SóProvas


ID
2829724
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O princípio básico de um programa de conservação e/ou restauração de um bem imóvel de valor cultural consiste em valorizar a sua forma física original, assegurando e ampliando o seu tempo de vida útil. Considerando os métodos utilizados em restauração e conservação de edificações, analise as seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Em uma restauração, um material só deve ser substituído e/ou acrescentado se houver necessidade técnica com o objetivo do restabelecimento da unidade (do espaço), ou para viabilizar um uso do imóvel, sem, no entanto, cometer intencionalmente qualquer imitação ou falsificação do original.

( ) O material utilizado em um serviço de conservação e/ou restauração deve ser previamente avaliado quanto ao seu desempenho a longo prazo. Quando incorporado ao edifício, deve-se examinar a possibilidade de transferência de contaminação para não se transformar em agente acelerador de deterioração.

( ) Nos processos de manutenção, deve-se ter especial atenção com o processo de limpeza das superfícies para que não se retire a pátina do envelhecimento das superfícies ou provoque sua erosão.

( ) A finalidade da conservação e restauração dos monumentos é a salvaguarda tanto da obra de arte quanto do testemunho cultural. Para viabilizar o restauro e a conservação de um monumento, deve-se atribuir-lhe utilização e função social, mesmo que descaracterize a simbologia histórica.



Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • A finalidade da conservação e restauração dos monumentos é a

    salvaguarda tanto da obra de arte quanto do testemunho cultural. Para

    viabilizar o restauro e a conservação de um monumento deve-se

    atribuir-lhe utilização e função social, sem entretanto descaracterizar a

    simbologia histórica.

    http://marciabraga.arq.br/voi/images/stories/pdf/MarciaBraga_arq_bras.pdf

  • A Carta de Veneza defende que a conservação exige uma manutenção constante, sendo SEMPRE FAVORECIDA QUANDO SUA DESTINAÇÃO É ÚTIL para a sociedade, mas vale ressaltar que NÃO PODEM OCORRER MUDANÇAS DE DISPOSIÇÃO OU DECORAÇÃO DA CONSTRUÇÃO.