SóProvas


ID
2829676
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura barroca está entre as principais formas de manifestação da Contrarreforma Religiosa Católica por meio da arte. Esta manifestação integra o movimento barroco, que começou em Roma em 1600 e espalhou-se por toda a Europa e América Latina. Além de sua contribuição para a arte, a arquitetura barroca representou uma verdadeira revolução urbanística. Considerando as características da arquitetura barroca, atente aos itens apresentados a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas;

( ) preocupação com simetria e formas rígidas;

( ) jogo de luz e sombra;

( ) presença de frontões compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascensional das fachadas.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a simetria rigorosa se aplique melhor ao Renascimento, o frontão interrompido é bem característico do barroco, assim como as arquitraves curvas. Fiquei na dúvida sobre a coluna torsa, achei que seria uma característica mais maneirista, mas jogando no googs a primeira que apareceu foi a do baldaquino da Basílica de São Pedro.

  • As colunas torsas e também as duplas e triplas são características do Barroco tardio e do Maneirismo, as colunas torsas também são conhecidas como colunas salomônicas, como as do Baldaquino como citou a colega Corbusiana. (verdadeira)

    Apesar de o Barroco se preocupar com a simetria, as formas não eram tão rígidas, como é visto nas obras de Borromini como a igreja San Carlo alle Quattro Fontane que tem uma planta elíptica, o que difere muito das formas rígidas ortogonais do Renascimento. (falsa)

    O jogo de luz e sombra é uma característica muito forte da dramaticidade do Barroco. (verdadeira)

    Os frontões interrompidos também são característicos do período Barroco e também trazem essa dramaticidade para a estética barroca. (verdadeira)