Desde 2011, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) participa de um comitê intersetorial para discutir ações de Prevenção e Controle da Obesidade no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Além dos ministérios da Câmara, fazem parte do Comitê, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde.
A publicação do material intitulado: Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade:recomendações para Estados e Municípios é uma das ações resultantes do esforço articulado e intersetorial desse Comitê. A referida publicação reúne diversas ações do governo federal que contribuem para a redução da obesidade no país. Esperamos que os estados e municípios implementem com determinação as ações propostas.
Como desdobramento do Plano Nacional de Enfrentamento das Doenças Crônicas publicado pelo Ministério da Saúde em 2011 e da Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, o Ministério da Saúde elaborou um instrutivo para apoiar Estados, Regionais de Saúde e Municípios na organização da Linha de Cuidado de Prevenção e Tratamento do sobrepeso e Obesidade.
resposta: ERRADA
Foi instituído em 2011, no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), um comitê intersetorial para discutir ações de Prevenção e Controle da Obesidade. Além dos ministérios da Câmara, fazem parte do Comitê, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Organização Pan Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde.
Esta é uma das ações resultantes do esforço articulado e intersetorial deste Comitê e reúne diversas ações do governo federal que contribuem para a redução da obesidade no país. Esperamos que os estados e municípios implementem com determinação as ações propostas.
FONTE: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/estrategia_prevencao_obesidade.pdf