Modelo em Cascata:
- Dirigido a planos;
- Em princípio, deve-se planejar todas as atividades do processo antes de começar a atrabalhar nelas;
- A fase precisa ser concluída para que o estágio seguinte seja iniciado;
- Modelo mais antigo;
- Abordagem sequencial e sistemática.
Modelo Incremental: cria várias versões até que o sistema seja desenvolvido, é iterativo.
At.te
Foco na missão ❢
I Uma das vantagens do modelo de processo cascata é que ele antecipa eventuais correções a serem feitas nos requisitos do software.
Errado. É o contrário. O modelo em cascata não antecipa eventuais correções devido ao seu fluxo sequencial de fases. Desta forma, necessidades de correções só são detectadas em fases avançadas de testes de sistema. E isso gera um alto custo e retrabalho para o projeto.
II O modelo de processos cascata é recomendado quando os requisitos são estáveis e claros.
Certo. O modela em cascata só é recomendável nesse caso, quando os requisitos são estáveis e claros. Normalmente isso só ocorre quando o sistema é bem simples.
III No desenvolvimento incremental, a arquitetura e o projeto do software tendem a manter-se estáveis.
Errado. Como no processo incremental são feitas entregas parciais para validação por parte do cliente e da própria equipe, é comum a arquitetura e o projeto do software mudarem ao longo do tempo.
IV No desenvolvimento incremental, o acompanhamento e o progresso das atividades são avaliados pela entrega de artefatos.
Certo. No processo incremental as entregas parciais são artefatos do produto de software. Desta forma é viável e desejável que o acompanhamento do progresso das atividades seja avaliado pela própria entrega dos artefatos. Uma das formas de fazer esse acompanhamento é por meio do Burndown, que plota o planejado versus o entregue ao longo do projeto.
Portanto, as afirmativas II e IV estão corretas. Gabarito letra A.
Resposta: A