SóProvas


ID
2829715
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os projetos de restauração são momentos potencialmente interessantes de realização de um efetivo resgate da história do bem e da sociedade que o construiu. O processo de recuperação, conservação, habilitação ou restauração de um bem imóvel envolve uma série de etapas. Considerando a etapa do cadastramento do bem imóvel, analise as seguintes afirmações.


I. A pesquisa histórica e iconográfica é uma das etapas mais difíceis de se realizar, face à dispersão em que se encontram os registros históricos.

II. No levantamento arquitetônico detalhado, as medições devem ser precedidas da realização de croquis que permitam o registro das informações a serem coletadas e orientem os trabalhos.

III. O levantamento fotográfico deve ser, preferencialmente, organizado em forma de fichas fotográficas, onde o elemento fotografado é identificado em planta, assim como o ângulo da foto.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O PROJETO E A OBRA DE CONSERVAÇÃO/RESTAURAÇÃO - ETAPAS:

    Cadastramento

    1 Pesquisa histórica e iconográfica;

    2 Levantamento arquitetônico detalhado;

    3 Levantamento fotográfico minucioso;

    4 Vistoria do estado de conservação e das patologias;

    5 Mapeamento de danos

    6 Diagnóstico do Estado de Conservação

    7 Prospecções arquitetônicas e arqueológicas

    Márcia Braga, https://www.academia.edu/36378936/Conserva%C3%A7%C3%A3o_e_Restauro_-_Marcia_Braga

    GAB C

  • b) Levantamento arquitetônico detalhado;

    O levantamento arquitetônico destinado ao registro gráfico de um edifício de importância histórica é realizado a partir de métodos específicos que permitem maior precisão na medição, permitindo o registro fiel das irregularidades e imperfeições que o edifício apresenta e, também, dos detalhes dos elementos arquitetônicos,integrados e ornamentais presentes no edifício. Antes do início dos trabalhos de levantamento deve-se fazer uma vistoria preliminar para verificar quanto à segurança de acesso ao imóvel e, se necessário,tomar as providências cabíveis de modo a permitir o acesso seguro dos técnicos da equipe de projeto.

    Para a realização do levantamento arquitetônico utiliza-se,além da trena, prumos, mangueiras de nível, nível de bolha e outros instrumentos de leitura e documentação que se fizerem necessário. Materiais que, aparentemente, são utilizados apenas nas obras têm sua utilização antecipada para a etapa de cadastramento. Em muitos casos torna-se necessário, também, lançar mão de trabalhos de topografia, especialmente para um registro fidedigno do terreno.

    As medições devem ser precedidas da realização de croquis que permitam o registro das informações a serem coletadas e oriente os trabalhos. A partir daí, deve-se definir os níveis de medição, a partir dos quais serão tomadas as medidas horizontais e verticais. Os níveis são marcados com o auxílio de mangueiras de nível ou com teodolitos (equipamentos utilizados para medições topográficas).

    Para minimizar as possibilidades de erros, recomenda-se que as medidas horizontais de cada pavimento sejam tomadas todas em um mesmo nível, uma vez que as paredes antigas, muitas vezes, apresentam desaprumos.

    CONSERVAÇÃO E RESTAURO

    Arquitetura

    Organização: Márcia Braga

    Para mim as medições não seriam necessárias antes dos croquis, mas encontrei a fonte da afirmação da questão.

    @arquiteta.concurseira