SóProvas


ID
2829418
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Associe corretamente as perspectivas ético-políticas listadas a seguir com seu conteúdo característico, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Éticas teleológicas

2. Éticas dialéticas

3. Éticas deontológicas

4. Éticas teológicas

Coluna II

( ) Primazia do Justo

( ) Primazia do Bem

( ) Primazia do Concreto

( ) Primazia do Divino

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • ÉTICA TEOLÓGICA   A ética teológica, também denominada teologia moral, configura-se como um saber crítico sobre a práxis dos cristãos. É a parte da teologia que estuda as ações humanas a fim de ordená-las em função da vontade de Deus. É, também, uma expressão particular da teologia que coloca sua atenção sobre as implicações da fé sobre o agir moral do cristão.

    Deontologia significa “teoria do dever” ou “estudo do que convém”, em termos de acção. Agir por dever e em função de uma boa intenção são os princípios que determinam a boa acção. Agir bem implica uma boa intenção e uma boa vontade. O que é que isto quer dizer? A acção é boa se a intenção (razão ou motivo) for boa e se ela for pensada como boa vontade, ou seja, se for universal

    Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.

     

    deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a suadeontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.

     

    A ética teológica, também denominada teologia moral, configura-se como um saber crítico sobre a práxis dos cristãos. É a parte da teologia que estuda as ações humanas a fim de ordená-las em função da vontade de Deus. É, também, uma expressão particular da teologia que coloca sua atenção sobre as implicações da fé sobre o agir moral do cristão.