Fonte: www.compos.org.br/data/biblioteca_1895.doc

  • Letra D

  • Curadoria

    Fazer curadoria é selecionar informações, organizar, apresentar e evoluir, visto que há agregação qualitativa de valor aos dados iniciais reunidos e organizados.

    A curadoria informacional surge no cenário de hipertelia e fluxo exagerado de informações. A função de curadoria não deve ser confundida com uma simples mediação, mas com uma atividade de agregação qualitativa e de distribuição de algo que não é inédito mas que ganhou elementos novos a partir do trabalho do curador.

    Curador não cria, mas dá sentido ao conteúdo criado por outrem. Publicar dados brutos não é curadoria. No entanto, organizar esses dados de forma atraente é um formato curatorial. Pode ser curador o jornalista, um blogueiro, uma ativista seja qual for sua bandeira de luta. O curador certifica a informação num mundo onde todos publicam, ou seja, dá o endosso de qualidade num cenário de hipertelia.

    Karerine Miracelly Rocha da Cunha em Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 124

  • Get in!

  • "Os sistemas de comunicação estariam nesse estágio de hipertelia pelo crescimento generalizado das redes e dos meios interativos em tempo real. Tal obesidade tecnológica impossibilitaria a própria finalidade da comunicação (transmissão de conteúdos) pelo fascínio dos indivíduos pelo potencial interativo das tecnologias da comunicação. Seria o predomínio da função fática (tal como descrita por Jackbson) da linguagem sobre a função referencial, isto é, a função de contato torna-se mais sedutora do que a transmissão de conteúdos"

    "No jornalismo, curadoria não deve ser confundida com edição, visto que essa atividade jornalística está relacionada ao valor semântico da informação, pois editar é selecionar, cortar e organizar a notícia para transmitir determinado sentido. Curadoria não é produção nova, não é edição e não mediação. É remediação, isto é, agregração de valor pessoal para dar mais sentido e contexto, e distribuição".

    (Dicionário da Comunicação. Ciro Marcondes Filho)

  • letra d

    Hipertelia é, segundo o Aulete, a situação, e sua lógica intrínseca, que determina o movimento de um sistema para além de sua finalidade racional Termo criado por Baudrillard.